Baixe em PDF
Baixe em PDF
Leia este artigo para aprender como melhorar a velocidade de download do seu computador. Além de tentar realizar ajustes gerais, como diminuir o número de dispositivos conectados à sua rede e minimizar a quantidade de programas em execução, é possível também criar um navegador DNS personalizado para sua rede, permitindo que o download seja feito através de uma conexão mais vazia.
Passos
-
Verifique a velocidade de download . A maneira mais simples de fazer isso é neste site . Clique em “Iniciar Teste” para obter uma estimativa da velocidade atual de download da sua máquina.
- Ao notar que a velocidade de download é bem mais rápida do que os arquivos que você está baixando, o problema não deve ser de sua internet;
- No caso de ter uma velocidade muito mais lenta do que o contratado com a operadora, tente reduzir o número de dispositivos conectados à essa rede.
-
Todos os aparelhos que não forem essenciais devem ser desconectados da internet. Quanto mais dispositivos estiverem usando a rede, mais lenta a internet ficará; se possível, interrompa a conexão de smartphones, tablets, consoles, televisões e outros computadores para que a velocidade do seu aparelho aumente.
-
Desabilite todos os programas que não estiver usando. Ao baixar um arquivo grande (ou pequeno), é importante encerrar aplicativos que estejam consumindo a banda larga.
- Ao tentar baixar uma atualização para o Windows, por exemplo, desligue os downloads que estão sendo feitos em um programa de torrents.
-
Desligue os serviços de streaming. Netflix, Amazon Prime Video e até o YouTube são alguns dos serviços que podem consumir uma fatia da sua velocidade de download. Mesmo que seja apenas uma quantidade pequena, tente desligá-los para conseguir baixar outros arquivos mais rapidamente.
- Se possível, feche guias e janelas que não forem necessárias nos navegadores de internet.
-
Tente conectar o computador ao roteador via cabo Ethernet . Às vezes, usar um cabo para utilizar a internet (em vez de Wi-Fi) aumenta a velocidade da internet e dos downloads.
- Ao notar uma melhora na velocidade da rede, é sinal de que a conexão sem fio possui problemas. Se possível, deixe-a mais perto do computador ou compre um roteador ou modem novos;
- Se não houver nenhuma melhora na velocidade de download, o problema é do roteador ou do computador;
- Reinicie o cache do roteador desligando-o junto do modem. Espere um minuto e ligue tudo novamente.
-
6Não compartilhe (semeie) ou faça upload de arquivos enquanto tenta fazer downloads. É muito nobre compartilhar e semear o que você baixou à comunidade de torrents, mas fazer isso ao mesmo tempo que deseja baixar um arquivo interferirá na velocidade de download. Compartilhe apenas depois que todos os downloads terminarem e quando não estiver usando a internet (ao trabalhar ou enquanto estiver dormindo, por exemplo).
-
Force a criptografia de protocolo em torrents. Essa ação “disfarça” o que você está baixando, evitando que o provedor de internet corte a velocidade de download. Muitos deles farão isso ao perceberem que a maior parte dos downloads vêm de um cliente BitTorrent. Para conseguir “ocultar” sua rede, siga os passos abaixo:
- Clique em “Opções”, na janela do BitTorrent ou uTorrent;
- Selecione “Preferências”;
- Escolha “BitTorrent”;
- Clique no menu suspenso ao lado de “Saída”, na seção “Protocolo de Criptografia”;
- Selecione “Forced” ou “Forçado”;
- Escolha “Aplicar” e depois “OK”.
-
Compre um novo roteador, principalmente se ele já tiver alguns anos de uso. É normal que ele comece a não funcionar tão bem, sendo incapaz de fazer downloads mais rápidos do que modelos mais novos.
- Ao adquirir um novo aparelho, verifique se o modelo possui suporte para a mesma velocidade (ou maior, de preferência) de download que o seu plano de internet.
-
Atualize a velocidade de sua conexão de internet. Às vezes, o pacote contratado não é o suficiente para downloads pesados, como de jogos de computador. Procure saber se algum provedor fornece um plano com maior velocidade de download; saiba, no entanto, que ele provavelmente será muito mais caro que o atual, em especial se for um “padrão”.
-
Entre em contato com o provedor de internet. Se mesmo após tentar todas as técnicas acima e a velocidade continuar baixa, fale com a empresa que fornece a sua internet e comunique os problemas enfrentados.
- Às vezes, pode ser necessário trocar de provedor, em especial se morar em áreas do interior ou que são remotas.
Publicidade
Windows
-
No meio da tela, há a opção Alterar opções de adaptador , embaixo do título “Alterar as configurações de rede”. Se não encontrá-la, clique em “Status”, nas guias à esquerda.
-
Selecione o nome da conexão de internet, na janela “Conexões de Rede”.
-
Clique em Alterar as configurações desta conexão na barra de ferramentas logo acima da conexão que você escolheu.
-
Escolha "Internet Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)" nos resultados, dentro da janela no meio do menu “Propriedades Wi-Fi”.
- Às vezes, será preciso clicar na guia “Rede”, na parte superior da janela “Propriedades Wi-Fi”.
-
Clique em Propriedades , perto do fim da janela.
-
Marque a opção "Usar os seguintes endereços de servidores DNS”, no fim da janela “Propriedades”.
-
Insira o endereço DNS que desejar no campo “Servidor DNS preferencial”. Alguns dos mais confiáveis são os dois a seguir:
- OpenDNS: insira 208.67.222.222 ;
- Google: digite 8.8.8.8 .
-
Insira um endereço DNS alternativo no campo “Servidor DNS alternativo”:
- OpenDNS: use 208.67.220.220 ;
- Google: digite 8.8.4.4 .
-
Selecione OK para salvar as configurações de DNS.
-
Clique em Fechar , no fim da janela.
-
Reinicie o computador . Assim que ele terminar a inicialização, faça o teste da velocidade de internet novamente; se a rede era a “culpada” pelas velocidades ruins de download, você deverá conseguir baixar arquivos mais rapidamente agora.Publicidade
Mac
-
Selecione Preferências do Sistema , perto da parte superior do menu suspenso da Apple.
-
Clique em Rede ; a opção é representada por um ícone no formato de um globo na janela “Preferências do Sistema”.
-
Escolha a sua rede Wi-Fi atual; ela deve estar no painel à esquerda da janela.
-
Selecione Avançado , perto do meio da janela.
-
Clique na guia DNS , na parte superior da janela.
-
Embaixo da janela de Servidores DNS, clique no ícone + .
-
Insira o endereço de um servidor DNS; novamente, o do Google e o do OpenDNS são rápidos e confiáveis:
- Google: 8.8.8.8 ou 8.8.4.4 ;
- OpenDNS: 208.67.222.222 ou 208.67.220.220 ;
- Para digitar um endereço de servidor preferencial e alternativo, digite um deles (8.8.8.8, por exemplo), insira uma vírgula, um espaço e então digite o segundo endereço (por exemplo, 8.8.4.4).
-
Clique em Hardware , no canto direito das guias na parte superior da janela.
-
Selecione a opção “Configurar”, perto da parte superior da janela “Hardware”, e clique em Manualmente .
-
Clique no campo "MTU", embaixo da opção “Configurar”, e em Customizado .
-
Digite 1453 no campo de texto sob “MTU”.
-
Clique em OK no fim da página.
-
Selecione Aplicar , na parte inferior da janela, para que as configurações sejam salvas e aplicadas à rede Wi-Fi.
-
Reinicie o computador. Quando a máquina inicializar, faça novamente o teste de velocidade; se a rede era a “culpada” pela lentidão nos downloads, eles deverão estar mais rápidos agora.Publicidade
Dicas
- Os gerenciadores de download podem ou não serem genuínos. O importante é obter de um site de confiança.
Publicidade
Avisos
- Cuidado ao atualizar computadores antigos e instalar novos softwares (como passar do Windows 7 ao 10, por exemplo). A arquitetura do computador acaba sendo afetada e prejudica a melhor performance do sistema, tanto na internet quanto offline.
Publicidade
Publicidade