PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O intervalo de confiança é um indicador de precisão em sua medida. Ele é, ademais, um indicativo de quão estável é a estimativa analisada, ou seja, que proximidade tem ela com a estimativa original no caso de novos experimentos. Siga os passos abaixo para calcular o intervalo de confiança relativo aos seus dados.

  1. Suponha ter se deparado com a seguinte afirmação: " o peso médio de um estudante do sexo masculino na Universidade ABC é ". Você agora fará testes para definir quão precisamente é possível prever o peso dessa parte da população dentro de um intervalo de confiança dado.
  2. É ela que será usada para se reunir dados para a testagem da hipótese. Suponha que o seu experimento tenha selecionado estudantes de forma aleatória.
  3. Escolha (em ambas as variáveis) a estatística amostral de sua preferência para o parâmetro em estudo. O parâmetro populacional, por sua vez, representa uma característica comum à população. Aprenda como determinar a média amostral e o desvio-padrão amostral:
    • Para calcular a média amostral dos dados, basta somar os valores relativos ao peso dos alunos e dividir o resultado por , a quantidade de medições. Isso trará como resultado o peso médio de .
    • Para calcular o desvio-padrão amostral, você terá primeiro que calcular a média dos dados. A seguir, será preciso determinar o nível da variância, ou a média entre os desvios elevados ao quadrado. Ao encontrar esse número, resta apenas calcular sua raiz quadrada. Suponha que o desvio-padrão aqui seja igual a (observe que essa informações poderá às vezes já estar presente no enunciado do problema estatístico).
  4. Geralmente, os valores mais comuns são , e , e poderão já estar presentes no enunciado do problema em questão. Suponha aqui que a sua escolha foi de .
  5. É possível determinar esse valor através da seguinte equação: , onde representa o coeficiente de confiança (sendo o nível de confiança), representa o desvio-padrão e representa o tamanho da amostra. Essa é apenas uma outra forma de indicar que você precisa multiplicar o valor crítico pelo erro-padrão. Veja aqui como avançar dividindo o processo em partes:
    • Para determinar o valor crítico, ou , observe primeiro que o nível de confiança será igual a . Converta essa porcentagem para seu valor decimal ( ) e divida-o por a fim de obter . A seguir, veja a tabela de valores Z ( em inglês ) em busca do valor correspondente que acompanha . Você notará que o resultado mais próximo é , na interseção entre a linha e a coluna .
    • Para determinar o erro-padrão, tome o desvio-padrão ( ) e divida-o pela raiz quadrada do tamanho da amostra ( ), e você obterá .
    • Multiplique por (valor crítico de acordo com o erro-padrão) e você obterá , a margem de erro.
  6. Para isso, você só precisa calcular a média ( ) e escrevê-la acompanhada por um e pela margem de erro. A resposta, nesse caso, será . Você encontrará os limites superior e inferior do intervalo de confiança somando e subtraindo a margem de erro do valor médio. Desse modo, o limite inferior será e o limite superior será .
    • Também é possível utilizar esta equação para se determinar o intervalo de confiança:

      Aqui, representa a média.
    Publicidade

Dicas

  • Ambos os valores e podem ser calculados manualmente e com o auxílio de calculadoras gráficas ou tabelas estatística comumente encontradas em livros didáticos. As pontuações podem inclusive ser definidas com uma calculadora de distribuição normal, enquanto as pontuações fazem uso da calculadora de distribuição . Há também ferramentas à disposição na internet.
  • A população amostral deve ser normal para que o intervalo de confiança seja válido.
  • O valor crítico usado para calcular a margem de erro é uma constante expressa como pontuação ou como pontuação . As pontuações costumam ser preferidas quando o desvio-padrão populacional é desconhecido ou uma amostra menor é utilizada.
  • Há diversos métodos, como na amostragem aleatória simples, na amostragem sistemática e na amostragem estratificada, através das quais se pode escolher uma amostra representativa a ser usada na testagem da hipótese.
  • Um intervalo de confiança não indica a probabilidade de um resultado em particular. Por exemplo, se você sabe com de confiança que a média da população está entre e , o intervalo de confiança não é um indício de que a média cairá dentro da amplitude calculada.
Publicidade

Materiais Necessários

  • População amostral representativa;
  • Computador;
  • Acesso à internet;
  • Livro didático de estatística;
  • Calculadora gráfica.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 265 573 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade