Baixe em PDF
Baixe em PDF
A levedura são fungos muito utilizados na culinária ao redor do mundo. Formam parte fundamental na produção de pão, vinho e cerveja. Algumas variedades podem ser utilizadas como suplementos nutricionais e uma bela fonte de vitamina B, selênio e cromo. A levedura é comercializada tanto de forma fresca como seca, sendo que esta segunda demanda um manuseio específico. Felizmente, ativar a levedura seca é algo bastante fácil de fazer.
Passos
-
Determine o tipo de levedura que você possui. A levedura seca é comercializada em dois tipos de variedades: Instantânea e ativa. [1] X Fonte de pesquisa Se você tiver a levedura (ou fermento) instantânea, não há necessidade de ativá-la. Basta adicionar aos demais ingredientes secos. Se você tiver o fermento seco ativo, o processo de ativação melhora seu desempenho. [2] X Fonte de pesquisa
-
Defina a quantia apropriada de levedura. Consulte sua receita para mensurar a quantia de fermento seco necessária.
-
Encha um recipiente com um pouco de água morna. A temperatura precisa estar entre 37 e 43 graus Celsius. Se a água estiver muito fria, o fermento não vai "acordar". Se estiver muito quente, ele pode morrer. Não use mais água que o pedido em sua receita.
-
Adicione uma pitada de açúcar na água. [3] X Fonte de pesquisa Mexa até dissolver. Isso vai fornecer um pouco de comida para os fungos, estimulando seu metabolismo. Se você não tiver açúcar, um pouco de melaço também funciona bem. Uma pitada de farinha também serve.
-
Despeje o fermento na água com açúcar. Mexa vigorosamente até não conseguir ver grãos de fermento na água. Tampe o recipiente com uma toalha, já que as leveduras trabalham melhor no escuro.
-
Deixe descansar por 1 a 10 minutos. [4] X Fonte de pesquisa Este processo é chamado de "provar" o fermento. Significa dar um pouco de tempo para que a levedura metabolize o açúcar e comece a se propagar. Um ou 2 minutos são suficientes para a maioria das finalidades. Entretanto, se você realmente quiser um fermento bem ativo, espere por uns 10 minutos e verifique a mistura. Se a água tiver uma espuma com bolhas na superfície, seu fermento está saudável e trabalhando.
-
Adicione a solução aos seus ingredientes secos. Finalize executando sua receita conforme planejado.
- Se estiver utilizando levedura seca para cerveja, siga os mesmos passos descritos acima. Como alternativa, você pode colocar a levedura seca diretamente no mosto da cerveja. Contudo, há um risco de matar o fermento, caso a temperatura não esteja no ponto ideal.
-
Pronto!Publicidade
Dicas
- O fermento seco ativo possui uma vida útil de cerca de dois anos. Depois disso, as leveduras provavelmente não responderão se você tentar ativá-las.
Publicidade
Avisos
- Não utilize a levedura de pão para fazer cerveja. A levedura para pão normalmente tem culturas de lactobacilos, o que dará um sabor azedo à sua cerveja.
- Fique ciente que as nomenclaturas para o fermento são bastante confusas. Em lojas você poderá encontrar "fermento para máquina de pão", "fermento de crescimento rápido", "fermento instantâneo", "fermento seco ativo", entre outros. Infelizmente, estes nomes não são utilizados da mesma maneira entre todos os fabricantes.
Publicidade
Materiais Necessários
- Fermento seco;
- Medidores;
- Recipiente de água;
- Água;
- Açúcar;
- Colher para mexer;
- Toalha.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 57 709 vezes.
Publicidade