Baixe em PDF Baixe em PDF

O faz de conta é um elemento fundamental da infância, e muitas crianças brincam de casinha para compreender o mundo e explorar o ambiente ao redor. Designe um espaço específico e use alguns brinquedos para despertar a imaginação de uma criança pequena, ensinando-a interagir e a fazer de conta. Quando seu filho estiver um pouco mais velho, deixe-o inventar as histórias e controlar a brincadeira, e não se esqueça de também levá-lo para brincar com crianças da mesma idade.

Método 1
Método 1 de 2:

Brincando com uma criança pequena

Baixe em PDF
  1. Você e seu filho podem brincar de casinha em qualquer lugar, como um quarto, a sala, o quintal ou o jardim. Uma casa de brinquedo ou de bonecas é uma boa ideia para começar, já que as crianças pequenas exigem um certo empurrãozinho na imaginação, mas você também pode criar uma casa usando caixas de papelão ou almofadas. [1]
    • Caso decida fazer uma casa de papelão, deixe a criança decorá-la usando adesivos, canetinhas e giz de cera.
  2. As crianças adoram brincar com utensílios domésticos do tamanho delas, portanto, pegue alguns brinquedos ou até mesmo objetos de verdade que sejam seguros para os pequenos. Você poderia usar um aspirador, um liquidificador e uma caixa de ferramentas de brinquedo; medidores reais de alimentos; uma mesa pequena com cadeiras; um espanador; e alguns pratos e canecas de plástico. [2]
    • Não se sinta obrigado a usar dezenas de objetos de uma só vez — tal excesso pode sobrecarregar as crianças menores. Em vez disso, faça um rodízio de brinquedos a cada duas semanas para manter seu filho interessado.
  3. A maioria das crianças mais novas prefere brincar de casinha usando bonecos, portanto, pegue os favoritos do seu filho e pergunte quem vai ser quem — os bonecos não precisam combinar, o importante aqui é incentivar a criança a usar a imaginação e brincar.
    • Talvez seu filho queira brincar com uma boneca enquanto você brinca com o elefante de pelúcia dele. Nesse caso, diga algo como "Tudo bem, vou ser seu elefante, o João. Mas e você? Quer brincar com a esse bebê?".
  4. Provavelmente, a brincadeira começará com cada um escolhendo seu papel, e você poderá ser o primeiro a dizer isso, seguido do seu filho — caso a criança seja muito pequena, talvez você precise perguntar quem ela vai ser. [3]
    • Diga algo como: "Oi! Sou um bebê. E você, quem é? Uma mamãe elefante?".
  5. As crianças pequenas não conseguem seguir brincadeiras muito complicadas ou cheias de personagens, portanto, prefira algo mais simples. Comece a fazer uma pequena tarefa doméstica e peça que seu filho o imite, ou pergunte o que ele faria com uma determinada ferramenta ou utensílio.
    • Mantendo a brincadeira simples, você também terá a oportunidade de ensinar novas palavras à criança — brincar é uma ótima atividade para expandir o vocabulário dos pequenos.
    • Caso seu filho esteja consertando alguma coisa, você poderia dizer algo como "A chave de fenda é muito boa para apertar parafusos. Esta é a chave de fenda".
  6. Permita que o pequeno assuma a liderança na hora de brincar, observando por quais brinquedos ele tem mais interesse e incluindo-os na brincadeira. Lembre-se de que, desde que estejam divertindo-se, as crianças não precisam seguir regras na hora de usar os brinquedos. [4]
    • Caso seu filho demonstre mais interesse por objetos relacionados à cozinha, mude a brincadeira para algo que envolva comida — talvez você tenha sido convidado para jantar, ou talvez seja uma criança que quer tomar café da manhã.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Incentivando uma criança mais velha a brincar

Baixe em PDF
  1. Conforme envelhecem, as crianças podem querer incluir novas atividades na brincadeira de casinha — portanto, em vez de sempre brincar do mesmo jeito, pergunte o que seu filho quer fazer. Talvez ele queira imitar alguma atividade que tenha visto você fazer antes, como: [5]
    • Fazer faxina;
    • Cozinhar;
    • Dobrar a roupa;
    • Pagar contas usando moedas ou dinheiro de brinquedo;
    • Podar as plantas;
    • Regar o jardim;
    • Cuidar do irmão mais novo.
  2. A imaginação das crianças mais velhas está em desenvolvimento, logo, elas não precisam tanto de brinquedos. Você também não precisa designar um espaço específico para a atividade — em vez disso, brinque onde e quando seu filho quiser.
    • Por exemplo, você poderia perguntar se ele quer brincar na sala de espera do pediatra — talvez ele queira fingir que é um pai levando o filho ao médico.
  3. Caso a criança adore fingir que está servindo o café da tarde ou preparando refeições, permita que ela use brinquedos que tenham várias partes ou acessórios — você poderia comprar uma daquelas cozinhas de brinquedo com fogão, geladeira, louças e comidinhas; ou poderia ensinar o pequeno assar um bolo de verdade em um daqueles forninhos fáceis de usar.
  4. Crie histórias que usem os assuntos e personagens favoritos da criança — você poderá inventar o começo da trama e incentivar seu filho a dar continuidade à história, dizendo como os personagens agem ou o que eles farão dali para frente.
    • Por exemplo: "Era uma vez uma mamãe dragão que tinha um bebê que não gostava de escovar o cabelo. O que você acha que a mamãe dragão deve fazer?".
  5. A criança já está familiarizado com os fundamentos da brincadeira, portanto, acrescente alguns aspectos mais divertidos à atividade — isso é particularmente importante para quem tem filhos que se entediam rapidamente com a repetição. Pense em novos lugares, como castelos, vulcões, ou o espaço sideral; ou invente novos personagens, como um novo irmão, a boneca favorita da criança, piratas ou super-heróis. [6]
    • Você poderia dizer algo como: "Você é um papai que vive na lua e eu serei um pirata espacial que vem capturá-lo".
  6. Agora que ele aprendeu a usar a imaginação, o pequeno poderá brincar de casinha com coleguinhas da idade dele — leve-o para brincar com um vizinho ou com um amigo da escola, e deixe que as crianças assumam o controle da brincadeira, decidindo quem será quem. [7]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 24 276 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade