PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Aumentar a pressão da água muitas vezes parece uma tarefa desafiadora. São várias as causas da baixa pressão, e diversos os consertos incrivelmente simples que você mesmo pode fazer. Seguem alguns passos para guiá-lo no processo de aumentar a pressão da água.

Método 1
Método 1 de 3:

Aumentando a pressão de uma torneira

PDF download Baixe em PDF
  1. Solte a peça no final da torneira usando um alicate e desmonte-a, anotando como montá-la novamente. Enxágue a sujeira e ligue a torneira por dois minutos para soltar os sedimentos no cano. Se as peças do arejador ainda parecerem sujas, deixe-as de molho em uma mistura de partes iguais de vinagre e água por três horas.
    • Para evitar arranhões, embrulhe um pano ao redor do arejador antes de removê-lo.
    • Você pode limpar a cabeça do chuveiro usando o mesmo processo.
  2. Se a pressão nela ainda estiver baixa, remova a porca que prende a bica e levante esta última. Talvez você precise remover um colar de retenção primeiro.
    • Ao lidar com uma torneira de banheira com uma só manopla, você encontrará um parafuso de cada lado abaixo da grande peça cromada. Ambos devem estar bem apertados antes que a bica seja removida.
  3. Procure por problemas baseado no que você vir:
    • Se houver uma arruela ou mola na base da bica, remova-a com cuidado usando uma chave de fenda, enxágue os sedimentos ou substitua-a, caso esteja quebrada.
    • Caso veja um mecanismo mais complexo, você precisará de instruções específicas para torneiras sem arruela.
  4. Depois de consertar tudo o que parecer errado, monte a torneira de novo, bloqueie-a com um copo e ligue e desligue a água algumas vezes para lavar tudo o que estiver causando entupimentos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Consertando um problema de baixa pressão recente

PDF download Baixe em PDF
  1. Se somente as torneiras de água quente estiverem com baixa pressão, procure por um problema no aquecedor. Aqui estão os mais comuns: [1]
    • Sedimentos entupindo o aquecedor ou a linha de fornecimento de água quente: limpe o tanque e chame um encanador se essa medida não funcionar. Para evitar que aconteça novamente, substitua o bastão de ânodo regularmente e considere instalar um purificador ou amaciador de água.
    • Canos de suprimento de água quente muito pequenos: na maioria dos casos, o tubo que sai de seu aquecedor deve ter um diâmetro de pelo menos 3/4" ou 19 mm.
    • Vazamentos nas válvulas ou no tanque em si: só tente consertá-los você mesmo se os vazamentos forem muito pequenos e você tiver experiência com projetos de encanamento. [2]
  2. Os vazamentos são uma causa comum de baixa pressão. Faça uma verificação rápida procurando por pontos úmidos entre os tubos, especialmente na linha de fornecimento principal. Conserte os vazamentos que encontrar.
    • A linha de fornecimento geralmente entra na casa pela lateral em climas amenos, ou pelo piso do porão em climas frios.
    • Pequenos pontos úmidos podem ser causados por condensação. Coloque algumas toalhas de papel e volte no dia seguinte para ver se é um vazamento.
  3. Um mecanismo de vaso sanitário vazando não consegue bloquear o fluxo da caixa para o vaso. Coloque algumas gotas de corante alimentício na caixa e volte depois de uma hora ou duas sem dar descarga. Se o corante tiver entrado no vaso, é preciso fazer um conserto. Geralmente, é necessário apenas trocar a comporta de vedação ou fazer outro conserto barato e fácil . [3]
    • Se você puder ouvir o vaso liberando água constantemente, a pressão da água com certeza vai cair. Aprenda como consertá-lo .
  4. Caso ainda não tenha encontrado nenhum, é hora de checar o medidor para confirmar ou negar a existência deles. Desligue toda a água da casa e então leia o medidor. Há duas maneiras de procurar vazamentos usando essa leitura:
    • Se o dial triangular ou em forma de disco do medidor estiver girando, a água ainda está fluindo. Se tudo tiver sido desligado corretamente, você está com um vazamento.
    • Anote a leitura, espere algumas horas sem usar nenhuma água e verifique novamente. Se você obter um valor diferente, está com um vazamento.
  5. Procure pela válvula de registro principal perto do medidor de água. Se ela estiver parcialmente fechada, abra-a novamente. Esse raramente é o problema, mas leva apenas alguns minutos para testar.
  6. As casas em terrenos baixos muitas vezes têm uma válvula de redução da pressão instalada onde as linhas entram na construção. Essa válvula, geralmente em forma de sino, reduz o suprimento de água para uma pressão segura para seu prédio. Em um modelo típico, você pode girar a manopla sobre a válvula no sentido horário para aumentar a pressão da água. [4] É melhor girar apenas umas duas vezes, acompanhando o número de voltas. Girar demais pode danificar seu encanamento. [5]
    • Caso o ajuste da válvula não faça nenhuma diferença, desligue o fornecimento de água e desmonte a peça. Pode ser que você precise trocar uma parte ou toda a válvula, ou apenas limpar as peças. Recomenda-se encontrar as instruções do fabricante.
    • Nem todas as casas têm uma válvula de redução da pressão, especialmente se o sistema de fornecimento da cidade for de baixa pressão ou se a construção estiver em um terreno alto.
  7. Se a sua casa tiver esse tipo de purificador instalado, tente colocá-lo em modo "bypass". Caso a pressão aumente, peça para alguém inspecionar o aparelho para ver se há problemas. [6]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Resolvendo um histórico de baixa pressão

PDF download Baixe em PDF
  1. Localize a linha principal de fornecimento de água na lateral da sua casa ou no porão, se você morar em um local de clima frio. Caso o cano seja prateado e magnético, com encaixes rosqueados, ele é de aço galvanizado. As tubulações antigas feitas desse material tendem a se entupir com o acúmulo de minerais ou a corrosão, deixando o fluxo da água mais lento. Substitui-las por canos de plástico ou de cobre pode resolver seu problema.
  2. Uma tubulação pequena pode causar problemas se não for o suficiente para suas necessidades. Como regra geral, o diâmetro precisa ser de pelo menos 3/4" (19 mm) ou 1" (25 mm) se servir a uma casa com três banheiros ou mais, enquanto os canos de 1/2" (13 mm) só devem atender a uma ou duas instalações. [7] Um encanador pode dar a você uma recomendação mais específica com base no seu consumo de água.
    • Os canos PEX têm as paredes especialmente grossas, e portanto um diâmetro interno menor. Caso esteja substituindo uma tubulação de metal por uma PEX, use um tamanho maior do que o original. [8]
  3. Se você sempre teve esse problema, ligue para a empresa que fornece a água e pergunte pela pressão estática do seu bairro. [9] Caso a resposta esteja abaixo de 2,1 bar ou 21 cabeças de pressão, o problema pode ser o abastecimento público. [10] Compre e instale uma bomba para resolvê-lo ou continue para o próximo passo.
    • Aviso: se você tiver canos corroídos ou entupidos, aumentar a pressão da água pode danificá-los ou quebrá-los. [11]
    • Pressões mais altas ainda podem ser inadequadas para uma casa de vários andares ou em uma colina. 4,1 bar ou 42 cabeças de pressão deverá ser o bastante, mesmo nessas situações. [12]
    • Se o seu suprimento de água vier de um poço ou sistema de abastecimento por gravidade, deixe os ajustes de pressão para um profissional. [13] [14]
  4. Encontre um medidor de pressão que se prenda a uma torneira de jardim em uma loja de ferragens. Veja se nada na sua casa está usando o suprimento de água, incluindo torneiras e máquinas de fazer gelo. Prenda o medidor à torneira de jardim e leia a pressão. [15]
    • Caso a medida esteja mais baixa do que a declarada pela fornecedora de água, pode haver um problema com a adutora. Entre em contato com a empresa ou com a secretaria municipal responsável para saber se eles podem resolver a questão.
    • Se não puder fazer com que a empresa fornecedora resolva o problema, instale uma bomba de água.
    • A pressão da água varia de acordo com a demanda. Tente novamente em outra hora do dia para obter uma noção mais precisa do alcance dela.
    Publicidade

Dicas

  • Durante os reparos, ligue um aspersor para obter uma forma fácil de ver as mudanças na pressão da água.
Publicidade

Avisos

  • Use suprimentos para encanamento de qualidade e veja se o trabalho está sendo bem-feito e testado. Provavelmente esses reparos exigirão uma licença. Os vazamentos (imediatos ou pós-corrosão) causados por materiais de baixa qualidade ou por trabalhos malfeitos podem levar a danos pela água e à exposição a fungos, bolor e mofo. O trabalho feito sem licenças pode bloquear a venda da sua casa até que os problemas sejam corrigidos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 270 192 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade