Baixe em PDF Baixe em PDF

Em estatística, a amplitude representa a diferença entre o maior e o menor valor de um conjunto de dados. Ela mostra a dispersão dos valores de uma série. Se a amplitude for um número elevado, então os valores da série estão distribuídos afastados; se a amplitude for um número baixo, então, os valores na série estão próximos uns dos outros. Se você quiser saber como calcular a amplitude, basta seguir estes Passos.

  1. Para encontrar a amplitude de um conjunto, você precisa listar todos os elementos dele para poder identificar o maior e o menor número. Anote todos os elementos. Os números deste conjunto são os seguintes: 14, 19, 20, 24, 25 e 28. [1]
    • Pode ser mais fácil de identificar o maior e o menor número no conjunto se você listá-los em ordem crescente. Neste exemplo, o conjunto poderia ser rearranjado assim: 14, 19, 20, 24, 24, 25, 28.
    • Ordenar os elementos do conjunto também pode ajudá-lo a fazer outros cálculos, como encontrar a moda, média ou a mediana do conjunto.
  2. Nesse caso, o número mais baixo no conjunto é 14 e o número mais alto, 28.
  3. Agora que você já identificou o menor e o maior número no conjunto, tudo que você tem a fazer é subtrair um do outro. Subtraia 14 a partir de 28 (28 - 14) para obter 14, a amplitude do conjunto. [2]
  4. Depois de encontrar a amplitude, destaque-a claramente. Isso o ajudará a evitar confundi-la com outros cálculos estatísticos que você pode precisar fazer sobre o conjunto, tais como encontrar a mediana, moda ou média. [3]
    Publicidade

Dicas

  • O valor da mediana de qualquer conjunto de dados estatísticos representa o "centro" do conjunto de dados em termos de distribuição de dados, e não a sua amplitude. Assim, embora você possa ficar tentado a supor que a mediana de um determinado conjunto de dados é a amplitude dividida por 2 — ou metade do caminho entre os extremos da amplitude — esse normalmente não é o caso. Para encontrar a mediana correta, você deve listar os elementos de dados em ordem. Em seguida, localize o elemento no meio da lista. Esse elemento é a mediana. Por exemplo, se tiver uma lista de 29 elementos, o elemento 15 irá ser equidistante da parte superior e inferior da lista ordenada, de modo que o elemento 15 é a mediana, independentemente de como seu valor se relaciona com a amplitude.
  • Você também pode interpretar "range" (intervalo) em termos algébricos. Porém, primeiro, você tem que entender o conceito de uma função algébrica, ou um conjunto de operações em qualquer número dado. Uma vez que as operações da função podem ser executadas em qualquer número, até em um número desconhecido, esse valor é representado por uma letra variável, geralmente "x". O domínio é o conjunto de todos os valores de entrada possíveis que podem substituir esse número desconhecido. A imagem de uma função, então, é o conjunto de todos os resultados possíveis que você pode obter depois de introduzir um dos valores de domínio e realizar todas as operações definidas pela função. Infelizmente, não há uma única maneira de calcular a imagem de uma função. Às vezes, desenhar graficamente a função ou calcular vários valores vai demonstrar um padrão claro. Você também pode usar seu conhecimento de domínio da função para eliminar possíveis resultados, ou diminuir o conjunto de dados que indica a imagem.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 461 384 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade