Baixe em PDF Baixe em PDF

Está com dificuldade para se concentrar? É possível que o problema seja um limiar de atenção curto. Partir de uma atividade para outra pode até ser divertido quando se está descansando, mas isso não é nada bom quando se quer ser produtivo no trabalho ou nos estudos. Por sorte, existem algumas formas de aumentar sua concentração, no curto e no longo prazo. Continue lendo para saber mais!

1

Elimine as distrações.

Baixe em PDF
  1. Precisa se concentrar pra valer por um tempinho? Livre-se das distrações por enquanto. Caso precise usar o computador para trabalhar ou estudar, instale um bloqueador de sites para bloquear alguns tipos de conteúdo no meio tempo. [1]
    • Caso seu celular esteja atrapalhando o trabalho, coloque-o no modo "Não Me Perturbe" ou "Avião".
    • Se possível, vá para um cômodo sem televisão, para não precisar resistir à tentação de ligar o aparelho.
    • Caso esteja no computador e precise bloquear o acesso a alguns sites, utilize extensões como FocusBooster e BlockSite.
    Publicidade
2

Concentre-se em uma tarefa por vez.

Baixe em PDF
  1. Na realidade, segundo estudos, ser "multitarefa" acaba é deixando tudo mais devagar. Se precisa concluir algumas tarefas, faça-as em ordem lógica, em vez de tentar concluí-las ao mesmo tempo. [2]
    • Monte uma lista de tarefas e vá marcando-as conforme as executa, uma a uma.
    • Caso se lembre de que precisa fazer outra coisa durante uma tarefa, inclua o item na sua lista de afazeres e não se esqueça dele.
3

Faça uma pausa (curta) a cada 50 minutos.

Baixe em PDF
  1. É importante fazer pausas breves a cada 50 minutos para recarregar as energias mentais. Caminhe pela casa, faça um lanchinho ou confira seu celular. Aproveite esse momento para fazer algo relaxante, sem pensar no trabalho. [3]
    • Caso acabe perdendo a noção do tempo no trabalho, configure um despertador no seu celular para se lembrar dos intervalos.
    Publicidade
4

Ouça música clássica.

Baixe em PDF
  1. Está com dificuldade para executar uma tarefa? Bote uma música clássica para tocar baixinho. A ideia é que o som fique apenas de fundo, sem nenhum outro ruído por perto, para ajudar. [4]
    • Se quiser algo um pouco mais animado e rápido, você poderia ouvir também trilhas sonoras orquestradas de jogos e de filmes. [5]
5

Tome chá preto.

Baixe em PDF
  1. A bebida contém um aminoácido chamado L-teanina, que afeta a parte do cérebro responsável pela atenção. Tente substituir o cafezinho da manhã por uma xícara de chá preto para ver se sente alguma melhora na concentração. [6]
    • O chá preto pode não funcionar para todo mundo, mas não custa nada tentar.
    Publicidade
6

Trabalhe nos momentos em que estiver mais energizado.

Baixe em PDF
  1. Por exemplo, se você sente uma diminuição na energia geral às 14 horas, não espere foco demais nesse momento, pois você vai se cansar bastante. Se quer trabalhar usando seu potencial máximo para foco, planeje sua produtividade de acordo com seus níveis de energia. [7]
    • Mantenha um registro de atividades por um dia, notando quando tem mais energia e quando se sente mais drenado. Por exemplo, talvez você perceba que é uma pessoa com mais foco pela manhã e mais cansaço à tarde.
    • Se não for possível mudar seus horários de trabalho, tente organizar suas tarefas para executar as mais difíceis nos momentos de mais energia e as mais fáceis para quando estiver mais cansado.
7

Peça ajuda motivacional dos outros.

Baixe em PDF
  1. É possível que você não esteja interessado naquilo que está trabalhando, ou que esteja sobrecarregado. Nesse caso, uma motivação externa pode ser uma ótima ideia.
    • Por exemplo, quer escrever um romance, mas está com dificuldade para sentar na frente do computador e botar as palavras no documento? Que tal se juntar a uma aula de escrita ou contratar um editor?
    • Está com dificuldade para se motivar na academia? Pode ser uma boa ideia ir malhar com um amigo ou contratar um personal trainer.
    Publicidade
8

Medite por cinco a dez minutos ao dia.

Baixe em PDF
  1. Portanto, sente-se em um local confortável e concentre suas energias na respiração profunda. Esvazie a mente e tente não pensar em nada enquanto relaxa. Continue por cinco a dez minutos para exercitar o limiar de atenção, assim como faria com um músculo físico. Separe um tempinho para meditar diariamente e você logo notará uma melhora considerável. [8]
    • Caso nunca tenha tentado meditar antes, procure um vídeo de meditação guiada para começar.
    • É importante meditar em um espaço silencioso, vestindo roupas confortáveis e sentando-se em uma postura adequada, de forma que consiga realmente focar apenas em seus pensamentos.
9

Pratique atividades físicas por meia hora ao dia.

Baixe em PDF
  1. Tente se exercitar diariamente caso queira conseguir focar mais nas coisas, escolhendo atividades que interessem a você para aumentar a possibilidade de se manter firme no treino. Por exemplo, se ama nadar, matricule-se em uma escola de natação local. [9]
    • A prática de exercícios é capaz de ampliar seu limiar de atenção com o tempo, mas ela também consegue aumentá-lo de forma quase que instantânea. Está com dificuldade para se concentrar no trabalho? Saia para caminhar por alguns minutos e veja se volta mais focado ao trabalho.
    Publicidade
10

Durma por sete a nove horas por noite.

Baixe em PDF
  1. Se estiver dormindo aquém do recomendado, você vai ter dificuldade para se concentrar e memorizar informações. Priorize a qualidade do seu sono se deseja se tornar uma pessoa mais atenta.
    • Mantenha um cronograma estável para o sono, mesmo durante os fins de semana. O nosso organismo tem um ritmo circadiano natural que se adapta a um ciclo de sono e despertar regular. Tente se deitar e acordar mais ou menos na mesma hora todos os dias.
    • Crie um ritual para dormir, seguindo-o todas as noites. Por exemplo, se você tomar um banho quentinho antes de deitar todos os dias, seu corpo entenderá que esse é um sinal para se preparar para pegar no sono.
    • É importante que sua cama e seu quarto sejam confortáveis. Mantenha o cômodo fresquinho e bem escuro para que você durma mais rápido e continue adormecido por mais tempo.
11

Saia de casa sempre que possível.

Baixe em PDF
  1. A exposição à natureza pode ajudar a relaxar e a recarregar as baterias, evitando que você perca a concentração no longo prazo. Estar ao ar livre costuma aumentar o limiar de atenção por permitir que o cérebro desanuvie. [10]
    • Sempre que tiver um tempinho livre, saia de casa para caminhar um pouco.
    • Até mesmo uma exposição leve à natureza (como ao observar as árvores pela janela de casa), já pode aumentar seu limiar de atenção.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 039 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade