PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Aprendendo a bordar? Uma das técnicas básicas dessa arte é o ponto cruz. Sua origem é bastante remota e seu uso é amplamente difundido em várias culturas diferentes. As fotos a seguir mostram esse método de bordado com uma lona de plástico e linha para ajudar a visualizar melhor o passo-a-passo.

Método 1
Método 1 de 4:

Escolhendo os materiais

PDF download Baixe em PDF
  1. O tecido Aida é o melhor para este tipo de trabalho. Isso porque o seu material é feito de modo a facilitar o alinhamento de pontos. Esse tipo de tecido vem em diferentes tamanhos, os quais correspondem ao número de pontos que podem ser feitos em uma área de 2,5 cm quadrados. As opções de tamanho são normalmente o 11, 14, 18 e 28.
    • Para iniciantes, o tamanho 11 ou o 14 é o mais indicado por ter espaços maiores para se fazer o ponto cruz. Quanto maior o número de pontos, menores serão as cruzes bordadas.
    • Se você não quiser usar o tecido Aida, outras opções são o tecido Fiddler ou o linho. Eles não têm o mesmo espaço que o tecido Aida (que facilita o bordado para iniciantes), mas cabe a você selecionar o material a ser bordado.
  2. Um dos pontos mais interessantes do ponto cruz é a liberdade criativa que ele proporciona, principalmente nas possibilidades de cores de linha — que podem chegar a centenas de tonalidades diferentes.
    • Cada meada de linha para bordado vem em 6 fios (como se fossem 6 fios de cabelo unidos), mas somente 1 ou 3 serão usados por vez no ponto cruz.
    • Os fios para bordado vêm em cores opacas, cintilantes ou metálicas. As duas últimas são mais difíceis de serem trabalhadas e custam bem mais caro.
    • Caso encontre dificuldade em fazer o ponto cruz com a linha que escolheu, você pode comprar uma linha encerada ou passar cera de abelha na linha antes de começar a bordar. Assim, ficará mais fácil fazer as manobras necessárias.
  3. Há muitos desenhos e riscos para bordar disponíveis na internet. Basta escolher um e providenciar as cores de linha necessárias. Por exemplo, no site do Desenhos e Riscos, há modelos para flores, desenhos tipo vitral de janela e borboletas, entre outros. Você pode também imprimir desenhos da página de riscos para bordar do Pinterest. Mas o site que oferece a maior variedade e quantidade de desenhos específicos para o ponto cruz é o Pinterest. Lá você pode salvar as imagens que lhe agradarem mais e imprimir depois.
    • O ponto cruz simples é o melhor para iniciantes. Escolha um modelo pequeno e sem muitos detalhes, com uma variedade de 3 a 7 cores no máximo.
    • Caso não goste de nenhum modelo disponível, você pode criar o seu próprio desenho aliado a um programa de computador ou fazer esse desenho em um papel quadriculado.
  4. Esse bastidor é um aro de metal, madeira ou plástico que segura o ponto enquanto você borda. Pode-se trabalhar sem esse instrumento, mas pelo preço (a partir de 10 reais) e pelo tanto que ele facilita o bordado, compensa bastante usá-lo. Bastidores pequenos são mais fáceis de segurar, mas você vai precisar mudar a posição deles toda hora. Já os bastidores maiores requerem mais força para segurá-los, mas precisam ser movidos com menos frequência.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Criando o seu próprio modelo

PDF download Baixe em PDF
  1. Qualquer imagem pode ser reproduzida no ponto cruz, mas as que são simples e com contornos bem definidos são melhores para quem está começando. Escolha uma foto ou desenho sem muitas cores ou detalhes.
  2. Você pode selecionar e ampliar apenas uma parte específica da imagem, a qual escolheu para trabalhar. Caso você tenha um programa de edição de imagens, use a função "posterizare" para que a foto fique com contornos definidos. Converta a foto para o preto-e-branco antes de imprimi-la para facilitar a escolha de cores para o bordado.
  3. Tire uma cópia da imagem que você escolheu e coloque uma folha de papel quadriculado em cima. Desenhe o contorno da imagem que fica visível no papel quadriculado. Procure fazer o contorno com o menor número de detalhes possível.
  4. Com o contorno da imagem já delineado, escolha de 3 a 7 cores que você vai usar no ponto cruz. Use lápis de cor para pintar o desenho no papel quadriculado, respeitando o padrão de quadradinhos ao invés de fazer linhas curvas.
  5. Caso você não leve muito jeito para desenhar, use um programa de computador para transformar uma foto em um desenho apropriado para o ponto cruz. Por exemplo, o "Pic 2 Pat" permite que você escolha de que tamanho ficará o desenho, quantas cores ele terá e a quantidade de detalhes no resultado final.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Ponto cruz básico

PDF download Baixe em PDF
  1. O tamanho do tecido vai depender do tamanho do modelo escolhido. Cada quadrado do papel quadriculado corresponde a um ponto cruz (que tem o formato de um ‘x’) — logo, dá para saber de que tamanho vai ficar o bordado contando os quadradinhos. A linha para bordar pode ser cortada a 90 centímetros de comprimento para começar.
    • Cada meada de linha para bordado vem em 6 fios (como se fossem 6 fios de cabelo unidos), mas somente 1 ou 3 serão usados por vez no ponto cruz. Antes de começar, separe os fios delicadamente pelo meio e use apenas um fio para cada parte do desenho.
    • Alguns desenhos exigem o uso de vários fios ao mesmo tempo, o que pode complicar demais o trabalho para iniciantes. Para evitar esse problema, confira se o gráfico ou desenho que você escolheu permitem o uso de um fio só.
    • Não se preocupe muito se o seu fio terminar antes da hora. Um dos pontos fortes do ponto cruz é que, olhando de frente, não dá para saber a onde começou e nem onde terminou a linha. Basta dar o nó e cortar a linha que acabou e começar com uma linha nova de onde você parou com a última.
  2. Pegue uma linha para bordado e faça um laço na ponta. Umedeça esse laço com saliva ou uma gota de água para facilitar a costura. Puxe o laço pelo buraco da agulha até ficar um pedaço curtinho do outro lado.
  3. Conte quantos quadrados há até o meio do desenho — um bom lugar para começar a dar os primeiros pontos. Passe a agulha pelo primeiro espaço do tecido de trás para a frente. Passe a linha no sentido diagonal e puxe a agulha, passando-a pelo laço feito anteriormente. Assim você deixará feito uma amarra que vai segurar a linha e dar a estabilidade da qual você precisa para bordar.
    • Você pode formar pontos no sentido ‘////’ ou ‘\\\\’. O importante é que você escolha um dos dois e faça o resto tudo igual durante todo o trabalho de bordado.
    • Depois de dar cada ponto, passe a linha pela ponta solta na parte de trás do tecido para segurar os pontos no lugar. Assim você se previne contra acidentes — quando a linha é puxada sem querer ou enrosca em um objeto e lá se vão embora os pontos feitos com tanta paciência.
  4. Trabalhe usando a letra ‘x’ como referência, ou seja, dando os pontos do meio para fora até completar o desenho. Caso a linha acabe antes do trabalho terminar, basta fazer um nó na parte de trás do tecido e continuar com um pedaço novo de linha.
  5. Após terminar o desenho e ter feito o contorno (opcional), amarre a linha embaixo do último ponto cruz, fazendo um nó. Finalize cortando a linha que ficou sobrando.
  6. As mãos são naturalmente sujas e oleosas. Parte dessa sujeira acaba ficando no tecido do bordado. Mesmo que você lave as mãos com frequência durante o trabalho de bordado, sempre acaba ficando um pouco no resultado final. Lave o bordado à mão com cuidado e deixe secar ao vento.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Técnicas mais avançadas de ponto cruz

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele é um ponto que equivale à quarta parte de um 'X'. Esse tipo de ponto é extremamente útil para criar linhas curvas e acrescentar mais detalhes ao desenho. Para fazer ¼ de ponto cruz, traga a agulha de uma das pontas do quadrado do tecido até o meio desse mesmo quadrado. O resultado lembra uma das 4 pernas da letra "X".
  2. Este ponto também é bastante usado para acrescentar detalhes ao bordado. É preciso fazer um meio-ponto (uma linha na diagonal pegando dois quadrados) e ¼ de ponto.
  3. Para fazer o contorno do desenho bordado, use um único fio de linha para bordado (normalmente na cor preta) e faça o contorno da figura escolhida para o bordado. Para fazer o ponto atrás, trabalhe verticalmente e horizontalmente, formando pontos em forma de ‘/’ ou ‘\’ ao invés de ‘|’ ou‘_’ ao redor do desenho. Puxe a agulha para cima através do tecido e volte com ela para o final da diagonal. Repita esse processo até ter terminar o contorno do desenho.
  4. Apesar de não ser um ponto cruz tradicional, ele pode ser usado para fazer pequenos nós na ponta da agulha. Puxe a linha pelo tecido. Enrole a agulha na linha 2 ou 3 vezes perto de onde a linha se encontra com o tecido. Segure a linha durante o processo. Puxe a agulha até o fim para completar o nó francês.
    Publicidade

Dicas

  • Quando houver vários pontos da mesma cor em sequência, faça a primeira metade dos pontos dessa fileira (////) para, em seguida, retornar cruzando todos eles (XXXX). Isso economizará tempo e linha, e dará um aspecto mais uniforme ao resultado final.
  • Para deixar os pontos uniformes, sempre aponte a parte inferior da cruz para a mesma direção. Ex.: inicie o ponto no canto superior esquerdo e passe para o canto inferior direito.
  • Você pode encontrar vários gráficos de ponto cruz na internet e em revistas especializadas. Você também pode utilizar alguns softwares, como o PCStitch ou o EasyCross, para gerar seus próprios gráficos.
  • É muito importante sempre saber onde você parou para evitar erros e desperdício de tempo procurando o último ponto dado. Para ajudar, você pode tirar uma cópia do desenho e ir pintando as partes que já foram bordadas. Assim você mantém um registro do que já foi bordado.
  • Para evitar ficar sem linha no meio do bordado, é importante saber o quanto de linha você ainda tem. Colocar os rolos de linha em um saco plástico com fecho separados por cor ajuda bastante. Encontre um jeito que funcione para você.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 248 518 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade