Baixe em PDF Baixe em PDF

Também conhecidos como colibris, os beija-flores são encontrados em todo o hemisfério ocidental. Os pássaros fazem ninho em qualquer lugar que lhes ofereça abrigo e uma boa fonte de água e comida. Por serem pequenos e voarem fazendo manobras acrobáticas, eles são superdivertidos de observar. Para atrair beija-flores e fazer com que eles façam um ninho no seu quintal, crie um ambiente colorido com um bebedouro e flores.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Atraindo beija-flores para o seu jardim

Baixe em PDF
  1. Para atrair beija-flores à moda natural, plante um jardim com flores que os atraiam. Encha a sua casa de azaleias, monardas, budleias, colombinas, dedaleiras, hostas e glórias-da-manhã. Além de supervivas e coloridas, as flores também têm um néctar delicioso. Escolha variedades que não tenham muito cheiro, mas que sejam bem visíveis e produzam bastante néctar.
    • Você pode plantar árvores, trepadeiras, arbustos e flores perenes ou decíduos. As sugestões acima são apenas algumas de uma grande lista. As opções incluem, também, madressilvas, esqueletinhos-de-jardim, heucheras e avencas.
    • As flores tubulares são as que contém mais néctar. Isso faz delas as mais atraentes para os beija-flores. [1]
  2. Cada planta ou flor floresce em uma época específica, durante o verão ou a primavera. Para que haja sempre flores no seu jardim, plante algumas que floresçam cedo, algumas que floresçam no meio da estação e algumas que demorem mais para florescer.
    • Remova as sementes das flores para que elas floresçam por mais tempo. Assim que os botões murcharem, corte fora a parte que abriga as sementes para que as plantinhas pensem que elas ainda precisam florescer. [2] O método não faz mal nenhum para as plantas, apenas faz com que elas floresçam uma segunda vez.
  3. Os pássaros podem acabar ingerindo o produto e passando mal ou até mesmo morrendo. Além disso, eles também se alimentam dos insetos que o pesticida é criado para matar. Você vai acabar eliminando a fonte de proteína dos bichinhos! Deixe os pesticidas de lado. Os beija-flores vão cuidar dos insetos para você.
    • Para não correr riscos, opte sempre pelo natural. Não use pesticidas e evite colocar adoçantes artificiais no seu néctar. Os beija-flores são sensíveis e só podem ingerir alimentos naturais e seguros.
  4. Os beija-flores também precisam descansar. Quando não estão batendo as asas em alta velocidade, eles precisam de um lugar para se empoleirar. Encha o seu jardim de galhos e suportes para quando eles precisarem de uma pausa.
    • O beija-flor macho é superterritorial e protege com unhas e dentes o próprio espaço e fonte de alimento. Normalmente, ele opta por se empoleirar em lugares dos quais possa observar a fonte e espantar a concorrência.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Pendurando bebedouros

Baixe em PDF
  1. Faça o seu próprio néctar . Muitas pessoas afirmam que os beija-flores respondem mais rápida e consistentemente ao néctar caseiro. Prepare néctar o suficiente para encher todos os bebedouros até a metade. Do contrário, o néctar vai envelhecer e juntar mofo rapidamente. Aqui vai a receita:
    • Combine uma parte de açúcar com quatro de água.
    • Ferva por um a dois minutos.
    • Deixe esfriar e guarde o líquido em um recipiente fechado na geladeira.
      • Não use corante alimentar vermelho, mel ou adoçante. Esses produtos fazem mal para os beija-flores.
  2. Para que os beija-flores sejam atraídos pelos bebedouros e não precisem brigar pelo néctar, faça vários bebedouros com tons de vermelho. A cor é a preferida dos beija-flores. Caso os bebedouros não fiquem vermelhos o suficiente, amarre fitas ao redor deles para deixá-los mais visíveis.
    • A parte do calor depende de onde você mora. Em alguns lugares, o clima começa a esquentar em janeiro. Em outros, em maio. Independentemente de quando seja o verão no seu canto do mundo, pendure os bebedouros no começo da estação, uns cinco a dez dias antes da chegada dos pássaros, para que eles passem bastante tempo no seu quintal.
    • Não remova os bebedouros quando verão acabar. Mesmo que os seus pássaros vão embora, é possível que a sua casa sirva de parada para beija-flores em migração.
  3. Os bebedouros devem ficar bem longe uns dos outros e posicionados de forma que não fiquem à vista de um único macho. Os beija-flores machos são superterritoriais. O espaçamento aumentará o número de pássaros no seu quintal, dando a outros machos, fêmeas e filhotes a chance de se alimentarem sem serem atacados por um beija-flor dominante.
    • Esconda um ou dois bebedouros no jardim, pendure um em uma árvore e experimente colocar um ou dois na varanda da frente, onde eles certamente não serão vistos pelos pássaros dos fundos.
    • Escolha lugares com bastante sombra, ao menos por grande parte do dia. A sombra vai impedir o crescimento de fungos que afugentam os beija-flores. [3]
    • Algumas pessoas preferem pendurar todos os bebedouros em um mesmo lugar. Assim, nenhum pássaro pode tomar o controle do território e espantar os outros. [4]
  4. A maioria dos bebedouros já vem com um protetor acoplado. Caso o seu seja diferente, compre um protetor por fora. Você também pode passar um pouquinho de vaselina nas beiradas para manter as formigas longe do néctar, mas isso exige que você limpe o bebedouro de dois em dois dias. [5]
    • As abelhas são um pouco mais difíceis de espantar. O melhor é investir em um bebedouro à prova de abelhas, mas eles nem sempre funcionam. Caso encontre resíduos de néctar nas beiradas do bebedouro (derrubados por pássaros, por exemplo), limpe-o imediatamente para manter as abelhas à distância.
  5. Faça isso mesmo se ele não acabar. Do contrário, ele vai juntar mofo, principalmente se o clima estiver quente. É por isso, também, que você só deve encher os bebedouros até a metade.
    • Lave o bebedouro com água quente a cada troca. Não use detergente. Caso encontre manchas pretas ou outros sinais de mofo, esfregue o bebedouro ou encha-o com areia e agite-o até os resíduos se soltarem.
    • Os beija-flores preferem bebedouros limpos e deixam de lado os com cara de abandonados. Para manter os seus pássaros felizes, limpe sempre os bebedouros. [6]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Atraindo beija-flores para o quintal

Baixe em PDF
  1. Encha-o de estatuetas, bandeirolas e móveis vermelhos, além de decorações naturais, como flores. Na busca por flores produtoras de néctar, os beija-flores famintos são particularmente atraídos pela cor vermelha. Você também pode encher o seu quintal de laços, fitas e outros itens decorativos vermelhos para que ele vire um verdadeiro point para os beija-flores.
    • Caso alguma peça desbote ou descasque, pinte-a novamente. Use esmalte se só precisar consertar uma área pequena. É mais barato e funciona perfeitamente.
  2. A fita não apenas é colorida como reflete raios ultravioletas, aos quais os beija-flores são sensíveis. Ela pode ser encontrada em lojas de materiais de construção e não costuma custar caro.
  3. Por serem pequenos, os beija-flores costumam matar a sede com a água do orvalho acumulado nas folhas. Porém, eles precisam de banhos frequentes para se livrar do néctar pegajoso. É por isso que eles adoram jatos de água, que os mantém limpos e fresquinhos.
    • Coloque a fonte à vista do bebedouro. O principal sentido dos beija-flores é a visão. Logo, quanto mais visível for uma coisa, mais rápido eles vão achá-la.
    • Não deixe a fonte secar! Caso a fonte esteja no sol, é possível que a água evapore muito rapidamente. Dê uma olhada nela de dois em dois dias para ter certeza de que a água está no nível certo e não foi contaminada por outros animais.
    Publicidade

Avisos

  • Jamais use mel ou adoçantes artificiais para fazer néctar caseiro. Os pássaros vão comer a mistura, mas não conseguirão digeri-la.
  • Evite usar pesticidas no seu jardim para beija-flores. Além do néctar, os pássaros precisam comer insetos pequenos, cheios de proteína, para sobreviver. E o pesticida não só mata os alimentos dos beija-flores como penetra no néctar e pode deixar os bichinhos doentes!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 940 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade