PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ter um relacionamento com os seus primos pode ser desafiador. Conversem sobre os seus problemas sem ferir os sentimentos uns dos outros.

Método 1
Método 1 de 3:

Controlando as suas reações

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] Quando seu primo estiver fazendo algo que o incomoda, não reaja imediatamente. Tal não significa que você seja fraco. Se ficar quieto, você está, na verdade, agindo de forma superior. Use sua energia para conversas produtivas, não para argumentos mesquinhos.
    • Frequentemente, as pessoas vão perceber que estão sendo chatas. Se você não disser nada, é mais provável que eles percebam que estavam sendo irritantes.
  2. As respostas não verbais são as coisas que você faz com o seu corpo, ruídos ou uma expressão facial que comunicam uma determinada mensagem. [2] Caso esteja comunicando ao seu primo que você está irritado com ele, isso pode fazê-lo reagir de forma ainda pior.
    • Seja uma pessoa superior, não resmungue, revire os olhos ou faça caretas para as outras pessoas, demonstrando que você está irritado.
  3. Faça isso em vez de reagir ao que o seu primo está fazendo. Deixe seus sentimentos passarem através de você. Enquanto expira, foque em uma palavra que faça você parar de reagir, como: "calma", "compaixão" ou "está tudo bem". [3]
  4. Caso esteja tentado a brigar com seu primo, veja a situação em perspectiva. Seu primo provavelmente não vai parar de fazer o que o está irritando se você responder negativamente. Pense sobre o motivo dele estar fazendo isso. Caso consiga pensar no contexto do que está acontecendo na vida dele, talvez isso possa ajudá-lo a ter mais compaixão em relação a ele.
    • Pergunte a si mesmo, qual benefício você terá ao brigar com ele devido a esta situação em particular, sendo hoje, amanhã ou daqui a um mês?
  5. Saia de casa e vá fazer uma caminhada, ou converse com um amigo ou parente no telefone. Coloque sua energia em outra coisa por alguns minutos. Use seus fones para bloquear o barulho e ouvir uma música que você goste.
    • Tenha cuidado para não usar demais as pausas ou os fones. Caso fique distante o tempo todo, isso prejudicará o relacionamento com o seu primo. [4]
  6. Isto pode acalmar você e o seu primo também. Caso ele esteja fazendo algo que o incomoda, faça uma pergunta sobre algo que ele goste. Às vezes, se você puder encontrar uma maneira de se envolver de forma positiva com o seu primo, não terá uma convivência tão ruim com ele. [5]
    • Crie uma pausa suave na situação ou conversa. Diga algo como: "Ei, eu tenho uma pergunta". Então, espere um pouco antes de recomeçar.
    • Reconheça o que seu primo está fazendo. Não destaque o fato de que é algo irritante, em vez disso, diga: "Eu sei que você está jogando seus vídeo-games, mas eu estava curioso sobre o que você vai fazer neste fim de semana com seus amigos. Eu queria saber quem é que vai para a casa da vovó, e se você vai levar alguém".
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Levando em conta o seu papel

PDF download Baixe em PDF
  1. Sua linha de pensamentos pode estar fazendo você pensar coisas sobre o seu primo que são considerações apenas suas, e não realmente verdades. Esses pensamentos podem ser perigosos para o seu relacionamento, pois eles vão torná-lo mais amargo e irritado com seu parente.
    • Quando perceber que está se prendendo demais a todas as coisas que seu primo faz que você não gosta, faça alguma coisa para se distrair. Escute uma música, leia um livro, fale com alguém ou faça qualquer outra coisa.
  2. Fazer suposições sobre as razões para alguém fazer algo é perigoso. É fácil pensar que você sabe o que está acontecendo, pois é muito íntimo dessa pessoa. Porém, você pode precisar de mais informações para entender uma determinada situação.
    • Por exemplo, você pode pensar: "Eu sei que ele está falando alto apenas para me irritar". Mas, pode haver algo mais acontecendo com ele. Talvez ele esteja gritando enquanto joga vídeo-game porque teve um dia ruim na escola.
    • Da próxima vez que você achar que sabe por que seu primo está fazendo alguma coisa, pergunte a ele sobre isso. Diga "Por que você diz isso?".
  3. Conheça-o melhor. Quanto mais você conhecer o seu primo, mais será capaz de compreender as coisas que ele faz. [6]
    • Faça perguntas gerais. Pergunte por que ele gosta de determinadas coisas, ou pergunte sobre os relacionamentos dele.
    • Ouça com atenção e não interrompa. Mostre que você está ouvindo, assentindo com a cabeça, fazendo sons e mantendo contato visual com ele.
    • Faça boas perguntas. Mostre que você estava ouvindo e faça mais perguntas relacionadas com o tema do qual ele está falando. Traga para a conversa outras informações que você conhece sobre o seu primo. Você pode dizer algo que sabe sobre um outro amigo. Diga algo do tipo: "Então, sua nova amizade com a Maria faz a sua melhor amiga Anna se sentir excluída?".
  4. Primos pequenos, principalmente, querem fazer parte do que você está fazendo. A maioria deles, mesmo que não pareça, está curiosa sobre o seu mundo. Deixe-o sentir que faz parte. Leve-o a um jogo de futebol, vá a algum lugar onde você goste de comer ou faça uma caminhada numa parte da cidade que você conheça bem.
    • Conte ao seu primo histórias sobre a sua vida. Eles também gostam de ouvir sobre o que está acontecendo com você.
    • Ria com ele. Façam brincadeiras um com o outro ou ria das coisas que aconteceram com vocês. Ter senso de humor pode ajudar a amenizar a situação no futuro, quando vocês estiverem irritados um ao outro.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Conversando sobre o problema

PDF download Baixe em PDF
  1. Você deve conversar com o seu primo sobre os problemas que vocês dois têm. Isto é saudável e também ajudará a manter a relação entre vocês boa. Veja se ele tem tempo para vocês conversarem em algum lugar onde não haverá distrações.
    • Se o seu primo estiver ocupado, pergunte quando ele estará livre para conversarem.
  2. Afaste-se de irmãos, parentes ou amigos. Isto também inclui a televisão ou os computadores. Também fique longe de seus dispositivos eletrônicos para não haver distrações.
  3. Diga ao seu primo o quanto você ama e gosta dele. Dê exemplos reais da história de vocês juntos, ou das coisas que ele fez ou disse, que fazem você amá-lo. As pessoas precisam se sentir amadas e apreciadas antes de receberem críticas.
    • As melhores equipes fazem cinco elogios para cada crítica. [7]
    • Seu primo pode sentir que você não gosta muito dele, e ouvir isso pode abrir a mente dele para ouvi-lo.
    • Caso você não costume falar desta maneira, pode passar por esta etapa de uma forma que pareça condizer mais com a sua personalidade. Mas você precisa ter certeza de que seu primo realmente acredita que você se preocupa com ele.
  4. Evite falar sobre todos os problemas de uma só vez. Isso vai parecer um ataque, e sua conversa provavelmente não terá um resultado tão positivo. Em vez disso, foque em um problema que você possa trabalhar, como no relacionamento de vocês. [8]
  5. Quando conversar com seu primo, fale sobre as coisas que você fez, que também interferiram na situação. Diga ao seu primo que você não está culpando ele por todo o problema. Mas diga que deseja ajudá-lo a resolver o problema. Aceitar a sua culpa na situação faz você parecer razoável, e pode motivá-lo a tentar melhorar a situação. [9]
    • Dê exemplos reais de como você também causou o problema. Por exemplo, você pode dizer: "Eu sei que eu o magoei quando disse que você não era bom o suficiente para o time de basquete."
    • Peça desculpas e assuma o que você fez. Por exemplo, diga ao seu primo: "Eu sinto muito. Eu estava nervoso, e não devia ter dito aquilo."
    • Diga a ele as coisas que você fará diferente no futuro. Você pode dizer: "Eu vou pensar sobre o que eu tenho a dizer antes de falar quando eu estiver com raiva."
    • Caso tenha vários exemplos de como seu primo é o problema, mas não tem exemplos semelhantes de como você também fez coisas que prejudicaram a situação, isso pode dificultar que seu primo acredite na sua sinceridade.
  6. Explique seus sentimentos e razões, e não fale enquanto estiver com raiva. Explique que você pode não entender tudo o que está acontecendo, mas explique que vê o que seu primo faz ou diz e o como isso faz você se sentir ou o que acontece com você como resultado do que ele faz.
    • Por exemplo, você pode dizer: "Quando você não me diz a verdade, isso me faz sentir que eu não posso confiar em você".
    • Evite parecer que você o está julgando. Você pode ser claro, mas não precisa parecer como se estivesse julgando. Não diga coisas como: "Quando você mente, sempre". Em vez disso, diga: "Quando você não me diz a verdade".
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 62 679 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade