Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você é predisposto a temperaturas corporais mais baixas? Ou está cuidando de alguém com hipotermia? Qualquer que seja o caso, é preciso saber como aumentar a temperatura do corpo. Isso é possível com a ajuda de alimentos e bebidas, movimentos ou trajes corretos. Se o seu corpo estiver em uma temperatura perigosamente baixa, é importante esquentá-lo para evitar uma hipotermia. Caso esteja tentando fazer isso deliberadamente em situações de calor, é preciso tomar cuidado para não aumentar demais a temperatura do corpo para evitar uma exaustão pelo calor ou insolação.
Passos
-
Reconheça os sinais da hipotermia. Quando o corpo perde mais calor do que o calor que ele consegue produzir, existe o risco de hipotermia; quando a temperatura cai abaixo dos 35 ºC, os órgãos não conseguem mais funcionar normalmente. [1] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte Hypothermia can be a serious risk to your life and your health. O frio pode fazê-lo perder a sensação em seus dedos, braços e pernas, e os danos podem ser permanentes. Se achar que está tendo hipotermia, a situação é muito grave e exige que você eleve sua temperatura corporal o mais rapidamente possível.
- Em um caso moderado de hipotermia, você pode sofrer de: tonturas, tremores, fome, náusea, confusão leve e falta de coordenação, respiração ofegante, fadiga, dificuldade para falar e pulso acelerado.
- Ao passo em que a condição se agrava, os sintomas podem piorar. Você pode parar de tremer; murmurar ou falar de forma indistinta; ficar sonolento; tomar decisões insensatas, como tentar remover roupas quentes; sentir uma grave falta de preocupação; ter um pulso fraco e respiração superficial; perder a consciência lentamente; e, finalmente, se o tratamento (e o reaquecimento adequado) não acontecerem de forma suficientemente rápida, morrer. [2] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
-
Saia do frio. Se a temperatura do corpo estiver caindo drasticamente, você precisará sair do frio. Se estiver em um local aberto, procure um abrigo ou cômodo quente.
-
Remova roupas molhadas. Vista o máximo de camadas de roupas quente que puder - não esquecendo da cabeça e do pescoço. Remova algumas roupas, se necessário, caso elas estejam impedindo que você se movimente de forma apropriada.
-
Confie no contato humano. Se estiver em um ambiente fechado, enrole-se com outra pessoa sob camadas soltas e secas de cobertores ou roupas. Esta é uma das formas mais eficazes de se estabilizar rapidamente e aumentar a temperatura do corpo. [3] X Fonte de pesquisa
-
Aqueça o núcleo do corpo em primeiro lugar. As extremidades - mãos, pés e dedos - geralmente são as primeiras partes do corpo a ficarem geladas, mas a situação é muito mais grave quando atinge o interior do corpo. Aqueça o torso, a barriga e a virilha para estabilizar a temperatura corporal e acelerar o batimento cardíaco. O sangue quente deve espalhar-se através das veias do corpo.
- Segura as extremidades contra o corpo. Coloque as mãos sob as axilas ou cochas. Deite em posição fetal para reter o calor entre o torso e as penas; encolha os pés para que eles não fiquem muito gelados. [4] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
Publicidade
-
Vista roupas adicionais. [5] X Fonte de pesquisa Usar diversas camadas de roupa ajuda a manter a temperatura do corpo, o que vai aumentar a temperatura geral. Por isso, basta vestir mais roupas para elevar a temperatura do corpo. Usar várias camadas para maximizar a retenção de calor também vai ajudar. Por exemplo, tente usar as seguintes camadas.
- Camiseta.
- Outra camiseta por cima.
- Suéter.
- Casaco leve.
- Casaco pesado.
-
Use gorro, luvas e cachecol. Uma grande quantidade do calor corporal radia da nossa cabeça; usar um gorro ou cobri-la de outra forma ajuda a reter o calor. Da mesma forma, um par de luvas e um cachecol ajudam a reter o calor das mãos e do peito, elevando a temperatura geral do corpo.
-
Use cobertores ou outros materiais em vez de roupas. Caso seja realmente necessário elevar a temperatura corporal por causa de um clima frio ou outro motivo, e não tiver roupas extras, você pode se enrolar em cobertores ou toalhas. [6] X Fonte de pesquisa Se também não tiver cobertas e toalhas, improvise usando outras coisas. Tente se enrolar em camadas de outros materiais, como jornal ou sacos plásticos.
-
Faça uma refeição. A digestão aumenta a temperatura do corpo ao passo em que ele metaboliza o alimento. [7] X Fonte de pesquisa Comer qualquer comida, por qualquer motivo, aumentará a temperatura (mesmo que uma pequena quantidade).
- Nota: os esforços naturais do corpo em manter-se quente no frio faz com que o metabolismo aumente consideravelmente. Em outras palavras, você queima mais caloria do que o normal ao tentar esquentar o corpo.
- Portanto, comer também ajuda a garantir que você tenha energia necessária para continuar os processos de aquecimento inatos do corpo.
-
Consuma alimentos quentes e líquidos doces e mornos. [8] X Fonte de pesquisa O consumo de alimentos e líquidos quentes aumentam a temperatura do corpo até mesmo mais do que a digestão em si, pois o corpo vai absorver o calor deles. Qualquer refeição quente vai ajudar, mas líquidos doces e mornos podem ser preparados mais rapidamente, e o açúcar vai dar ao corpo uma carga de calorias para serem digeridas (e abastecer o termostato). Veja algumas boas opções:
- Café.
- Chá.
- Chocolate quente.
- Leite morno com ou sem mel.
- Caldo quente.
- Sopa.
-
Mantenha-se em movimento. O ato de movimentar-se mantém a temperatura do corpo estável, e o exercício físico pode neutralizar parcialmente os efeitos de um ambiente frio. [9] X Fonte de pesquisa Caminhe ou corra; faça polichinelos ou algum alongamento dinâmico; vire estrelas. O importante é não parar de se mexer por mais do que alguns segundos. Você pode perceber que, ao parar de se movimentar, o corpo esfria.
- Seja cuidadoso. Se alguma pessoa estiver sofrendo de hipotermia, um exercício repentino e brusco pode provocar parada cardíaca. Não massageie, esfregue ou chacoalhe a pessoa para tentar esquentá-la.
- Somente use movimentos como uma estratégia caso a pessoa em questão não esteja gravemente gelada ou em risco de hipotermia.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hypothermia/basics/definition/con-20020453
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hypothermia/basics/symptoms/con-20020453
- ↑ https://www.emsaonline.com/mediacenter/articles/00000250.html
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hypothermia/basics/treatment/con-20020453
- ↑ http://www.consumerenergycenter.ca.gov/tips/winter_lightsout.html
- ↑ http://www.consumerenergycenter.ca.gov/tips/winter_lightsout.html
- ↑ http://www.brooksidepress.org/Products/Nursing_Fundamentals_II/lesson_4_Section_1A.htm
- ↑ http://county.milwaukee.gov/ImageLibrary/Groups/cntyAging/docs/Emergency/Take_Care_in_the_COLD_4.pdf
- ↑ http://www.mhhe.com/biosci/esp/2001_saladin/folder_structure/su/m1/s3/index.htm
Publicidade