Baixe em PDF Baixe em PDF

Em vez de batalhar por fama, dinheiro ou felicidade material, os cristãos devem se lutar pela santidade. A santidade vem de Deus, e como tal, é necessário entender primeiro a santidade Dele antes de implementar a santidade em sua própria vida. Mas mesmo depois de entender o que é a perfeita santidade, empenhar-se pela santidade em sua própria vida vai exigir autodisciplina e dedicação.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Entenda a Santidade Divina

Baixe em PDF
  1. Deus é perfeito de todas as maneiras possíveis: perfeito no amor, perfeito na misericórdia, perfeito na raiva, perfeito na justiça e por assim em diante. Essa perfeição está conectada diretamente à santidade de Deus. [1]
    • Deus não cede às tentações nem comete pecados. Como indicado em Tiago 1:13, “Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta”.
    • As coisas que Deus faz e deseja podem não fazer sentido todas as vezes de um ponto de vista humano, mas crer um Deus significa acreditar que Suas ações, comandos e desejos são todos perfeitos, mesmo quando você não consegue compreendê-los.
  2. Deus é sagrado, mas em outro sentido, Deus é a própria definição de santidade. Não há nada ou ninguém mais sagrado do que Deus, e a santidade em si é incorporada completamente apenas em Deus.
    • Deus é diferente de todos os outros, e Sua santidade é a origem dessa diferença.
    • A humanidade nunca poderá ser tão perfeitamente santa como Deus, mas os humanos devem tentar emular a santidade divina, já que foram criados à imagem Dele.
  3. Esforçar-se pela santidade em sua própria vida é algo que Deus ordenou que você faça enquanto crente. Essa tarefa pode parecer avassaladora, mas você deve se confortar com conhecimento que Deus nunca vai pedir ou exigir de você algo que você não possa fazer. Portanto, a santidade está ao seu alcance.
    • Em Levítico 11:44, Deus declara: “Pois eu sou o Senhor Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo.”
    • Mais tarde, em Pedro 1:16, Deus reitera: “Sejam santos, porque eu sou santo.”
    • Ao entender como Deus move sua vida, você pode treinar a si mesmo a confiar em Deus e nunca desistir de entrar no céu. Esse tipo de esperança providencia uma âncora, e essa âncora pode manter você firme na verdade divina em sua busca pela santidade.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Empenhe-se por santidade em sua própria vida

Baixe em PDF
  1. A santidade verdadeira só virá quando você dedicar sua vida completamente a Deus. Ao fazer isso, você vai reconhecer como você teve fome de santidade no passado, e como você tem fome e sede dela no presente.
    • Para pertencer a Deus, você precisa “renascer”. Em outras palavras, você precisa aceitar Cristo e deixar que o Espírito Santo operar na sua vida.
    • Antes que você possa realmente ter “sede” de santidade, precisa obter um entendimento do porquê é importante para você fazer o que Deus deseja. Deus não exige coisas de você apenas para testá-lo. Na verdade, Deus quer o que é melhor para seu bem estar eterno e emite ordens baseado nisso.
    • Embora a humanidade seja naturalmente ávida por santidade, o mundo oferece tantas distrações que muitas vezes o apetite por santidade é estragado. No entanto, as distrações do mundo nunca oferecem a nutrição espiritual de que a alma precisa.
  2. Embora seja possível alcançar a santidade, geralmente não é fácil. Você precisa dedicar sua mente e seu coração à prática se você tiver qualquer esperança de cumprir essa tarefa.
    • Em 1 Pedro 1:13-14, instrui-se aos crentes: “estejam com a mente preparada”. Mais literalmente seria “prontos para a ação.”
    • Estar com a mente pronta para a ação significa fazer um esforço claro e determinado para abandonar o pecado e seguir a Deus na santidade.
    • Haverá muitas influências externas que tentarão desviar você do caminho. Se você não fixar sua mente em um objetivo claro e definido, é mais provável que você saia do caminho em que precisa caminhar.
  3. [2] Muitas pessoas têm uma ideia errada sobre a santidade, e acham que ela pode ser alcançada simplesmente seguindo um conjunto restrito de regras. Regras e rituais têm o seu ligar, mas quando você começa a se preocupar mais com “se parecer” santo do que “ser” santo, você entrou no reino do moralismo.
    • Por exemplo, se você reza em público para ser visto por outras pessoas, sua atitude em relação à reza não é tão sadia quanto poderia ser. Você pode rezar em público se a situação justifica, mas quando fizer isso, suas rezas devem ter apenas a intenção de se comunicar com Deus.
    • Não há nada errado com ser visto como uma pessoa espiritual ou religiosa em si, mas essa percepção deve surgir naturalmente. Você deve abandonar o desejo de parecer sagrado para as outras pessoas. Se as pessoas desenvolverem essa percepção de você após os fatos, então não tem nada de errado com isso, mas não há garantias que as pessoas à sua volta perceberão seu desejo por santidade.
  4. Como dissemos, a lei divina tem seu papel em relação à santidade. Deus ordena a seus fiéis que se afastem dos pecados do mundo. Isso não significa se fechar ao mundo secular; e sim seguir a lei divina mesmo quando o secularismo ridicularizá-lo pelas suas ações. [3]
    • Em Levítico 20:26, Deus explica: “.Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus.”
    • Essencialmente, ser “separado” dos outros povos significa se separar da mundanidade das outras pessoas, Você precisa se separar das influências que não são de Deus.
    • Entenda que você não precisa se trancar em um monastério ou convento para se separar da mundanidade. Você existe no mundo e, se Deus não o quisesse aqui, não teria colocado você na Terra.
  5. Você nunca vai escapar das tentações, mesmo se começar a exercer santidade em sua vida. Mas quando você encontrar tentações, vai precisar controlar o desejo prejudicial de ceder a elas para manter qualquer grau de santidade.
    • Nem sempre a tentação vem numa forma tangível. É relativamente fácil para muitas pessoas resistir à tentação de roubar algo de uma loja ou de machucar fisicamente alguém que lhes irritou. No entanto, é muito mais difícil resistir às tentações primárias de cobiça e ódio.
    • Para realmente praticar autocontrole, você precisa fazer mais do que parar apenas com os pecados óbvios. Você precisa se resguardar contra as fraquezas de caráter que podem desviá-lo de Deus. Essas fraquezas incluem coisas como orgulho, inveja, cobiça, ira, preguiça, gula e luxúria. [4]
  6. [5] Na maioria das vezes, isso significa ser intolerante com o pecado na sua própria vida. Ser intolerante ao pecado também significa rejeitá-lo no mundo à sua volta. Não importa quanto você possa amar alguém, quando o outro peca, não crie desculpas para o pecado ou o aceite.
    • Palavras como “intolerância” e “julgamento” são usadas por aí à toa e usadas como críticas, mas os conceitos em si não são ruins. Afinal, poucos diriam que é uma coisa ruim ser intolerante ao ódio ou julgar algo como seguro ou perigoso. O erro não está na intolerância em si, mas como ela é praticada.
    • Seja intolerante ao pecado, mas não use essa intolerância como justificativa para odiar os outros. Deus é tudo que há de bom, e o amor é bom acima de tudo.
    • Ao mesmo tempo, você não deve permitir que o amor e compaixão que sente pelos outros ceguem você do pecado. Você não pode julgar ou controlar o coração dos outros, mas não deve aceitar o pecado deles como “certo”, pois isso danifica a pureza do seu próprio coração.
  7. Morrer para si significa se livrar de qualquer desejo que não seja de Deus. Dito isso, Deus criou você para ser quem é, então não menospreze sua existência. [6] Ao contrário, você precisa amar a si mesmo da mesma maneira que Deus o ama antes de se aproximar dele.
    • Deus criou você do jeito que você é. Isso significa que você é lindo do jeito que é. Sua beleza inclui todas as suas dificuldades, fraquezas e erros passados.
    • Embora você seja belo do jeito que é, também precisa reconhecer suas dificuldades e fraquezas pelo que elas são. Aspirar por santidade significa se comprometer a melhorar todos os dias.
  8. Algumas práticas espirituais podem servir como catalisadores que ajudam a impulsionar você em direção a uma existência mais santa e mais rica. Você nem sempre precisa que esses catalisadores sejam sagrados, mas eles podem guiar você em direção à santidade quando usados.
    • Por exemplo, para se empenhar pela santidade no modo como você vê comida e alimentação, você pode tentar jejuar por um dia, ou até mesmo por metade de um dia.
    • Em alguns casos, santidade em uma cera área da sua vida não pode ser alcançada sem a prática do catalisador, embora o catalisador em si não seja a santidade. Por exemplo, você deve amar e se submeter ao seu cônjuge para ter um casamento sagrado, e deve amar seus inimigos para ter relacionamentos sagrados em geral.
  9. Ser sagrado é uma tarefa difícil que não pode ser realizada na ausência de Deus. A reza é um recurso poderoso — uma das ferramentas mais poderosas disponíveis para o fiel, na verdade — então rezar pela santidade regularmente pode ajudar você a se tornar e a permanecer mais santo.
    • Suas orações por santidade não precisam ser longas, extravagantes ou eloquentes. Uma coisa simples é perfeitamente boa desde que você reze com o coração.
    • Por exemplo, sua oração pode ser tão simples quanto: “Deus, deixa-me ávido por santidade mais do que por mundanidade, e torna-me santo em cada aspecto da minha personalidade e de minhas ações.”
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 105 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade