PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os controles parentais costumam impor limitações estritas à navegação de internet. Caso seus pais o tenham configurado para limitar seu acesso à internet, você precisa conversar com eles. Os pais também precisam conversas com os filhos sobre o uso indevido da internet e sobre os possíveis perigos de outros usuários e conteúdos inapropriados ou perigosos. Caso seja um adulto que teve sua experiência de navegação afetada por controles parentais, este artigo vai ensiná-lo alguns passos para burlar essas restrições.

Método 1
Método 1 de 5:

Usando uma conta de administrador no Windows

PDF download Baixe em PDF
  1. Para tanto, faça o seguinte:
    • Clique no menu "Iniciar".
    • Digite "cmd".
    • Clique com o botão direito sobre "Prompt de comando".
    • Clique em Executar como administrador .
  2. Fazê-lo vai ativar a conta de administrador no "Prompt de comando". [1]
    • Nunca use uma conta de administrador para acessar um computador que não seja seu — ou seja, no trabalho ou outro computador compartilhado —, pois essa ação é considerada ilegal.
  3. Siga os passos abaixo para reiniciá-lo.
    • Clique no menu "Iniciar".
    • Clique no ícone de um círculo com uma linha no topo.
    • Clique em Reiniciar .
  4. Você deverá vê-la listada junto com as demais contas de usuário. Por padrão, a conta de administrador não exige uma senha para ser acessada e costuma permitir acesso total ao computador.
    • Você também pode burlar controles parentais no Mac.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Usando um software de VPN

PDF download Baixe em PDF
  1. Geralmente, os controles parentais mantêm acessíveis sites como o Google e o Bing.
  2. Um software de VPN ( Virtual Private Network - Rede Virtual Privada) é usado para mascarar o local atual do seu computador, ajudando a burlar controles parentais. As VPNs são mais comuns para aqueles que desejam navegar de forma mais privada e segura. [2] Existem vários software gratuitos de VPN, cada um com suas vantagens e desvantagens. Algumas opções populares incluem: [3]
    • Hotspot Shield : possui uma assinatura gratuita e uma paga. Ele é fácil de usar e tem uma cota de 500 MB por dia. O único ponto negativo é que é necessário informar um cartão de crédito para criar uma conta de teste grátis da versão premium, mesmo se você planeja apenas usar o modelo gratuito.
    • Tunnelbear : essa é outra VPN de fácil uso, pertencente à empresa McAfee. A desvantagem é que a versão gratuita permite apenas 500 BM por mês.
    • Proton VPN : possui uma opção grátis que inclui tráfego ilimitado por mês, mas somente permite a conexão de um dispositivo. Você pode criar uma conta usando seu endereço de e-mail, e ela não registra os websites visitados. Além disso, essa á uma das poucas VPNs que não possui anúncios em seu cliente.
    • Hide.Me : possui uma opção grátis que inclui um plano de 2 GB de dados por mês e permite somente a conexão de um dispositivo. No entanto, ela não registra os websites visitados ou dados de usuários. Ela também não possui anúncios.
  3. Após encontrar o software que melhor atende suas necessidades, baixe e instale seu cliente.
    • Leia os termos e condições de uso do software da VPN que você baixar. Alguns clientes de VPN contêm malware, anúncios invasivos, e podem rastrear suas atividades online.
    • Como regra geral, baixe apenas arquivos de sites confiáveis. Softwares de terceiros contêm risco de infecção do computador.
  4. A maioria dos serviços possui um aplicativo que permitem ativá-los. Em seguida, todo o tráfego da internet será roteado para outro local.
  5. Para tanto, abra um navegador de internet e digite um site que estava bloqueado. Agora, você deverá poder navegar sem passar pelo controle parental.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Usando um site de proxy ou desbloqueador

PDF download Baixe em PDF
  1. Os controles parentais costumam permitir acesso a sites como Google e Bing.
  2. Os proxies burlam filtros de internet roteando o tráfego para outro servidor, mascarando o endereço do computador no processo.
  3. Os sites de proxy roteiam o tráfego da internet para um endereço de terceiros. Isso permite que você acesse websites sem precisar acessar os endereços deles. Alguns sites de proxy podem ser bloqueados por alguns controles parentais, mas continue procurando até encontrar um que esteja liberado. Alguns sites populares de proxy incluem: [4]
    • 4everproxy : não tem limite de banda e é ótimo para srteaming de vídeos. Ele também remove o histórico de navegação a cada duas horas.
    • Proxysite : usa SSL e criptografia para fornecer uma qualidade de navegação como a de uma VPN. Ele pode ocultar seu endereço IP e permitir acesso a sites bloqueados, e também limpar o histórico de navegação.
    • Hide.Me : também oferece um website de proxy. Ele não registra ou armazena seus dados de navegação, não contém anúncios pop-up e bloqueia os pop-ups recebidos durante a navegação. Além disso, esse é um dos servidores proxy mais rápidos disponíveis.
  4. Ao acessar o site de proxy, você deverá ver uma caixa de texto onde o URL deverá ser digitado. Digite o endereço do site que você quer acessar.
    • Muitos sites de proxy o redirecionam para uma barra de pesquisa para simplificar a navegação.
  5. Como você usará um proxy, os websites visitados não serão exibidos no controle parental.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Restaurando um iPhone ou iPad às configurações de fábrica

PDF download Baixe em PDF
  1. Use o cabo lightning do carregador que veio com o dispositivo para conectá-lo no Windows ou Mac. A forma mais fácil de burlar um controle parental em um dispositivo móvel é realizando uma restauração de fábrica.
    • Essa restauração não vai funcionar caso o bloqueio tenha sido feito no roteador. Neste caso, use uma VPN ou site de proxy.
  2. No Windows ou nas versões mais antigas do macOS, abra o iTunes. Ela tem o ícone de uma nota musical colorida em um fundo branco. No macOS Catalina ou versões posteriores, abra o Finder.
  3. No Finder, o nome do iPhone ou iPad está listado no painel do lado esquerdo.
  4. Tanto o Finder quando o iTunes possuem opções de backup dispositivo iOS (iPhone ou iPad) para o iCloud ou localmente no computador. Clique na opção de fazer backup do dispositivo no computador.
  5. Em seguida, os arquivos do dispositivo começarão a ser salvos. Aguarde até o final do backup.
  6. Fazê-lo indica que você concorda com os termos e as condições de uso.
  7. Para finalizar o processo de restauração, desbloqueie o aparelho e informe seu endereço de e-mail e senha associados ao seu ID Apple.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Restaurando um dispositivo Android às configurações de fábrica

PDF download Baixe em PDF
  1. A forma mais fácil de burlar um controle parental em um dispositivo móvel é realizando uma restauração de fábrica. Faça-o a partir do aplicativo "Configurações". Ele tem o ícone de uma engrenagem, mas tem seu menu diferente de acordo com o dispositivo Android. Caso não consiga encontrar essas configurações exatas, procure por nomes parecidos. Siga os passos abaixo para restaurar seu telefone:
    • Abra o aplicativo "Configurações"
      Android 7 Settings
      .
    • Toque no ícone de lupa.
    • Digite "Backup e redefinição" na barra de pesquisa.
    • Toque em "Backup e redefinição".
    • Toque em "Fazer cópia de segurança de dados."
    • Toque em "Fazer cópia de segurança".
  2. Ele tem o ícone de uma seta ou colchete apontando para a esquerda, geralmente localizado no canto superior esquerdo do menu "Configurações".
  3. Em seguida, a barra de pesquisa será exibida.
  4. Fazê-lo vai exibir uma lista de itens de menu relacionados à palavra "Redefinir".
    • Essa restauração não vai funcionar caso o bloqueio tenha sido feito no roteador. Neste caso, use uma VPN ou site de proxy.
  5. Ela pode aparecer rotulada como "Restauração de fábrica", "Restauração de dados de fábrica" ou algo similar.
  6. Siga as instruções na tela para confirmar essa restauração.
  7. Faça-o pressionando o botão "Ligar/Desligar" na lateral para reiniciá-lo nas configurações padrões de fábrica.
  8. Após ligar o telefone, siga as instruções na tela para configurar o telefone. Você terá que definir um idioma, opções de login, conectar a uma rede Wi-Fi, entre outros ajustes.
  9. Durante o processo de configuração, em algum momento você verá uma tela perguntando se você deseja restaurar um backup no telefone. Fique de olho nessa opção e selecione-a.
  10. Use o endereço de e-mail e senha associados à sua conta do Google usados durante o backup do telefone.
  11. Este é o backup criado antes da restauração de fábrica do telefone.
  12. Após selecionar o backup, continue com o processo de configuração. Quando o telefone é restaurado, as configurações do controle parental são removidas.
    Publicidade

Dicas

  • Evite navegadores de terceiros, como o Tor; embora ofereçam acesso a sites de forma anônima, eles também podem causar danos ao computador.
  • O método da conta de administrador funciona apenas no Windows. Para o Mac, use o método da VPN e proxy.
Publicidade

Avisos

  • Não acesse dados pessoas enquanto estiver usando um proxy ou VPN. Ironicamente, esses serviços nem sempre possuem a melhor proteção contra hackers ou vírus.
  • Tenha cuidado ao fazer download de softwares que alegam burlar bloqueios de roteador; faça uma verificação e pesquisa antes de baixá-los e instalá-los, pois eles podem conter um vírus ou outro tipo de infecção.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 27 633 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade