A tequila é uma bebida destilada produzida a partir do agave-azul, planta originária do México (e de outras regiões, mas em menor escala). Ela tem três variedades básicas, todas armazenadas em barris de carvalho neutro: blanco , que é consumida imediatamente ou em pouco tempo, reposado , consumida entre dois e 12 meses após a produção, e añejo , consumida entre um e três anos após a produção. Além disso, há duas variedades que intercalam as demais em tempo de consumo: joven (ou oro ) e extra añejo . Embora exista um estigma de que a tequila sempre causa aquela ressaca no dia seguinte, ninguém precisa acordar com a cabeça estourando após saborear essa bebida! Basta ler as dicas deste artigo.
Passos
-
Escolha uma tequila pura. Nem toda tequila é produzida somente a partir do agave-azul. Se você pretende ter uma experiência purista, compre uma garrafa ou dose que seja autêntica de fato .
- Algumas tequilas são conhecidas como mixto (misturadas): produzidas com pelo menos 51% de agave-azul, mas fortificadas com açúcares. Evite essas marcas, pois elas não têm um sabor tradicional.
- A maioria dos especialistas em tequila recomenda fábricas menores e mais artesanais, em vez de marcas baratas e de produção em larga escala (como a famosa José Cuervo). Por mais que seja um pouco complicado encontrar essas variedades no Brasil — pelo menos a preços acessíveis —, o sabor delas faz tudo valer a pena.
-
Tome da tequila añejo . Como as tequilas añejo são envelhecidas por pelo menos um ano, elas têm um sabor mais agradável e complexo do que as variedades mais novas. É a mesma ideia por trás de tomar conhaques e vinhos de safras antigas.
- Tequilas añejo são mais caras que as reposado e as blanco , podendo ir além de R$300,00 pela garrafa. Mesmo assim, é bom ressaltar: vale a pena experimentar!
- Tome a tequila añejo em temperatura ambiente. [1] X Fonte de pesquisa Não coloque gelo, pois ele dilui o sabor e pode até enfraquecer os componentes da bebida.
- Se você quiser ter aquela experiência purista, dá até para comprar um copo de dose ou um cálice feito especialmente para tomar tequila.
-
Tome a tequila com um pouco de sangrita. A sangrita (algo como "sanguinho" em português) não é alcoólica e recebe esse nome por causa da sua cor vermelha. Tome-a alternadamente à tequila, mas em copos ou cálices diferentes. Para fazer a bebida, misture os seguintes ingredientes e coloque na geladeira:
- 1 xícara de suco de laranja fresco.
- 1 xícara de suco de tomate.
- 30 ml de suco de limão fresco.
- 1 colher de chá de granadina.
- 12 gotas de molho picante.
-
Tome tequila seguindo o protocolo tradicional (opcional). Se você é daqueles que acham que existe "um jeito certo" de tomar tequila, veja algumas sugestões de especialistas (sobretudo para tequilas añejo ):
- Coloque 30 ml de tequila em um cálice de dose. Segure-o pelo pé (não pelo corpo), levante-o ao nível dos seus olhos e dê uma olhada na cor.
- Mexa a tequila de leve. Você vai ver que ela parece estar "grudada" no cálice, como se não pudesse vazar ou transbordar. [2] X Fonte de pesquisa
- Tome um gole pequeno e mexa a tequila dentro da sua boca por cerca de dez segundos. O álcool vai passar por toda a sua língua enquanto isso.
- Engula e repita! É uma delícia, não é?
Publicidade
-
Escolha uma tequila blanco , oro ou reposado . A tequila oro , também conhecida como joven , tem um sabor e um valor semelhantes à blanco . Mais uma vez, lembre-se de escolher uma marca pura e feita somente do agave-azul. Tequilas mixto até são mais baratas, mas dão aquela dor de cabeça insuportável no dia seguinte.
-
Tome a tequila pura e em temperatura ambiente. Você não precisa fazer todo o ritual do sal e do limão — o que, inclusive, não é um hábito tão comum no México. Basta colocar uma dose de tequila em temperatura ambiente e engolir de uma vez.
-
Tome a tequila com sal e limão. O método de sal e limão é uma tradição no Brasil e em outros lugares do mundo, mas não é tão popular no México. Estudos indicam que esse ritual surgiu por volta de 1924, mas em ordem inversa: as pessoas chupavam o limão, tomavam a tequila e só depois lambiam o sal. De qualquer maneira, o processo é bastante popular (apesar de criticado pelos puristas). Faça o seguinte:
- Lamba a pele entre o seu polegar e o dedo indicador e coloque um pouco de sal no local.
- Com a tequila e uma rodela de limão por perto, lamba o sal e tome a dose — se possível, de uma vez.
- Chupe o limão logo depois de engolir a tequila. Ele não vai ser tão ácido depois da bebida.
Publicidade
-
Faça uma margarita clássica. Você pode preparar um jarro de margarita clássica ou frozen , mas opte pela versão tradicional se quiser mesmo sentir o sabor da tequila na mistura — já que a versão frozen tem açúcar e água. Veja a receita:
- Coloque os ingredientes abaixo em uma coqueteleira que tenha gelo até na metade:
- 60 ml de tequila blanco , oro ou reposado .
- 15 ml de licor de laranja.
- 30 ml de suco de limão fresco.
- 15 ml de calda de agave-azul.
- Agite com força por 15 a 20 segundos e transfira aos copos ou taças com sal na borda.
- Coloque os ingredientes abaixo em uma coqueteleira que tenha gelo até na metade:
-
Faça um tequini. O tequini mistura a classe e a sofisticação do martini e a "ardência" da tequila. Só tome cuidado: ele é bem forte! Use uma tequila reposado e um vermute doce.
- Coloque os ingredientes abaixo em uma coqueteleira com gelo:
- 75 ml de tequila blanco .
- 15 ml de vermute seco.
- Algumas gotas de Angostura.
- Agite com força por 15 a 20 segundos e transfira a uma taça para martini usando um coador.
- Decore o tequini com uma azeitona, uma casquinha de limão ou uma jalapenho.
- Coloque os ingredientes abaixo em uma coqueteleira com gelo:
-
Faça um tequila sunrise. O tequila sunrise recebe esse nome porque tem uma camada de vermelho e outra de laranja, o que lembra o nascer do sol ("sunrise", em inglês).
- Coloque os ingredientes abaixo em um copo longo com gelo:
- 60 ml de tequila blanco , oro ou reposado .
- Suco de laranja até quase o topo do copo.
- Mexa os ingredientes e adicione duas gotas de granadina ao copo inclinado usando um funil. A granadina vai afundar no copo, mas logo voltar à superfície.
- Decore a bebida com um agitador, um canudo e uma rodela de cereja-laranja.
- Coloque os ingredientes abaixo em um copo longo com gelo:
-
Faça uma "vampira". A vampira, também conhecida como "bloody maria", é uma variação tipicamente mexicana da bloody mary tradicional. A bebida tem um sabor leve e apimentado, mas original e diferente ao mesmo tempo.
- Coloque os ingredientes abaixo em um copo de 300 ml com gelo:
- Uma pitada de sal.
- 45 ml de tequila blanco .
- 1 colher de chá de molho picante.
- 30 ml de suco de tomate.
- 30 ml de suco de limão fresco.
- Complete a bebida com um refrigerante ou um suco de toranja ou outra fruta e decore com uma rodela de limão.
Publicidade - Coloque os ingredientes abaixo em um copo de 300 ml com gelo:
Avisos
- Beba com moderação e nunca dirija depois de ingerir álcool.