PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É importante ter uma etiqueta amigável e educada ao atender o telefone, principalmente se você estiver conversando com um estranho ou estiver no ambiente de trabalho. Ao atender o telefone, é importante saber o que dizer para não começar a conversa da maneira errada. Fale com clareza, se concentre na ligação e mantenha o profissionalismo se estiver no trabalho.

Método 1
Método 1 de 3:

Lidando com ligações profissionais

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao atender ligações no trabalho, deixe o telefone tocar duas ou três vezes. Se deixar tocar mais do que isso, a pessoa pode ficar impaciente e achar que está sendo ignorada.
    • Por outro lado, atender após o primeiro toque também não é ideal, pois pode pegar a pessoa de surpresa.
  2. Se for atender o telefone no escritório, nem sempre será possível saber quem está do outro lado da linha. Pode ser seu chefe, um cliente, um dos seus colegas ou até mesmo um engano.
    • Uma saudação profissional, como “Bom dia” ou “Como posso ajudá-lo? ” é suficiente para que a conversa se inicie bem.
    • Mesmo que tenha um identificador de chamadas e ache que é um colega de trabalho, pode ser outra pessoa ligando no lugar dele. Atender com “Fala!” pode causar uma má impressão.
  3. Em ligações de trabalho, é mais apropriado atender o telefone dizendo o seu nome e o nome da empresa. Por exemplo, diga “Obrigado por ligar para o Banco Nacional. Meu nome é João, como posso ajudá-lo?”. [1]
    • Muitos escritórios têm um roteiro próprio de atendimento, portanto, siga as regras impostas pela empresa. Em caso de dúvidas, converse com um supervisor.
  4. Geralmente, as pessoas além de se identificar, explicam porque estão ligando. Se não tiver um identificador de chamadas, não conhecer o número ou não entender o que a outra pessoa disse, pergunte “Por gentileza, quem está falando?”.
    • Quando a pessoa se identificar, passe a tratá-la de acordo com o título que ela fornecer. Se ela falar o nome e o sobrenome e você quiser ser mais profissional, chame-a pelo sobrenome. [2]
  5. Encoste o telefone levemente na bochecha e fale diretamente no fone, que deve estar alinhado à sua boca. [3] Não se preocupe em colocar o fone muito próximo da boca ou falar alto.
    • Se a pessoa pedir para que fale mais alto, aumente um pouco o tom de voz. Senão, fale normalmente. [4]
  6. Ao falar ao telefone no trabalho, você está representando a empresa. Fale educadamente e evite usar gírias, palavrões ou vícios de linguagem. Mesmo que a conversa tome um rumo agressivo, mantenha a compostura e seja educado. [5]
    • Naturalmente, se estiver falando no seu telefone pessoal com amigos, você pode ser informal e falar como falaria pessoalmente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Atendendo ligações pessoais em casa

PDF download Baixe em PDF
  1. Se estiver em um ambiente barulhento, vá até um lugar mais calmo para atender ao telefone ou, então, abaixe o volume da música ou a televisão. É preciso que o ambiente esteja silencioso o suficiente para ouvir a pessoa do outro lado da linha. [6]
    • Um ambiente mais calmo também permitirá que você se concentre em quem está ligando.
  2. Separe um momento para organizar seus pensamentos antes de atender. Não se distraia, senão, pode haver falhas de comunicação entre vocês. Se estiver livre de distrações, a pessoa sentirá que você está dando atenção completa a ela. [7]
    • Por exemplo, se você estava digitando no computador ou lendo um livro quando o telefone tocou, suspensa as tarefas para atender a ligação.
  3. em um tom de voz agradável. Se não souber quem está falando ou não reconhecer o número no identificador, fale “Samuel falando”. Para uma resposta mais formal, diga “Residência dos Oliveira”, por exemplo. [8]
    • Se vir no identificador de chamadas que a ligação é de um amigo ou parente, sinta-se livre para dizer “Oi, Tom! Tudo bem?”.
  4. Diga “Desculpe, a Sra. Oliveira não está no momento. Quer deixar um recado?”. Anote o nome da pessoa, telefone e motivo da ligação em um bloco de notas e com uma letra legível.
    • Se não tiver um bloco de notas à mão, peça para a pessoa aguardar um momento enquanto você pega um papel e uma caneta para anotar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Atendendo ligações no celular

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao atender o celular, é provável que o identificador de chamadas mostre quem está ligando. Diga algo como “Oi, Luísa! Tudo bem?”. Mesmo que o número seja desconhecido ou privado, é importante atender de maneira amigável. Diga “Alô? Quem está falando?”.
    • Como celulares tendem a ser mais informais do que ligações para residências ou empresas, não é preciso falar seu nome ao atender.
  2. Se não conhece a pessoa, pergunte de maneira educada, como “O que posso fazer por você?” ou “Como posso ajudá-la hoje?”. Se conhece a pessoa, você pode dizer um simples “E aí? Tudo bem?”.
    • Mesmo que saiba quem está ligando, evite ser grosseiro. Não diga “O quê?” ou “O que você quer agora?”.
  3. Não é preciso falar mais alto ou com palavras espaçadas. Em vez disso, fale com clareza, no ritmo de sempre. Se gritar ou falar de maneira estranha, a pessoa do outro lado da linha pode achar que você está bravo ou que há algo de errado. [9]
    • Se estiver difícil de ouvir a pessoa do outro lado da linha, aumente o volume do seu aparelho. Se mesmo assim for difícil ouvi-la, peça para que ela fale mais perto do fone.
  4. Cuspa o chiclete ou engula o alimento antes de atender o telefone. Sua boca deve estar livre para poder conversar com clareza. [10]
    • Mesmo se estiver falando com um amigo, ele pode ter dificuldade em entender o que você está falando se sua boca estiver cheia de comida.
  5. Durante a ligação, ignore todas as distrações externas e dê atenção total à pessoa que está ligando. Não fale ou faça piadas com outras pessoas ao redor e evite se comunicar em silêncio com outra pessoa enquanto estiver ao telefone. [11]
    • Mesmo que a pessoa no telefone não possa ouvir, ela pode perceber que você não está prestando total atenção na conversa.
    Publicidade

Dicas

  • Deixe um bloco de notas e uma caneta próximos aos telefones da sua casa para não ter que buscar algo para anotar um recado durante a ligação.
  • As pessoas com as quais você fala ao telefone vão se lembrar da sua educação. Diga “por favor” sempre que for pedir algo. Se alguém disser “obrigado” responda com “por nada”. [12]
Publicidade

Avisos

  • Aprenda a desligar o telefone de maneira educada. Evite irritar as pessoas ao desligar abruptamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 150 438 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade