PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os polígonos são formas bidimensionais compostas por linhas retas. Eles podem ser regulares (quando têm lados iguais) e irregulares (quando têm lados de comprimentos variados). Existem alguns métodos diferentes para calcular o perímetro dessas formas, mas dá para aprender em pouco tempo. Você também pode usar as coordenadas dos polígonos no plano cartesiano para chegar ao valor. Por fim, se a forma é regular, basta usar a fórmula "número de lados x comprimento de um lado = perímetro".

Método 1
Método 1 de 3:

Determinando o perímetro de polígonos regulares

PDF download Baixe em PDF
  1. Os polígonos regulares têm lados iguais. Se forem diferentes na forma que você tem em mãos, use o próximo método. Se forem idênticos, leia os passos abaixo. [1]

    Dica: se algum dos lados não tiver indicação de comprimento, examine o resto do polígono para determinar o valor. Por exemplo: se você tem um quadrado e só um dos lados tem a indicação, é porque todos os outros são iguais.

  2. Não importa que lado você usa, já que todos são iguais. Só não se esqueça de anotar o valor de um único lado. [2]
    • Por exemplo: se quer calcular o perímetro de um quadrado cujo lado tem 6 unidades (centímetros, metros ou afins) de comprimento, anote "6".
  3. Não se preocupe com o comprimento por enquanto; só conte quantos lados o polígono tem e anote tudo. [3]
    • Para um quadrado, anote "4", já que um quadrado tem quatro faces.
  4. A fórmula do perímetro para polígonos regulares é "número de lados x comprimento de um lado". Multiplique esses dois valores para chegar ao resultado. [4]
    • No exemplo do quadrado, cada lado mede 6 unidades e há um total de 4 lados. Nesse caso, multiplique 6 por 4 para chegar a 24 unidades.
    • Se tem um triângulo cujo lado mede 3 unidades, multiplique esse valor por 3 (o número de lados) para chegar a 9.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Calculando o perímetro de um polígono irregular

PDF download Baixe em PDF
  1. Um polígono irregular não tem lados iguais. Quando isso acontece, é porque ele é regular. [5]

    Você sabia? Dá para usar o método do cálculo do perímetro de um polígono irregular para determinar o perímetro de um regular, mas não o contrário.

  2. Como nem todos os lados de um polígono irregular são iguais, você vai ter que anotar o valor de cada um — mesmo que dois ou mais sejam idênticos. [6]
    • Por exemplo: com um retângulo de dois lados de 4 unidades e dois de 3, anote "4, 4, 3, 3".
    • Se o polígono tiver um lado de 2 unidades, um de 3 e um de 4, anote "2, 3, 4".
  3. Para determinar o perímetro de um polígono irregular, basta encontrar o total de comprimento dos lados. Para isso, some todos os valores que você anotou. [7]
    • Por exemplo: se os lados do polígono medem 4, 4, 3 e 3 unidades, o total seria de 14 centímetros (o perímetro da forma).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Determinando o perímetro usando as coordenadas e o plano cartesiano

PDF download Baixe em PDF
  1. O plano cartesiano é um sistema matemático de dois eixos que facilita a representação de certas formas. Para desenhá-lo, use uma folha de papel quadriculado ou uma régua e uma folha pautada normal. Basta fazer uma linha horizontal no meio do eixo X e uma vertical no meio do Y. Por fim, anote o valor dos pontos em cada eixo, começando com "0" na intersecção. [8]
    • Ao distribuir os valores no plano, os números acima e à direita de 0 são positivos, enquanto os que ficam abaixo e à esquerda são negativos.
  2. . O problema em questão deve informar as coordenadas de cada vértice (ou ponto angular) do polígono. Elas devem seguir o modelo "(1,2)". Use os números marcados no papel para distribuir as coordenadas. Quando terminar, conecte todos com linhas retas para ver a forma do polígono. [9]

    Dica: ao distribuir as coordenadas, lembre-se de que o primeiro número representa o eixo X e o segundo representa o eixo Y. Por exemplo: se você for distribuir (2,4), conte 2 no eixo X e 4 no Y e marque os dois pontos no papel.

  3. Você precisa do comprimento de cada lado do polígono para determinar o perímetro. Para os lados verticais ou horizontais, basta contar quantas unidades estão entre cada ponta e anotar o número para poder fazer o cálculo depois. [10]
    • Por exemplo: se quiser determinar o comprimento de um lado horizontal, comece em uma ponta e conte o número de "casas" entre as duas extremidades. Se o resultado por 6, é porque o lado mede 6 unidades.
  4. para determinar o comprimento dos lados diagonais. Infelizmente, não dá para contar as unidades no plano cartesiano para determinar o comprimento de lados diagonais. Nesses casos, é preciso usar a fórmula da distância: . Basta inserir os valores das coordenadas X e Y dos dois pontos nas extremidades do lado em questão e resolver a equação. [11]
    • Por exemplo: se quiser determinar a distância (o comprimento) entre dois pontos com as coordenadas (4,7) e (1,3), coloque os valores na fórmula para chegar a .
    • Em seguida, basta simplificar a equação para chegar a .
    • Por fim, resolva para chegar a 5 (o valor do comprimento).
  5. O perímetro de um polígono é igual à soma de todos os seus lados. Depois de determinar o comprimento de cada face usando as coordenadas, basta somar os valores!
    • Por exemplo: se distribuiu as coordenadas de um triângulo e chegou ao valor de 3, 2 e 5, some-os para chegar a 10 como perímetro.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 121 286 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade