Baixe em PDF Baixe em PDF

Leia este artigo para aprender a solucionar problemas de velocidade e carregamento de páginas no Windows 7. A internet poderá ficar lenta por diversos motivos, logo, não há uma solução mágica. Você terá que escanear e procurar malwares sem baixar mais programas, descartar problemas na rede, reduzir as restrições da banda larga e otimizar o navegador de internet.

Método 1
Método 1 de 4:

Verificando se há malwares

Baixe em PDF
  1. Uma lista com os resultados correspondentes aparecerá.
    • Quando o Windows 7 estiver com um desempenho pior do que o normal ao navegar pela internet, é possível que o sistema tenha adware, spyware e outros tipos de malwares sendo executados em plano de fundo.
  2. O antimalware nativo do Windows 7, o Windows Defender, será aberto.
    • Caso tenha outra ferramenta antivírus, como o Avast ou o Norton, sinta-se livre para utilizá-las em vez do Defender.
  3. Para que o Windows proteja automaticamente o computador de programas maliciosos durante o uso da internet, esse recurso é importante. Consulte a parte inferior da tela: a opção “Proteção em Tempo Real” deverá estar com a palavra “Ativada” ao lado, indicando que o sistema está protegido. Do contrário, siga as orientações a seguir: [1]
    • Clique em “Ferramentas”, na parte superior da janela.
    • Escolha “Opções”.
    • Acesse, no painel à esquerda, “Proteção em Tempo Real”.
    • Marque a caixa de seleção ao lado de “Usar proteção em tempo real (recomendado)”. Para aumentar ainda mais a defesa contra malwares, marque as duas outras opções, que permitirão que o Windows escaneie programas instalados e arquivos baixados.
    • Clique em “Salvar”.
  4. Antes de iniciar um escaneamento, confirme que o Defender possui a versão mais atualizada de proteção contra possíveis ameaças. Clique no menu ao lado do ícone de “Ajuda” (o ícone de interrogação) e depois escolha “Buscar por atualizações”; se novas definições forem achadas, elas serão baixadas e instaladas.
  5. Uma lista de opções para a varredura aparecerá.
  6. Ao notar que estão surgindo janelas estranhas de pop-up, anúncios não solicitados, barra de ferramentas misteriosas nos navegadores ou qualquer outra coisa fora do comum, selecione “Escaneamento completo” para não deixar pedra sobre pedra. Saiba, no entanto, que o processo vai demorar bastante, até mesmo horas. Caso prefira, clique em “Escaneamento rápido” para que o programa encontre as infecções que mais podem afetar o bom desempenho da internet.
    • Para escolher algumas pastas para análise, entre em “Escaneamento personalizado”, faça a seleção e clique em “Escanear agora”.
    • Não há problema em continuar usando o Windows, mas ele deverá ficar mais lento durante a varredura.
  7. Após o fim do processo, o resultado será exibido, e se alguma ameaça for detectada, basta clicar sobre ela e optar por “Excluir”. Depois de se livrar de todos os malwares, reinicie o computador para começar “do zero”. Se nenhum problema foi encontrado, melhor ainda!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Descartando problemas na rede

Baixe em PDF
  1. A lentidão da internet pode estar ligada a problemas que não envolvem o sistema operacional, como uma rede sobrecarregada ou um roteador que precisa ser reiniciado; este último melhora as velocidades em vários casos. Ao desconectar o modem ou roteador da tomada, deixe-o assim por ao menos 10 segundos antes de ligá-los na energia novamente.
  2. O sinal fraco pode ocasionar vários tipos de problemas com a internet, como navegação lenta e queda da conexão. Confirme também que o modem não está perto de algo que possa interferir com seu sinal, como alguns tipos de telefone sem fio, outros roteadores, monitores de bebê e micro-ondas; retire o objeto que estiver atrapalhando a conexão, se necessário. [2]
    • Se o sinal do Wi-Fi não chega muito longe, compre um repetidor de sinal sem fio.
    • Em emergências, nas quais precisar melhorar o sinal rapidamente, tente usar uma latinha de refrigerante ou cerveja. Corte-a pela metade, na vertical, e pendure-a atrás da antena, de forma que a parte aberta fique virada ao computador e outros dispositivos da rede. O alumínio reflete o sinal e vai deixá-lo mais forte.
  3. Ao notar que as velocidades de streaming (vídeos do YouTube ou conteúdo da Netflix, por exemplo), de download e upload estão mais lentas do que o normal, pode haver algum problema na conexão ao seu provedor de internet. Acesse o site SpeedTest em qualquer navegador e clique em “Iniciar” para começar o teste.
    • Compare os resultados com o serviço contratado. Entre em contato com a fornecedora de seu plano de internet se houver uma discrepância muito grande.
    • Quem compartilha uma conexão de internet lenta com outros usuários deve procurar não usar a internet em certas situações, como quando um parente estiver jogando na internet ou assistindo vídeos. Vale a pena investigar se existe a possibilidade de mudar para um plano melhor ou até contratar outra provedora de internet.
  4. Quando outros computadores ou aparelhos que utilizem a internet (incluindo TVs e dispositivos de streaming) estiverem conectados à mesma rede que o PC com Windows 7, a velocidade poderá cair quando forem usados. Por exemplo: seu irmão está baixando músicas no quarto, enquanto você tenta assistir uma série na Netflix. É provável que note uma queda na velocidade e na qualidade do vídeo.
  5. Se estiver conectado à internet via Wi-Fi, mas a velocidade não for satisfatória, tente ligar o modem ao computador com um cabo Ethernet, caso seja possível. A latência desse tipo de conexão é menor e não há risco de interferência de outros sinais.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Limitando a banda larga reservável

Baixe em PDF
  1. Use esse método para retirar o limite de banda larga de aplicativos executados no computador, o que deve acarretar velocidade maiores de internet no Windows 7. [3]
  2. Uma janela parecida com uma pasta será exibida.
  3. Ela estará no painel à esquerda, em Configuração do Computador .
  4. Uma nova janela será exibida.
  5. Basta apagar o 20 e digitar 0 .
  6. Os dois botões estarão no canto direito inferior da tela.
  7. Logo depois, a quantidade de banda larga usada por aplicativos do Windows não será mais limitada.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Otimizando a velocidade do navegador de internet

Baixe em PDF
  1. Às vezes, o excesso de arquivos temporários no computador pode fazer com que a velocidade da internet sofra. Veja como fazer isso em alguns navegadores:
    • Internet Explorer : acesse o menu “Iniciar”, clique em “Painel de Controle”, em “Rede e Conexões” e em “Opções de Internet”. Selecione “Apagar”, em “Histórico de Navegação”, marque a opção “Arquivos Temporários de Internet” e clique em “Apagar” mais uma vez.
    • Mozilla Firefox : acesse o menu representado por três linhas, no canto direito superior do browser, e entre em “Configurações”. Aqui, escolha “Privacidade e Segurança”, no painel à esquerda, e role a tela para baixo até a seção “Cookies e dados dos sites”. Clique em “Limpar dados...”. Confirme escolhendo “Limpar”.
    • Google Chrome : clique no menu representado por três pontos e acesse “Mais ferramentas” > “Limpar dados de navegação”. Opte por “Todo o período” ao definir de qual período as informações devem ser excluídas, e marque “Imagens e arquivos armazenados em cache”. Termine clicando em “Limpar dados”.
  2. Barras de ferramentas e plugins podem deixar o browser lento, portanto, remova ou ao menos desative esses recursos e veja se há algum efeito. O passo a passo é diferente para cada navegador:
    • Internet Explorer : clique no ícone de uma engrenagem no canto direito superior do navegador e escolha “Gerenciar Complementos”. [4] Opte por “Todos os complementos”, em “Exibir”, para ver quais estão instalados. Depois, basta selecionar um e clicar em “Desativar”.
    • Mozilla Firefox : acesse o menu representado por três linhas, no canto direito superior do Firefox, e escolha “Extensões e Temas”. No painel à esquerda, clique em “Extensões”. Você verá todas as extensões instaladas; basta clicar no botão azul à direita delas para desativar as que quiser.
    • Google Chrome : caso a extensão tenha um ícone no canto direito superior do Chrome, clique com o botão direito nele e escolha “Remover do Chrome”. Do contrário, acesse o menu (ícone de três pontos), clique em “Mais ferramentas” e depois em “Extensões”. Use a opção “Remover”, ao lado da que deseja retirar, e confirme a decisão.
  3. A maioria das pessoas que baixou programas da internet já deve ter instalado, por acidente, uma barra de ferramentas, que não apenas ocupa espaço no navegador como deixa a internet lenta. Algumas delas são instaladas pelo Painel de Controle, não pelas extensões do navegador; se desabilitá-las não removeu a barra, siga os passos abaixo:
    • Clique no menu “Iniciar” e entre em “Painel de Controle”.
    • Opte por “Desinstalar Programa” ou “Programas e Recursos”.
    • Clique com o botão direito no nome da barra de ferramentas, na lista de softwares, e escolha “Desinstalar”.
    • Siga as orientações para removê-la. Todas as outras barras de ferramentas também podem ser removidas da mesma maneira.
    • Se a barra de ferramentas foi instalada por acidente, por um vírus ou malware, por exemplo, é uma boa ideia fazer uma varredura com um antivírus para livrar-se de qualquer programa malicioso em seu sistema.
  4. A maioria dos browsers oferece a opção de reverter suas preferências, voltando ao estado “nativo” do programa. Se nenhum outro método funcionar, isso pode ajudar a retomar um pouco da velocidade de navegação.
    • Internet Explorer : clique no ícone de uma engrenagem e depois em “Opções de Internet”. Entre na guia “Avançada”, clique em “Restaurar” e marque “Apagar configurações pessoais”. Clique em “Restaurar” e siga as orientações fornecidas.
    • Mozilla Firefox : acesse o menu representado por três linhas, no canto direito superior do browser, e vá até “Ajuda”. Clique nessa opção e depois em “Modo de solução de problemas”. Selecione “Restaurar o Firefox” na guia que for aberta.
    • Google Chrome : acesse o menu (ícone de três pontos), clique em “Configurações” e depois em “Avançado”, no fim da tela. Opte por “Restaurar Configurações” duas vezes para reverter as suas preferências.
  5. Caso ainda não tenha esse navegador, vale a pena tentar, já que ele é comprovadamente o mais rápido para PCs com Windows 7. [5] Baixe-o aqui .
    Publicidade

Dicas

  • Quem usa computadores mais antigos e enfrenta lentidão mesmo fora da internet deve verificar se é vantajoso atualizar para um sistema mais atual. Hoje em dia, é possível comprar um bom computador com Windows 10, que oferece várias melhorias em relação ao desempenho. Muitos se lamentam por não terem tomado essa decisão antes!
  • O Windows 7 possui diversas melhorias visuais que podem afetar a performance geral do computador. No Painel de Controle, digite Informações e Ferramentas de Desempenho na barra de pesquisa e selecione a opção de mesmo nome. Acesse “Ajustar efeitos visuais, e na guia “Efeitos Visuais”, clique em “Ajustar para obter um melhor desempenho”. Confirme escolhendo “OK”.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 9 794 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade