Baixe em PDF
Baixe em PDF
Elevar a pressão arterial utilizando conhecimento básico de primeiros socorros serve para aliviar problemas. Se for o paciente, estes pontos permitirão que você se sinta melhor. Como o cuidador, você irá aprender algo que irá ajudar seu paciente a sair de uma crise de modo calmo e efetivo. Um mínimo conhecimento médico é de muito valor em certas situações. No entanto, em situações mais perigosas, poucos passos estratégicos podem salvar o dia até a equipe médica chegar.
Passos
-
Avalie a situação. Se isto acontecer muitas vezes, pode ser algo crônico. Considere a saúde da pessoa em questão. A pressão baixa é resultado de doença? Algo de anormal estava acontecendo no momento em que os níveis de açúcar no sangue diminuíram? Além do mais, permaneça relaxado. Pode não ser algo tão sério.
- Você vai precisar determinar se os sintomas apontam uma pressão arterial perigosamente baixa. Geralmente, os sintomas incluem tonturas, vertigens, instabilidade, escurecimento ou visão turva, fraqueza, fadiga, náuseas, frio, pele pegajosa, desmaios, e pele pálida [1] X Fonte de pesquisa .
-
Insista que o paciente beba bastante água ou outros líquidos [2] X Fonte de pesquisa . Quando o volume do sangue aumenta e a desidratação é aliviada, a hipotensão pode desaparecer. Bebidas esportivas que contêm eletrólitos fazem voltar minerais perdidos pelo corpo. Beber estes ou água irá evitar que a pessoa fique desidratada.
- Outra forma de aumentar a pressão arterial (temporariamente) é beber cafeína [3] X Fonte de pesquisa . Os cientistas não têm uma explicação concreta para isso, mas pensa-se que ela bloqueia os hormônios que ampliam suas artérias ou que ela aumenta os níveis de adrenalina, causando diretamente um aumento na pressão arterial.
-
Dê algo salgado para o paciente comer. O excesso de sal contribui para o aumento da pressão sanguínea. É por isso que pacientes com problemas cardíacos geralmente possuem dietas com baixo teor de sódio.
- O sódio é conhecido por aumentar a pressão arterial (às vezes muito), por isso os médicos geralmente recomendam limitar isso. Verifique com seu nutricionista antes de ingerir. O consumo excessivo de sódio pode levar a insuficiência cardíaca (especialmente se você for mais velho).
-
Pense das necessidades de circulação em relação à pressão arterial. Eleve as pernas e coloque meias de compressão, se possível. Estas são as mesmas meias que as pessoas usam para reduzir varizes e são boas para reduzir o acúmulo de sangue nas pernas.
-
Saiba se o paciente tem tomado ou não medicamentos necessários. O problema poderia ser simplesmente uma falha em seguir as ordens do médico. Muitos medicamentos diminuem ou aumentam a pressão arterial, mesmo se apenas como um efeito colateral. Certas combinações também podem ser mais poderosas do que um remédio tomado sozinho.
-
Dê qualquer medicação esquecida para o paciente. Certifique-se de que ele (ou, você, se for o caso) compreenda a importância de não perder doses. Ou de não tomar as doses na frequência suficiente!
- Além dos remédios regulares, saiba que o paracetamol (Tylenol) e alguns anti-inflamatórios e anti-depressivos também podem aumentar muito os níveis da pressão sanguínea. Se você tem algum, considere dar ao paciente.
-
Bata seus pés no chão e sacuda as mãos um pouco antes de se levantar. É comum que mesmo os indivíduos saudáveis tenham uma queda da pressão arterial ao se levantarem após longos períodos sentados. Quando você for se levantar (especialmente ao sair da cama), sente-se em linha reta em primeiro lugar e levante-se lentamente [4] X Fonte de pesquisa .
- Se você puder, faça exercícios físicos regulares para promover o fluxo de sangue. Se você tem um problema crônico, mantenha o exercício e coma refeições pequenas, muitas vezes.
Publicidade
-
Contate o médico do paciente se a pressão arterial estiver perigosamente baixa. O conselho de um profissional médico será inestimável durante esta situação.
- Explique muito bem as circunstâncias da tensão arterial para o médico. Se o paciente pode falar, ele tem que descrever os sintomas tão vividamente quanto possível.
- Faça exatamente o que o médico sugere. Em casos de pressão arterial perigosamente baixa, o médico pode pedir que o paciente vá para a sala de emergência.
-
Faça leituras de pressão arterial, se possível, quando a crise passar. Se a pressão ainda for muito baixa, você pode precisar procurar mais assistência médica. A leitura da pressão um pouco abaixo de 120/80 é considerada ideal.
-
Reavalie o paciente e as leituras depois de uma hora e determine se ele está fora de perigo. Será que ele exibe quaisquer sintomas? Como ele se sente? Faça com que ele beba líquidos mesmo quando não estão com sede.Publicidade
Dicas
- Tomar um polivitamínico ajuda nos níveis de nutrição, que, por sua vez, mantém níveis adequados de pressão arterial.
- Você deve “agendar” beber muita água durante todo o dia em uma base regular.
- Se a pressão arterial baixa é um problema, você deve investir em um monitor de pressão arterial em casa.
- Meias de compressão são uma ajuda necessária para manter uma boa circulação.
Publicidade
Avisos
- Pressão arterial baixa pode causar tonturas. Ela também pode causar calafrios e, em casos graves, pode causar um estado de choque.
- O álcool desidrata o corpo e suas funções. Portanto, não beba álcool.
- Lembre-se, a desidratação é perigosa e pode matar o paciente. Portanto, pense rápido no caso de insolação ou de outra situação de falta de líquidos.
Publicidade
Referências
Publicidade