Baixe em PDF Baixe em PDF

Este artigo ensinará você a calcular o valor Z — ou valor padronizado — no Microsoft Excel. Em estatística, o valor Z é o número de desvios-padrões que um certo dado tem em uma curva de distribuição normal de um conjunto de dados. [1] Para calcular o valor Z, você precisa saber e média (μ) e o desvio-padrão (σ) do seu conjunto de dados. A fórmula para calcular um valor Z é (x–μ)/σ , em que x é um dado selecionado do seu conjunto de dados.

  1. Excel é o app que tem um ícone de uma planilha verde com um “X” na frente de uma tabela. Abra um arquivo do Excel com o conjunto de dados para o qual você deseja encontrar o valor Z; caso ainda não tenha um arquivo, insira os seus dados em uma coluna de um novo documento em branco do Excel.
  2. Se você tiver todos os dados registrados em uma planilha do Excel, é possível calcular a média utilizando a fórmula =MED("intervalo de células") em uma célula em branco, substituindo "intervalo de células" pelo intervalo de células que contém os seus dados.
    • Por exemplo, se os seus dados estiverem distribuídos entre as células A2 e A11 e você quiser calcular a média na célula D2, selecione a célula D2 e digite =MED(A2:A11) .
  3. Para dados registrados em uma planilha do Excel, você pode calcular o desvio-padrão utilizando a fórmula =DESVPAD("intervalo de células") em uma célula em branco, substituindo "intervalo de células" pelo mesmo intervalo de células que contém todos os seus dados.
    • Por exemplo, se os seus dados estiverem registrados entre as células A2 e A11 e você quiser calcular o desvio-padrão na célula D4, selecione a célula D4 e digite =DESVPAD(A2:A11) .
    • Em algumas versões do Excel, talvez seja preciso digitar =DESVPADA ou =DESVPADP no lugar de =DESVPAD .
  4. Em uma célula em branco ao lado da célula do dado para o qual você quer encontrar o valor Z, insira a fórmula =(dado — $média)/$desvio-padrão , substituindo "dado" pela célula do dado e substituindo "média" e "desvio-padrão" pela localização absoluta das células — o cifrão na frente da letra e do número de uma célula indica que ela permanecerá constante caso você utilize a fórmula em outros lugares.
    • Utilizando o nosso exemplo, se você quisesse encontrar o valor Z da célula A2 na coluna ao lado, bastaria selecionar a célula B2 e inserir a fórmula =(A2-$D$2)/$D$4 . Os cifrões na frente das letras e dos números garantem que a localização da célula não mudará, mesmo que você utilize essa fórmula em outras células.
  5. Depois de encontrar o valor Z para o primeiro dado, você pode aplicar a mesma fórmula para o resto da lista apenas arrastando a célula até o fim da coluna de dados. Basta clicar na célula com o valor Z que você acabou de criar e, em seguida, clicar no quadradinho verde no canto inferior direito da célula e arrastá-lo até o fim da coluna. Essa ação aplicará a fórmula ao resto da lista, atribuindo um valor Z a cada dado presente na coluna.
    • No nosso exemplo, selecione B2 e arraste o quadradinho verde que aparece no canto inferior direito da célula B11. Isso exibirá o valor Z ao lado de cada um dos dados na coluna A.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 18 227 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade