PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Há uma equação bastante simples para se calcular a quantidade de watts consumidos por um dispositivo eletrônico. Para isso, basta conhecer as quantidades de ampères (amps) e de volts. Entender o conceito de potência é importante porque pode ajudá-lo a poupar dinheiro e energia.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando a matemática para determinar a potência

PDF download Baixe em PDF
  1. Determine a quantidade de watts consumidos por uma fonte de energia. Você deverá conhecer os valores relativos a amps e volts. Para determinar a potência, basta usar uma fórmula de multiplicação simples. A quantidade de ampères (ou amps) representa o total de eletricidade usada. A voltagem, por sua vez, mede a força ou a pressão dessa eletricidade.
    • O valor de watts é igual aos amps multiplicados pelos volts. E só! Em outras palavras, watt = amp × volts . Em certos casos, você encontrará essa fórmula escrita na forma W = A × V . [1]
    • Por exemplo, se a corrente tem 3 amps (3A) e uma voltagem de 110V, basta multiplicar esses dois valores para obter a potência de 330W (watts). A fórmula é P = 3A × 110V = 330 W (sendo P a incógnita indicativa de potência).
    • É por essa razão que watts costumam ser chamados de volt-amps. Disjuntores geralmente têm o valor de amps indicado nos interruptores, representando a amperagem máxima com a qual o circuito pode trabalhar antes de falhar. Também é possível determinar os valores de volts e amps observando os rótulos ou lendo os manuais de operação. É possível consultar na internet os valores relativos a eletrodomésticos comuns (a maioria dos itens domésticos menores ou relacionados à iluminação apresentam valores de 15 a 20 amps e os maiores, de 20 a 60 amps). A fiação doméstica costuma apresentar voltagem de 120 a 240 volts, dependendo do local.
  2. Determine a quantidade de amps ou volts da mesma forma. Você pode usar a fórmula de multiplicação de forma reversa. Por exemplo, usemos uma fonte de energia AC 24~40. Essa indicação mostra que ela possui 24 volts e 40 watts. [2]
    • A fonte de energia é capaz de entregar 1,6 amps. A fórmula usada será 40 = ? × 24. Logo, você deverá dividir 40 por 24 para obter 1,6. [3]
    • Há uma outra razão para usar esse método. Digamos que você queira calcular a quantidade de watts consumidos por um ventilador de teto e o rótulo indique um valor determinado. Você poderia calcular o consumo típico em volts usados pelo dispositivo (contatando o fabricante ou pesquisando online), multiplicando os dois valores, e gerando uma estimativa da potência necessária para o funcionamento do ventilador.
  3. Se quiser descobrir a potência de um resistor, será preciso conhecer a voltagem (V) e a corrente (conhecida pela variável I). Essa é a chamada "Lei de Ohm". [4]
    • A fórmula de multiplicação é igual à voltagem multiplicada pela corrente, expressa como W = V × I . [5] Em alguns casos, você verá essa fórmula com um P no lugar da potência.
    • A fórmula se torna mais complexa quando a potência variar ao longo do tempo. Ela envolve usar o período de tempo em questão para se obter uma média. Trata-se de algo difícil de calcular e, para esse tipo de medição, recomenda-se o uso de aparatos especiais, como o multímetro.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando ferramentas para determinar a potência

PDF download Baixe em PDF
  1. Há muitas páginas na internet com calculadoras usadas para o cálculo da potência. Elas podem fazer essa fórmula por você. [6]
    • Essas páginas geralmente pedem a você que insira os números de volts e de amps. A seguir, basta pressionar o botão "calcular" para obter a potência em watts.
    • Tenha em mente, no entanto, que calculadoras online não são sempre precisas, já que cada dispositivo possuirá necessidades de consumo ligeiramente distintas.
    • Algumas páginas darão o valor da potência necessária em watts apenas com a seleção do eletrodoméstico, como no caso de uma televisão ou um computador. Em alguns casos, há planilhas que listam a quantidade de watts consumidos por diversos aparelhos, de geladeiras a aparelhos de som. [7]
  2. Você pode descobrir o consumo em watts de um eletrodoméstico lendo as informações da placa de informações.
    • Essa placa se encontra na parte de trás do dispositivo em questão. Ela, provavelmente, listará a quantidade de volts, amps e watts necessários para seu perfeito funcionamento. Então, ou essas informações estarão disponíveis ou a própria potência estará claramente indicada na plaquinha. [8]
    • Multímetros são inseridos no eletrodomésticos, e podem indicar a quantidade exata de energia que eles precisam para funcionarem. A potência de um dispositivo pode variar de acordo com a configuração. Por exemplo, um rádio consome mais energia à medida que você aumenta seu volume.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aprendendo mais sobre fontes de energia

PDF download Baixe em PDF
  1. A potência em watts representa a taxa na qual a energia é gerada ou usada. Muitas companhias elétricas cobram a conta dos clientes com base na quantidade de watts consumidos. A potência indicada, basicamente, representa a quantidade de energia consumida pelo eletrodoméstico. [9]
    • O valor em watts representa o consumo necessário para que o dispositivo funcione. Por exemplo, geladeiras geralmente precisam de 500 watts para seu bom funcionamento. Talvez seja necessário conhecer a potência em watts, caso você queira ser mais eficiente em seu consumo, instalar painéis solares ou usar um gerador.
    • A energia elétrica vem em correntes AC e DC. A primeira significa "corrente alternada"; nesse caso, a corrente elétrica inverte constantemente sua direção de fluxo e costuma ser usada em casas e escritórios. Já a última significa "corrente direta", representando apenas a corrente que viaja em um sentido. Ela estará presente em baterias, por exemplo. [10]
    • Os watts de sobrecarga indicam a potência necessária para iniciar o dispositivo, através da ignição no motor ou compressor. Por exemplo, podem ser necessários 2.000 watts para iniciar o motor e o compressor de uma geladeira.
  2. Os watts são uma unidade básica de energia (elétrica, mecânica ou térmica). A razão pela qual são tão importantes é que você pode aumentar a sua eficiência, caso os entenda.
    • Diminua o consumo em watts e a eficiência energética aumentará, poupando dinheiro. Por exemplo, digamos que você queira comprar uma lâmpada, tendo uma das opções 100 watts e a outra, 23 watts. Se a lâmpada de 100 watts for mais barata, você talvez assuma que seja também a melhor compra. No entanto, em longo prazo, a lâmpada de 23 watts o ajudará a poupar dinheiro.
    • Faça subtrações simples para determinar a diferença em watts. Nesse caso, trata-se de 77 watts (100-23). Com frequência, empresas de energia realizam suas cobranças com um indicativo em quilowatts. Para descobrir a quantidade nessa medida, basta tomar o valor em watts e dividir por 1.000. A seguir, tome o valor em quilowatts e multiplique-o pelas horas de consumo. Esse será o quilowatt/hora, ou kWh. Por fim, basta tomar o kWh e multiplicar esse número pelo custo da energia e você terá o custo energético total por mês, por ano ou pelo período preferido no cálculo.
    • Por exemplo, digamos que você tenha 10 lâmpadas, cada uma de 100 watts. 10 × 100 = 1.000 watts. Esses 1.000 watts divididos por 1.000 serão iguais a 1kW. Suponhamos que você tenha usado 2.000 horas de energia. Logo, 1kW × 2.000 horas por ano = 2.000 kWh. Se a empresa de energia cobrar 10 centavos para cada quilowatt-hora, você resultaria com 2.000 kWh × 0,10 = R$ 200,00, que seria o custo para se usar essas lâmpadas durante todo o ano. [11]
    Publicidade

Dicas

  • Permita-se calcular uma pequena margem de potência para cada dispositivo conectado ao circuito ou inversor. Muitos itens elétricos continuam a consumir energia mesmo depois de desligados. Esse problema é especialmente verdadeiro em dispositivos que fazem uso de uma luz LED para indicar que estão desligados.
Publicidade

Avisos

  • Colocar dispositivos demais em um transformador pode fazer com que uma baixa potência seja entregue aos dispositivos. Tal pode danificá-los ou provocar seu desligamento.
  • Caso extraia potência demais de um transformador, você corre o risco de queimá-lo.
  • Os números são meramente aproximações e, se quiser leituras específicas e precisas de potência, você deve usar um multímetro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 432 879 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade