A taxa de compressão de um motor é o que dita a sua performance. Em geral, se o volume do cilindro quando o pistão estiver embaixo for maior do que o volume da câmara de combustão quando o pistão estiver em cima, esse espaço é calculado como uma proporção do volume. Quando as válvulas de escape e de admissão são fechadas, nenhum ar é solto, o pistão é levantado e a mistura de ar e combustível é comprimida. A taxa de compressão refere-se a como o espaço do cilindro muda desde quando o pistão está embaixo até quando termina de subir. São cinco os fatores que definem esta equação: volume de deslocamento do cilindro, volume da folga, concavidade da cabeça do pistão, volume da junta do cabeçote e o volume da câmara. Para calcular a taxa para seu veículo, você precisa usar a fórmula: taxa de compressão = volume do ponto morto inferior dividido pelo volume do ponto morto superior. Isto não é tão simples quanto parece, mas se você conhecer algumas medidas importantes, será capaz de calcular a taxa de compressão do seu motor.
Passos
-
Localize o manual do proprietário. Ele será necessário para ajudar com as medições das peças do motor.
-
Antes de iniciar seu trabalho, limpe o motor o máximo possível com um desengraxante automotivo.
-
Meça a concavidade do cilindro com um relógio comparador.
-
Meça a distância do cilindro desde o pistão na parte inferior até em cima para encontrar o percurso do cilindro.
-
Encontre o volume da câmara de combustão (no manual).
-
Encontre a altura de compressão do pistão (no manual).
-
Encontre o volume da cúpula/placa do pistão (no manual).
-
Calcule a folga entre o pistão e a superfície da cabeça do cilindro (diâmetro interno x diâmetro interno x 0,7854 x distância entre o pistão e a cabeça do cilindro no ponto morto superior).
-
Meça a espessura e o diâmetro do cabeçote.
-
Use a seguinte fórmula para calcular a taxa de compressão assim que tiver todas as medidas acima: volume do cilindro + volume de folga + volume do pistão + volume junta + volume da câmara dividido pelo volume da folga + volume do pistão + volume da junta + volume da câmara.
-
Se necessário, converta as medidas de polegadas a centímetros cúbicos multiplicando o resultado por 16,387.Publicidade
Dicas
- Você também pode colocar as medidas em uma calculadora da taxa de compressão (elas são encontradas em muitos sites online) em vez de fazer o cálculo por conta própria.
Avisos
- Tome as devidas precauções ao trabalhar com o motor do seu carro. Antes de começar, coloque os equipamentos de segurança e, ainda mais importante: o motor e as demais peças devem estar totalmente frias.
- Use as ferramentas corretas quando estiver trabalhando com o motor do seu carro. Uma ferramenta incorreta pode escorregar ou quebrar e causar lesões corporais graves a você ou a alguém próximo.
Materiais Necessários
- Trena com unidades em centímetros e polegadas.
- Relógio comparador.
- Chaves.
- Desengraxante automotivo.
- Óculos de segurança.
- Sapatos fechados.
- Luvas.
- Panos ou papeis-toalha.
- Calculadora.