Baixe em PDF
Baixe em PDF
O frango assado é um prato fácil tanto para cozinheiros iniciantes quanto para veteranos. O tempo de preparo é mínimo. Basta executar alguns passos simples, que delinearemos abaixo, e dentro de uma hora você terá a entrada perfeita para uma refeição acolhedora. Existem diferentes métodos de cocção, cada qual leva um tempo diferente. Abaixo, listamos alguns deles:
Ingredientes
- Um frango inteiro (1,4~1,8 kg), que pode ou não estar retalhado;
- Azeite de oliva extravirgem;
- Sal e pimenta;
- Outros temperos (opcional);
- Assadeira de cerâmica ou forma de metal.
Passos
-
Preaqueça o forno a 230 °C. Se você estiver usando um forno de convecção, pode ajustá-lo para 218 °C.
-
Enxágue o frango minuciosamente com água fria. Enxágue bem a cavidade do tronco, removendo as moelas e miúdos que tenham sido esquecidos no frango. Ao terminar, seque-o com um papel-toalha às apalpadelas.
-
Regue e besunte o frango com azeite de oliva. 2 colheres de sopa de azeite (ou manteiga) devem ser suficientes para um frango de 1,4 kg.
-
Tempere o lado externo com sal e pimenta. Se há ervas (frescas ou desidratadas) que você deseja incluir no tempero, faça-o agora.
-
Insira um ou dois limões, cortados ao meio, na cavidade do frango (opcional). O limão conferirá à carne sabor, suculência e perfume.
-
Coloque o frango em uma assadeira ou em uma forma completamente forradas com papel-alumínio, o que facilitará a limpeza posterior.
-
Amarre bem as coxas do frango com barbante para ajudá-las a cozinhar mais rapidamente. (Sem isso, o peito fica pronto muito antes das coxas e sobrecoxas, e já terá ressecado quando elas estiverem boas.)
-
Asse o frango por 20 minutos, e então reduza a temperatura para 200 °C. Depois disso, asse por mais 40 minutos ou o tempo suficiente para a temperatura interna da ave chegar a 80 a 82 °C.
-
Ao terminar, remova o recipiente do forno e cubra-o com papel-alumínio por 15 minutos, o que ajuda a carne a conservar os sucos. Eles se perderão se a carne for fatiada logo que sair do forno, e ela ficará menos suculenta.
-
Saboreie!Publicidade
-
Preaqueça o forno a 205 °C caso esteja usando um forno elétrico ou um convencional, a gás. Caso esteja usando um forno de convecção, preaqueça-o a 190 °C.
-
Prepare o frango enquanto o forno se preaquece. Se você tem em mãos um frango inteiro, corte-o em peças (coxas, sobrecoxas, peito), enxágue-as e seque-as às apalpadelas com um papel-toalha. Se a carne já está retalhada, apenas enxágue e seque.
-
Despeje cerca de 2 colheres de sopa de azeite extravirgem na assadeira ou na forma.
- Para facilitar a limpeza, forre completamente o fundo da forma com papel-alumínio; depois que o frango estiver pronto, jogar fora o papel-alumínio é só o que você vai ter de fazer para limpar a assadeira.
-
Deposite os cortes de frango na assadeira ou forma. Sacuda-os para que sejam besuntados uniformemente pelo azeite.
-
Acrescente temperos, ervas e vegetais (opcional). Pode-se levar um simples frango assado a outro nível com limão, cebola, cenoura, alho, tomilho, alecrim, pimenta-caiena e o que mais você quiser! Vasculhe os seus antigos livros de culinária à procura de combinações interessantes.
-
Polvilhe as peças de frango com sal, pimenta e temperos a gosto.
-
Asse o frango. Coloque o recipiente descoberto no forno preaquecido e asse por 30 minutos. Depois disso, reduza a temperatura em 30 °C e deixe por mais 30 minutos.
-
Confira o ponto da carne aproximadamente cinco minutos antes do tempo estimado para o fim do preparo. Espete as peças com um garfo — a carne estará pronta se soltar um suco translúcido. Caso contrário, devolva-as ao forno e faça uma nova verificação em cinco minutos.
-
Depois de remover o frango do forno, deixe-o descansar por cinco minutos. Esse tempo permite que a carne reabsorva os sucos — o que a deixa úmida e macia ao invés de ressecada.
-
Saboreie!Publicidade
-
Abra e espalme o frango. O frango à portuguesa (ou espalmado) é feito removendo-se a espinha da ave, e esta é então achatada na assadeira. É um método de preparo mais rápido que o tradicional. Devido à uniformidade com que a carne recebe calor, acredita-se que o frango à portuguesa seja mais suculento.
-
Preaqueça o forno a 230 °C. Se você estiver usando um forno de convecção, pode ajustá-lo para 218 °C.
-
Enxágue o frango minuciosamente com água fria. Enxágue bem a cavidade do tronco, removendo as moelas e miúdos que tenham sido esquecidos no frango. Ao terminar, seque-o com um papel-toalha às apalpadelas.
-
Comece a cortar. Posicione o frango sobre a tábua com o peito para baixo.
- Com uma tesoura de cozinha, faça um corte ao longo de um dos lados da espinha do frango, de cima a baixo.
- Refaça o corte ao longo do outro lado da espinha, também percorrendo a ave de cima a baixo, e remova a espinha.
- Abra a ave como se fosse um livro e localize a carena, osso de aspecto cartilaginoso, semelhante a um dente grande, que ela tem no centro do peito.
- Corte a membrana que segura a carena e, inserindo dois dedos debaixo dela, remova-a.
- Vire o frango do outro lado e espalhe-o como se fosse uma borboleta, com as coxas voltadas para a sua direção.
-
Coloque-o numa assadeira ou forma (que pode estar forrada com papel-alumínio, se você quiser facilitar a limpeza).
-
Regue e besunte o frango com azeite de oliva. 2 colheres de sopa de azeite (ou manteiga) devem ser suficientes para um frango de 1,4 kg.
-
Tempere o lado externo com sal e pimenta. Se há ervas (frescas ou desidratadas) que você deseja incluir no tempero, faça-o agora.
-
Asse o frango por 45 minutos a 230 °C, ou por tempo suficiente para que a temperatura interna dele chegue a 80~82 °C.
-
Ao terminar, remova o recipiente do forno e cubra-o com papel-alumínio por 10 a 15 minutos, o que ajuda a carne a conservar os sucos. Eles se perderão se a carne for fatiada logo depois de sair do forno, e ela ficará menos suculenta.
-
Saboreie!Publicidade
Dicas
- Para simplificar ainda mais o preparo do jantar, asse as peças de frango com tubérculos (como cebola, batata ou cenoura). Regue-os com azeite (da mesma forma que fez com o frango). Para que cozinhem por igual, as fatias devem ter tamanhos semelhantes.
Publicidade
Avisos
- Limpe as superfícies que tenham entrado em contato com a carne com um limpador bactericida e papéis-toalha descartáveis.
- Jamais use tecido para secar o frango.
- Ao manusear carne de frango, tome todas as precauções necessárias para evitar a contaminação por salmonelas.
- Use papéis-toalha descartáveis.
- Não coloque vegetais e outros alimentos que você vá preparar na mesma tábua em que cortou o frango.
Publicidade
Referências
- Marion Cunningham. The Fannie Farmer Cookbook (sem tradução). 13ª edição.
- http://www.food.com/recipe/kittencals-best-blasted-rapid-roast-whole-chicken-221743
- http://www.recipetips.com/recipe-cards/t--2764/herb-roasted-butterflied-chicken.asp
Publicidade