PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Arrombar uma porta com um chute para entrar num prédio com o objetivo de resgatar alguém não é uma situação recorrente – porém, você deve estar preparado para esse momento. Você não conseguirá ajudar ninguém se se machucar ou se exaurir. Continue lendo para aprender como arrombar uma porta de maneira eficiente e direta.

Método 1
Método 1 de 3:

Analisando a Porta

PDF download Baixe em PDF
  1. Se a porta se abrir para dentro do prédio, você está com sorte; será possível arrombá-la com um chute. Se ela precisar ser puxada, porém, não perca tempo; você não conseguirá arrombá-la, e poderia quebrar o pé tentando. [1]
    • A maioria das portas de lares residenciais ou apartamentos abrem para dentro. Você encontrará portas puxáveis em prédios comerciais.
    • Se você determinar que a porta abre para fora, remover as dobradiças dela pode ser o jeito mais fácil de entrar. Porém, muitas dobradiças possuem parafusos de segurança de difícil remoção.
  2. Algumas portas são feitas com materiais baratos, enquanto que outras obedecem um rigoroso processo de produção. Dê uma olhada na porta e analise o material que a constitui: isso determinará o nível de força necessário para chutá-la.
    • Portas de núcleo vazio, feita de madeira oca ou outro material não-sólido, geralmente são encontradas dentro de casas, separando os cômodos. Essas portas normalmente não possuem isolamento ou segurança, e requerem força mínima para serem arrombadas.
    • Portas de núcleo sólido são feitas de madeira lascada ou aparadas com estruturas laminadas em cada lado. Será necessário um pouco mais de força para arrombá-las.
    • Portas de madeira sólida são feitas de madeira pura e exigem que você aplique um chute de força média.
    • Portas metálicas são feitas de conífera com uma cobertura de metal. Requerem uma força um pouco acima da média para serem arrombadas.
    • Portas de metal profundo são muito mais pesadas que outras portas, tendo canais de reforço ao redor das extremidades e na fechadura – sendo que algumas possuem isolamento. É preciso força máxima para arrombá-las; o processo pode ser impossível nesses casos.
  3. Toda porta tem um ponto fraco, dependendo de como é feita. Examine a porta para descobrir qual parte dela é feita a partir dos materiais mais fracos. Um chute certeiro quebrará a parte mais fraca da porta, que normalmente é a moldura, o trinco ou a fechadura.
    • É a moldura? Se a moldura for feita de madeira leve, ela poderá ser a parte mais fraca. Você deve conseguir chutá-la mesmo que ela pareça forte.
    • É o trinco ou a fechadura? Portas pesadas são mais fracas no trinco, a parte da porta que se conecta à moldura. Elas também podem ser fracas logo acima ou abaixo da fechadura.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Arrombando a Porta

PDF download Baixe em PDF
  1. É aqui que você desferirá o golpe para aplicar força máxima. Respire fundo uma ou duas vezes e prepare-se para atacar.
  2. Fique de lado, com a perna dominante próxima da porta, há alguns metros de distância. Você deve estar perto o bastante para que seu pé possa chutar facilmente a porta com uma quantidade decente de força.
  3. Com a perna dominante, dê um chute lateral forte na área abaixo da maçaneta. Quando executar seu chute, seu centro de gravidade deve estar ligeiramente concentrado na perna de apoio, para que seu corpo tenha impulso o bastante para avançar contra a porta. Ao chutar, você sentirá o corpo “caindo” em direção ao alvo. Não se incline após o chute, tentando manter o corpo sempre erguido.
    • É aconselhável chutar com a sola ou com o calcanhar. Visto que você está tentando transferir energia cinética total – e não tentando danificar a área diretamente atingida pelo chute –, aumentar a área de impacto não prejudica o efeito final e ajuda a reduzir o risco de lesões.
    • Também é importante manter sua perna de apoio (a que suporta seu corpo durante o chute) firme no chão para transferir maior parte de sua energia para o chute. Pense em se apoiar no próprio calcanhar.
  4. Se você sentir que a porta se inclinou um pouco após o chute, aplique um novo golpe no mesmo ponto. A maioria das portas precisará de alguns bons chutes antes de quebrar. Eventualmente, a moldura da porta irá se partir e você poderá arrombá-la.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Resolvendo Problemas

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você tiver uma razoável certeza de que a porta possa ser arrombada, mas não a sente ceder, tente chutá-la num ponto diferente, ou use um estilo diferente de chute.
  2. Esse método fornece muita força e maior estabilidade. Fique de costas para a porta e coiceie. Certifique-se de que todo o seu pé atinja a área abaixo da maçaneta da porta.
    • Você pode apoiar os braços nos ombros de um amigo (ou usar uma mesa que não se moverá e que suporte seu peso) para obter maior estabilidade enquanto se concentra em atingir o alvo.
    • Dê algumas “batidinhas” de prática para evitar quebrar o pé na maçaneta.
  3. O chute frontal não oferecerá tanta força quanto o lateral ou o coice, mas você terá maior precisão. Afaste-se alguns passos da porta, com a perna dominante recuada. Use a perna dominante para chutar agressivamente a parte abaixo da maçaneta (com um chute frontal, empurrando o pé, e não uma bicuda de baixo para cima).
    • Não use os dedos do pé para efetuar esse golpe; em vez disso, use o calcanhar. Tome cuidado para não bater os dedos na maçaneta.
    • Esse estilo de chute aumenta dramaticamente o risco de lesões, pois a força utilizada não é diretamente perpendicular à porta, sendo que os dedos podem atingir a maçaneta – distendendo o tornozelo ou quebrando os tendões do calcanhar.
  4. Você não deve bater repetidamente numa porta teimosa, pois isso pode danificar demais a porta ou seu corpo. Tente encontrar um outro jeito de entrar.
    • Certifique-se de ter eliminado todas as opções. Há algum outro jeito de entrar? Você considerou quebrar uma pequena janela que possa ser facilmente substituída? Pense na sua situação – se não houver outra escolha, arrombe a porta.
    • Como um método alternativo, você poderia usar um martelo, marreta ou outro equipamento do gênero para atingir a área abaixo da maçaneta. Um pé-de-cabra também poderia ajudar com portas mais pesadas. O método com equipamento é sugerido para pessoas fisicamente incapazes de desferir um bom chute.
    Publicidade

Dicas

  • Arremeter contra a porta com o ombro pode causar deslocamentos. Adicionalmente, o impulso do golpe é menor, pois o ombro é macio e tende a demorar mais para liberar sua força – coisa que não ocorre com seu pé calçado. Certifique-se de chutar.
  • Não pule quando chutar a porta. Pular não aumenta a potência de seu chute – a não ser que você esteja pulando de uma escada ou fazendo um golpe rodado –, fazendo com que o pulo seja algo inútil. Pular lhe dará menos estabilidade, diminuindo o poder de seu chute e aumentando a probabilidade de lesões.
  • Caso ache que pode ser necessário usar essa habilidade em algum momento, pratique-a algumas vezes em alvos fáceis e seguros. Isso ajudará você a não se machucar na hora de fazer a coisa real.
  • Pode ser útil soltar o ar ou até gritar quando o pé atingir a porta. Nas artes marciais, isso é chamado de kiai. Isso contrai os músculos do tronco, e evita que o torso absorva o movimento (Resultado: Mais energia é transferida para a porta).
Publicidade

Avisos

  • Jamais estique completamente a perna ao executar esse tipo de chute. Certifique-se de que a perna permaneça inclinada quando o pé atingir o alvo. Esticar a perna pode causar sérios danos ao joelho.
  • Essas instruções se aplicam principalmente a portas de madeira sem ferrolho. Se houver ferrolho, será necessário um impacto muito mais forte e/ou golpes múltiplos para esmagar a moldura da porta. Se a porta e sua moldura forem feitas de metal, você pode esquecer suas tentativas de arrombamento, pois elas apenas causarão frustração e lesões.
  • Se não estiver em boa forma física, não use este método. Ele utiliza uma boa quantia de força corporal, e não deve ser tentado por pessoas com limitações físicas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 332 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade