Baixe em PDF Baixe em PDF

Se por algum motivo você precisar bloquear páginas de internet, saiba que é possível fazer isso sem gastar rios de dinheiro em programas de monitoramento. Você pode bloquear sites não criptografados pelas configurações do seu roteador. Se os websites em questão estiverem criptografados, é possível usar um serviço gratuito, como o OpenDNS, para bloqueá-los.

Método 1
Método 1 de 2:

Usando a função de bloqueio do roteador

Baixe em PDF
  1. A maioria dos roteadores não consegue bloquear websites criptografados ( https:// ). É possível saber se um site é ou não criptografado acessando-o e procurando por um ícone de cadeado na barra de endereços. Caso ele seja, avance para a próxima seção.
  2. Se o site que você deseja bloquear não estiver criptografado, geralmente é possível bloqueá-lo usando as ferramentas do próprio roteador. Para acessá-las, abra a página de configuração do roteador usando um navegador de internet em um computador que esteja conectado à mesma rede do roteador. Algumas marcas e endereços comum incluem:
    • Linksys - http://192.168.1.1
    • D-Link/Netgear - http://192.168.0.1
    • Belkin - http://192.168.2.1
    • ASUS - http://192.168.50.1/
    • AT&T U-verse - http://192.168.1.254
    • Comcast - http://10.0.0.1
  3. Caso nunca as tenha alterado, digite as informações padrões da conta de administrador. Em muitos aparelhos, o usuário é "admin" ou em branco, e a senha também. Você pode confirmar essas informações do manual de instruções do roteador.
  4. O local dessas opções varia de acordo com a marca e o modelo do roteador. Você pode encontrá-las no menu "Firewall" ou na seção "Segurança". [1]
  5. Digite o endereço de cada URL que desenha bloquear nos dispositivos conectados à rede. Lembre-se: não é possível bloquear endereços https:// , o que torna este Método menos eficaz. Para uma maior proteção, consulte a próxima seção.
  6. Clique no botão "Aplicar" ou "Salvar" para salvar as configurações. O roteador vai aplica-las e reiniciar, o que deve levar cerca de um minuto.
  7. Após salvar as alterações feitas, tente acessar o site adicionado à lista de bloqueio. Se ainda assim conseguir acessá-lo, é provável que ele seja criptografado e você precisará usar um serviço como o OpenDNS (consulte a próxima seção).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando o OpenDNS para sites HTTPS

Baixe em PDF
  1. Caso precise bloquear o acesso de alguns usuários da rede a alguns sites específicos, você vai ter muito mais sucesso utilizando o OpenDNS em vez de fazer o bloqueio pelo próprio roteador. Isso ocorre porque a maioria dos aparelhos não bloqueia websites https:// , e essa criptografia está cada vez mais comum. O OpenDNS pode filtrar esses sites criptografados para todos os usuários da rede. [2]
    • Você pode criar uma conta acessando o endereço opendns.com/home-internet-security/ .
  2. Você vai precisar configurar o roteador para usar o servidor de DNS do OpenDNS, que vai ser responsável pelo bloqueio dos sites. Para fazer isso, abra a página de configuração do roteador usando um navegador de internet em um computador que esteja conectado à mesma rede do roteador. Algumas marcas e endereços comum incluem:
  3. Ao acessar a página de configuração do roteador, você vai precisar digitar as credenciais de login. Caso nunca as tenha alterado, digite as informações padrões de administrador. Em muitos aparelhos, o usuário é "admin" ou em branco, e a senha também.
  4. Você pode encontrá-las na seção "Configuração Básica" do roteador.
  5. Em muitos roteadores, você vai precisar desabilitar o serviço de DNS automático antes de conseguir digitar outros servidores DNS.
  6. Você vai ver dois campos para digitar os servidores de DNS. Digite cada um dos seguintes endereços, pois ambos apontam para os servidores do OpenDNS:
    • 208.67.222.222
    • 208.67.220.220
  7. Clique no botão "Aplicar" ou "Salvar" e permita que o roteador reinicie com as novas configurações de DNS. Isso pode demorar um ou dois minutos.
  8. Acesse o site opendns.com e digite as informações de login da sua nova conta. Você vai ser redirecionado para o "Painel de Controle" do OpenDNS.
  9. Você pode consultar seu endereço IP no topo da página do "Painel de Controle". Digite o endereço no campo "Adicionar uma rede". Isso vai permitir que o OpenDNS identifique o tráfego da sua rede, podendo bloquear os sites de acordo com a lista de bloqueio.
    • Você vai precisar confirmar o endereço da sua rede pode meio de uma mensagem enviada ao e-mail cadastrado na criação da conta do OpenDNS.
  10. Isso vai permitir que você defina o conteúdo a ser bloqueado na rede.
  11. Você pode escolher entre uma segurança "Baixa", "Média" ou "Alta". Essa opção é ótima caso haja uma grande quantidade de páginas que você deseja bloquear, e o OpenDNS atualiza essa lista de bloqueio com frequência.
  12. Você pode adicionar quantos websites quiser. Defina cada um deles para "Bloquear Sempre".
  13. Para que as novas configurações tenham efeito, é preciso descarregar o cache do DNS. Isso vai acontecer automaticamente após um certo período de tempo diferente em cada dispositivo, mas você pode fazer manualmente caso queira que o bloqueio tenha efeito imediato:
    • Windows: pressione as teclas Win + R e digite cmd para abrir o "Prompt de Comando". Digite ipconfig /flushdns para descarregar o DNS. Agora, você pode testar as configurações de bloqueio.
    • Mac: abra o "Terminal" na pasta "Utilidades". Digite dscacheutil -flushcache para descarregar o DNS, depois sudo killall -HUP mDNSResponder para reiniciar o serviço de DNS. Você provavelmente precisará digitar a senha de administrador.
  14. Tente acessar algum dos sites cadastrados na lista de bloqueio usando os dispositivos conectados à sua rede. Se você seguiu os Passos corretamente, o OpenDNS vai exibir uma página de bloqueio ao tentar acessar os sites bloqueados.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 128 142 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade