PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Uma tempestade se aproxima; de repente, você vê um relâmpago seguido por um estrondo ensurdecedor de um trovão. Ele parece próximo – até demais. Calcular a distância de um raio pode servir para manter sua paz de espírito se você estiver num local seguro; mas também pode ajudá-lo a saber se precisa encontrar esse local seguro o mais rápido possível. Então, a qual distância você estava do raio? Leia mais para descobrir.

  1. [1]
  2. Se você tiver um relógio, comece a cronometrar assim que o relâmpago aparecer e pare assim que ouvir o trovão. Se você não tiver relógio, tente contar os segundos sozinho com a máxima precisão. Fale "um crocodilo, dois crocodilo..." na cabeça enquanto conta.
  3. O som viaja uma milha a cada cinco segundos e um quilômetro a cada três segundos. Portanto, se você quer saber sua distância do raio, divida o número de segundos por 5 para ter a resposta em milhas e por 3 se quiser a resposta em quilômetros. A diferença entre quando você vê o relâmpago e quando ouve o trovão ocorre porque o som viaja muito mais devagar que a luz. Entenda o que você fez: [2]
    • Digamos que você tenha contado 18 segundos. Para encontrar a distância do raio em milhas, divida 18 por 5; o resultado é 3,6 milhas. Para encontrar a distância do relâmpago em quilômetros, divida 18 por 3; a resposta é seis quilômetros.
    • Embora não seja possível obter um resultado totalmente preciso – pois a temperatura e a umidade influenciam ligeiramente na velocidade do som –, essa é uma boa maneira de calcular sua distância de um relâmpago.
  4. O som viaja a uma velocidade de cerca de 344 metros, ou 1.129 pés, por segundo. Para calcular a distância do raio em metros, arredonde 344 para 340 e multiplique o número de segundos por 340. Para calcular a distância do raio em pés, arredonde 1129 para 1130 e multiplique o número de segundos por 1130. Aqui está um exemplo:
    • Digamos que você tenha contado 3 segundos. Multiplique esse número por 340 para saber a distância em metros: 3 x 340 = 1020 metros. Multiplique esse número por 1130 para saber a distância em pés: 3 x 1130 = 3.390 pés.
    Publicidade

Dicas

  • Se houver crianças assustadas por perto, descubra a distância do raio e diga a elas. Isso ajudará a diminuir o medo e é provável que elas até perguntem: "Como você sabe disso?"
  • Espalhe este método para as pessoas. Muitas delas ainda acreditam no mito de que o número de segundos que você conta é igual ao número de quilómetros de distância do raio.
  • O som viaja através do ar a velocidades ligeiramente diferentes, dependendo da temperatura e da umidade relativa do ar. A diferença é bastante pequena, no entanto, e não afetará substancialmente seus cálculos. Para mais informações, consulte as calculadoras de velocidade de som encontradas na internet.
  • Naturalmente, existe uma grande margem de erro neste método. Se possível, calcule a distância de vários trovões e faça uma média para ter mais precisão.
  • Se você tiver mapa e bússola, trace a localização de cada raio com uma linha no mapa na direção do raio e uma cruz na distância calculada ao longo dessa linha.
  • Este método também pode ser usado para ensinar alunos a calcularem distância, velocidade e tempo.
  • Se um raio atingir um ponto a 1 milha (1,6 km) de distância, você verá o clarão cerca de 0,00000536 segundo após sua ocorrência, e vai ouvi-lo aproximadamente 4,72 segundos depois do fenômeno. Se você calcular a diferença entre essas duas experiências, descobrira que se ouve o raio cerca de 4,71999 segundos após ele ter realmente ocorrido. Portanto, 5 segundos por milha é uma aproximação bastante confiável. [3]
Publicidade

Avisos

  • Raios podem matar. É uma boa ideia aprender a se proteger durante uma tempestade.
  • Devido à forma como o som viaja e como diferentes objetos, como montanhas e edifícios, interagem com as ondas sonoras, esta não é a maneira mais confiável para calcular a distância de um relâmpago. Não deixe que sua vida dependa disso. Procure saber as previsões meteorológicas locais.
  • Se você descobrir que o relâmpago ocorreu a menos de um quilômetro de distância, encontre um abrigo imediatamente. A descarga do raio pode atingi-lo.
  • Se não enxergar o raio diretamente, o som que você ouviu pode ter sido reflexo de um prédio ou montanha, o que aumenta o tempo entre os dois eventos (o clarão e o estrondo); nesse caso, o relâmpago parece mais distante do que realmente está. Considere os objetos e obstáculos próximos (principalmente os grandes), pois o som deverá "dobrar" e chocar-se contra eles. Qualquer caminho indireto será maior do que a distância que você está tentando calcular.
  • Esta atividade não deve ser feita em locais abertos. Se você está perto o suficiente para ouvir um trovão, então está perto o suficiente para ser atingido por um raio. Relâmpagos viajam muito rapidamente, e houve casos de pessoas a mais de 16 quilômetros de distância da tempestade terem sido atingidas. Se possível, procure um abrigo imediatamente. [4]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 211 677 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade