Baixe em PDF
Baixe em PDF
Boiar é uma habilidade básica de sobrevivência na natação, sendo também uma técnica útil para permanecer tranquilo na água. [1] X Fonte de pesquisa Boiar é uma técnica que pode ser aprendida antes da própria capacidade de nadar. Boiar na água é algo usado o tempo todo no polo aquático. Eis como manter sua cabeça acima da água.
Passos
-
Use ambos os braços e pernas. Use todas as suas quatro extremidades de seu corpo na vertical. Você começará a nadar se virar seu corpo na horizontal e começar a chutar com as pernas e remar com os pés.
-
Mantenha a cabeça erguida e a respiração normal. Mantenha sua cabeça acima da água e tente regular lentamente sua respiração. Desacelerar a respiração irá ajudá-lo a se acalmar, conservará energia e lhe permitirá boiar por mais tempo.
-
Mova seus braços horizontalmente. Seu corpo subirá e descerá caso você mova os braços para cima e para baixo. Mova seus braços para frente e para trás com as mãos fechadas viradas para seu destino. Isso manterá a parte superior de seu corpo por cima da água.
-
Mova suas pernas circularmente ou chute para frente e para trás. Se você estiver movendo suas pernas de maneira circular, não aponte com os pés e mantenha-os retesados. Se você estiver chutando para frente e para trás, aponte os dedos para baixo e chute constantemente.
-
Se precisar, deite-se de costas e agite gentilmente os braços e pernas. Dê ao seu corpo uma pausa temporária ao deitar-se de costas. Você ainda terá de agitar os braços e as pernas, mas não tanto quanto se seu corpo estivesse na vertical.
-
Segure-se em qualquer objeto flutuante caso tenha problemas em permanecer acima da água. Um tronco. Um remo. Uma boia de borracha. Independentemente do que for, use qualquer tipo de material flutuante que possa ser segurado e que o mantenha acima da água. Quanto menos tempo você gastar usando energia para permanecer acima da água, mais tempo poderá ficar nela.Publicidade
-
Faça a natação do cachorro. A natação do cachorro acontece quando você move seus braços para frente enquanto agita as pernas para cima e para baixo. [2] X Fonte de pesquisa
- A vantagem: não é preciso ter “muita técnica” para fazer isso.
- A desvantagem: consome muita energia de seu corpo, o que significa que você não conseguirá praticar essa técnica por muito tempo.
-
Experimente o chute trêmulo. O chute trêmulo é quando você boia na água com as pernas enquanto mantém os braços esticados para obter equilíbrio. Para executar essa técnica, aponte os dedos para baixo e chute pra frente com uma das pernas enquanto coiceia com a outra. Mantenha um ritmo consistente.
- A vantagem: você pode manter os braços livres com essa técnica, tendo assim a oportunidade de fazer outras coisas com eles.
- A desvantagem: visto que você está usando apenas as pernas para boiar, essa técnica pode deixá-lo exausto.
-
Faça o chute do sapo. O chute do sapo é quando você traz seus pés para as laterais e devolve-os à posição original. O chute do sapo é também chamado de chute chicote. Comece juntando as pernas. Mova os pés para as laterais e devolva-os rapidamente à posição original.
- A vantagem: esse chute é menos cansativo que os outros indicados acima.
- A desvantagem: usar esse chute faz com que você fique subindo e descendo na água, sem permanecer relativamente estável.
-
Tente gingar. A ginga permite que você boie na água com suas mãos. Para gingar, mantenha as mãos alongadas para as laterais e completamente submersas. Com as palmas se encarando, tente começar a juntar as mãos até elas quase se tocarem. Ao alcançar esse ponto, vire as palmas para fora e leve as mãos à posição original. Tente manter um movimento fluído com as mãos. [3] X Fonte de pesquisa
- A vantagem: você pode manter as pernas livres, permitindo a combinação dessa técnica com alguma outra que utilize o resto do corpo.
- A desvantagem: você terá de manter boa parte de seu corpo submersa (menos a cabeça).
-
Tente o chute rodado. Também chamado de batedor de ovos, nesta técnica você move um pé no sentido horário enquanto gira o outro no sentindo anti-horário. Essa técnica é de difícil domínio, mas poupa muita energia.
- A vantagem: você poupa muita energia com essa técnica se puder dominá-la.
- A desvantagem: Esta é uma técnica difícil, e muitas pessoas têm de praticá-la extensivamente para poder aprendê-la.
-
Tente o helicóptero. Deite-se de costas na água como se fosse boiar. Imediatamente, mova as mãos circularmente. Mexa os pés para baixo e para cima ao mesmo tempo.
- Vantagem: é fácil de explicar para crianças.
- Desvantagem: o movimento em círculo pode cansar as mãos.
Publicidade
Dicas
- O exercício facilitará o processo de manter o corpo elevado na água.
- Quanto mais sal ou açúcar a água contiver, mais fácil será boiar nela.
- Relaxe e conserve sua energia. Quanto mais tempo você boiar, mais cansado e suscetível à hipotermia ficará.
- Se precisar, use dispositivos de flutuação. Eles podem acostumar a flutuar na água.
- Tente nadar sem usar os braços caso esteja ficando cansado.
Publicidade
Avisos
- Sempre nade com um colega.
- Caso seja novo na natação, não tente impressionar alguém na água (como boiar sem braços, sem pernas, etc.).
Publicidade
Referências
Publicidade