Baixe em PDF
Baixe em PDF
A equação da área de uma elipse parecerá familiar caso você tenha estudado círculos anteriormente. O mais importante é lembrar que a elipse tem duas medidas importantes que precisamos medir, o raio maior e o raio menor.
Passos
-
Encontre o raio maior da elipse. Ele será a distância do centro da elipse até o ponto mais distante dele. Pense nessa medida como o tamanho da parte "gorda" da elipse. Faça a medição dessa distância caso não haja um diagrama mostrando esse cumprimento. Chamaremos este valor de a .
- Você também poderá chamar este raio de semieixo maior. [1] X Fonte de pesquisa
-
Encontre o raio menor. Como você já deve ter adivinhado, o raio menor mede a distância entre o centro da elipse e o ponto mais próximo a ele. Chamaremos essa medida de b .
- Este raio faz um ângulo de 90º com o raio maior, mas não é necessário fazer operações com ângulos para resolver o problema.
- Também podemos chamar de "semieixo menor".
-
Multiplique por pi. A área da elipse é a x b x π. Como você está multiplicando duas unidades de medida, a resposta estará em unidades quadradas.
- Por exemplo, se uma elipse tem um raio menor de 3 unidades e um raio maior de 5 unidades, a área será igual a 3 x 5 x π, que é aproximadamente 47 unidades quadradas.
- Se você não tiver uma calculadora ou se a sua não tiver o símbolo "π", considere o valor dele como "3.14".
Publicidade
-
Pense na área de um círculo. Você deve lembrar que a área de um círculo é igual a π x r x r . E se nós tentássemos achar a área de um círculo como se ele fosse uma elipse? Mediríamos o raio em uma direção, obtendo r . Depois, giraríamos 90º e mediríamos novamente o raio, obtendo r novamente. Aplicando na fórmula, obtemos: π x r x r! Como podemos ver, um círculo é apenas um caso particular de uma elipse. [2] X Fonte de pesquisa
-
Imagine um círculo sendo espremido. Ele passará a ter a forma de uma elipse. À medida em que ele é espremido mais e mais, um dos raios vai ficando maior enquanto o outro, fica menor. Entretanto, a área permanece a mesma, pois nada está saindo do círculo. Considerando os dois raios usados na nossa equação, o que está sendo espremido diminuirá à medida em que o que está sendo esticado cresce, ou seja, eles se cancelam e a área não muda.Publicidade
Dicas
- Se você quiser uma prova mais formal, será necessário aprender a resolver integrais , que são uma operação do cálculo. [3] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
Publicidade