Baixe em PDF Baixe em PDF

Engordar um porco exige uma alimentação adequada. Se a engorda não for tão rápida quanto você esperava, reduza a participação de fibras e aumente a de gordura e açúcar em sua dieta. Escolher as fontes certas de proteína e grãos é outro elemento importante. Para obter melhores resultados, complemente as mudanças na dieta cuidando da saúde e do viveiro do porco.

Método 1
Método 1 de 3:

Alimentando o porco apropriadamente

Baixe em PDF
  1. [1] Já que sua digestão exige mais energia, o porco acaba gastando mais calorias do que o faria com alimentos menos fibrosos. Em outras palavras, uma dieta rica em fibras diminui o número de calorias absorvidas e convertidas em gordura pelo animal.
    • Não o alimente com ração de soja, sêmea de trigo e grãos secos de distilaria (ou DDGS). [2]
  2. [3] Na dieta dos suínos, a gordura pode ser obtida de aves, sebo, gorduras vegetais e misturas de gorduras vegetais e animais. O tipo de gordura tem pouco impacto no ritmo da engorda, logo, você pode oferecer o alimento que ele achar mais apetitoso e você achar mais econômico. [4]
    • Leite desnatado, iogurte e outros laticínios também aumentam a gordura do porco.
    • Um outro método de engorda é oferecer doces ricos em açúcar — confeitos, cupcakes, rosquinhas. [5]
  3. Ração de gordura animal desidratada e triturada e sobras de carne são ótimas fontes do nutriente. Ração de óleo de soja é outra opção. Procure oferecer opções variadas. [6] Veja qual alimento entre esses mais agrada seus porcos e faça dele a principal fonte de proteína.
    • Combinar milho e ração de óleo de soja ajuda a manter estáveis os níveis de aminoácidos do porco. [7]
  4. A despeito do que você venha a escolher, 50% dos grãos devem ser de milho amarelo, e o restante pode ser uma mistura de cevada, trigo e sorgo. Disponibilize vários tipos de grãos para o animal para saber de qual ele gosta mais, depois ofereça o eleito por ele em abundância. [8]
    • Não use o sorgo resistente a pássaros, pois é menos apetitoso aos porcos que o sorgo vermelho ou branco.
  5. [9] O ganho de peso ocorre quando se ingere calorias em excesso. Se um porco comer menos do que gasta, perderá peso. Portanto, basta dar a ele mais calorias que o necessário para manter seu peso atual.
    • Aumente os nutrientes na mesma proporção em que você aumentar a quantidade de comida. Peça ao veterinário ou ao nutricionista animal para fazer um hemograma do porco. Os resultados do exame permitirão saber se ele sofre de alguma deficiência nutricional e que suplementos poderiam corrigi-la.
    • Com a nutrição adequada, ele poderá absorver calorias com mais eficiência.
    • Vitamina B12 é uma adição importante à dieta, pois aumenta o apetite, diminui o estresse e previne doenças. Injeções são a melhor maneira de dar a vitamina B12 ao porco. Discuta a dose adequada com o veterinário.
  6. [10] Inúmeros tipos de suplementos de gordura ou proteínas (às vezes anunciados como suplementos energéticos) estão disponíveis no mercado, com uma proporção dos ingredientes que varia entre 30% e 70%. Alguns têm alta concentração de gordura e proteína, outros têm uma quantidade maior de apenas um dos ingredientes.
    • Determine uma meta de peso para o porco, depois incorpore suplementos de gordura e alimentos gordos à dieta dele.
    • Normalmente, porcos com menos de 70 kg recebem algo entre 20 g e 40 g de suplementos. Porcos com mais do que isso podem receber até 60 g.
    • Siga as instruções do fabricante do suplemento.
    • Leitões exigem uma dieta com 17% de proteína; porcos adultos, uma com 15%. [11]
  7. [12] Realçadores de sabor são substâncias que dão um gosto melhor ao alimento. Se o porco gosta do que come, é natural que queira comer mais, o que aumenta a velocidade de engorda. Experimente vários realçadores e veja de qual ele gosta mais.
    • Coloque água na comida. Alimentos úmidos são mais suaves, fáceis de mastigar e digerir. Despeje um pouco de água no que servir ao porco para deixar o alimento pastoso.
    • Se o seu porco gosta de um certo alimento e desgosta de outro, tente comprar mais do primeiro, uma vez que o prazer estimulará o animal a comer — e portanto engordar — mais.
    • Ofereça uma dieta variada. Assim como seres humanos, porcos se entendiam quando precisam comer a mesma coisa repetidas vezes. [13]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Ajustando o viveiro do porco

Baixe em PDF
  1. [14] Habitar uma área incompatível com seu tamanho aumenta os níveis de estresse do porco, o que reduz seu apetite. Cada suíno precisa de um chiqueiro de 6 a 15 m² e ter acesso a menos 30 m² de pasto. [15] Existem várias maneiras de aumentar o espaço do porco; por exemplo:
    • Tirá-lo do chiqueiro para um viveiro separado, maior;
    • Vender animais até reduzi-los a uma população adequada ao tamanho das instalações;
    • Expandir os chiqueiros.
  2. Quaisquer obstáculos entre ele e o comedouro devem ser eliminados. Se você alimenta vários porcos num único comedouro, por exemplo, um animal menor poderia ser empurrado por outros maiores e mais dominantes. [16] Ou se o período em que a comida é liberada é limitado, alguns porcos comerão menos que outros.
    • Disponibilize comedouros ou tigelas adicionais para porcos que não estão tão grandes quanto deveriam.
    • Dê acesso a água fresca. Mesmo que você coloque água na comida, ele deve ter acesso a uma tigela para beber quando quiser. Troque regularmente a água, cuja temperatura deve ser amena, não fria. Porcos precisam beber de 1a 2 L de água para cada 500 g de comida que consomem.
  3. [17] Estar num ambiente quente (de 35 ºC ou mais) diminui o apetite do porco, que também é influenciado pelas taxas de umidade. Menores taxas de umidade aumentam a propensão do porco a comer.
    • Abra portas e janelas para que o ar circule. Instale ventiladores e uma piscina inflável no lugar em que ele vive, e providencie muitas áreas sombreadas.
    • Não deixe que o ambiente fique frio demais. Temperaturas abaixo dos 15 ºC desencorajam o porco a comer, ou seja, seu viveiro deve ser bem protegido durante o inverno. Use um aquecedor para manter a temperatura entre os 15 ºC e os 23 ºC.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mantendo a saúde do porco

Baixe em PDF
  1. [18] Além de comerem menos, porcos doentes acabam gastando uma proporção maior dos nutrientes e vitaminas que consomem combatendo a doença que contraíram.
    • Cheque a temperatura dele com um termômetro retal. O resultado obtido deve ser aproximadamente 39,1 ºC.
    • Havendo febre, leve-o ao veterinário imediatamente.
    • Observe se há algum sintoma preocupante. Se o porco está letárgico, geme de dor, tem diarreia ou não come como deveria, pode estar doente. As possíveis causas são inúmeras: vírus, parasitas, desnutrição etc. [19] Por isso, leve-o a um veterinário competente para fazer exames.
  2. [20] Além de melhorar a saúde do porco, a vermifugação regular (a cada 30 dias) elimina os parasitas que roubam dele nutrientes e calorias. E você nem precisa levá-lo ao veterinário — basta comprar a medicação na loja de animais de fazenda mais próxima e dá-la ao animal por conta própria. A maioria dos tratamentos tem de ser repetida a cada 30 dias, mas leia as instruções da embalagem atentamente e siga-as à risca.
    • A vermifugação também dispensa assistência. Você pode calcular a dose (normalmente, de 1 cm³ para cada 22,6 kg) e colocá-la diretamente na comida do animal. [21] Por exemplo: um porco de 45,2 kg precisaria de uma dose de 2 cm³ de vermífugo. Mas não custa lembrar que a dose deve ser calculada de acordo com as instruções da bula.
  3. [22] Cirurgias recentes e feridas também diminuem o apetite. Vasculhe as patas e o abdômen à procura de algum machucado, e veja também se há algum objeto pontiagudo alojado nos cascos. Pequenos ferimentos podem ser tratados em casa, mas outros mais graves exigem a intervenção imediata de um veterinário.
    • Leve os novos porcos ao veterinário antes de juntá-los aos outros animais do chiqueiro para prevenir a transmissão de parasitas e doenças.
    • Leve ao veterinário animais que manifestarem comportamentos estranhos (desânimo, vacilação, falta de apetite), que podem ser sinal de doenças ou de ferimentos internos. [23]
    • Até porcos saudáveis precisam passar por uma consulta de rotina com o veterinário uma vez ao ano.
    Publicidade

Dicas

  • Se você quer engordar o porco para o abate, não se apresse. Espere-o atingir o peso máximo antes de matá-lo.
  • Não compre alimentos e suplementos que não contribuam para a engorda do animal.
Publicidade

Avisos

  • Rações são vendidas a granel, o que sai caro para quem é dono de poucos porcos.
  • Não engorde o porco rápido demais. Sabe-se que porcos que engordam rapidamente desenvolvem a síndrome da dilatação intestinal suína, doença fatal e ainda não compreendida em sua totalidade pela ciência. Incorporar grãos secos de distilaria (DDGS) à dieta do porco diminui a incidência da síndrome. [24]
Publicidade
  1. http://www.purinamills.com/animal-nutrition-information/articles/show-animals/increasing-pig-growth-rate-in-show-pigs/
  2. https://www.linkedin.com/pulse/tips-feeding-pigs-increase-weight-roosy-taylor
  3. http://www.purinamills.com/animal-nutrition-information/articles/show-animals/increasing-pig-growth-rate-in-show-pigs/
  4. https://www.linkedin.com/pulse/tips-feeding-pigs-increase-weight-roosy-taylor
  5. http://www.purinamills.com/animal-nutrition-information/articles/show-animals/increasing-pig-growth-rate-in-show-pigs/
  6. http://animals.mom.me/much-space-needed-pigs-10934.html
  7. http://nationalhogfarmer.com/mag/farming_feeding_early_finishers?page=6
  8. http://www.purinamills.com/animal-nutrition-information/articles/show-animals/increasing-pig-growth-rate-in-show-pigs/
  9. http://www.purinamills.com/animal-nutrition-information/articles/show-animals/increasing-pig-growth-rate-in-show-pigs/
  10. http://www.admani.com/show%20feeds/Technical%20Information/Show%20Feeds%20Diarrheal%20Disease%20in%20Show%20Pigs.htm
  11. http://www.purinamills.com/animal-nutrition-information/articles/show-animals/increasing-pig-growth-rate-in-show-pigs/
  12. http://www.pigs4ever.com/pot_belly_pig_information/vaccinations_and_worming.php
  13. http://www.purinamills.com/animal-nutrition-information/articles/show-animals/increasing-pig-growth-rate-in-show-pigs/
  14. http://www.farmsanctuary.org/wp-content/uploads/2012/06/Animal-Care-Pigs.pdf
  15. http://nationalhogfarmer.com/mag/farming_feeding_early_finishers?page=8

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 180 387 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade