Este artigo foi coescrito por Moe Draper
. Moe Draper é Especialista em Conserto e Manutenção de Calçados. É Proprietário da Detroit Shoe Shine and Shoe Repair. Com mais de 20 anos de experiência, Moe é especialista em lustrar calçados, em restaurar produtos de couro e em manutenção e conserto de sapatos. Ele e sua equipe possuem 30 anos de experiência somados. A dedicação da equipe fez com que a Detroit Shoe Shine and Repair conquistasse uma classificação de 5 estrelas no Google com base em mais de 600 comentários.
Há 7 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 2 157 vezes.
Imagine: você acabou de comprar um par de tênis ou sapatos em que estava de olho... Mas tem medo de eles ficarem enrugados em poucos meses. Claro que é normal querer que qualquer tipo de calçado continue sempre lisinho! E foi pensando nisso que criamos este artigo, que traz várias dicas simples para evitar o problema e remover as rugas que já apareceram. Leia o passo a passo abaixo e você vai ficar muito mais tranquilo!
O que você precisa saber
- Quando você for andar, crie o hábito de pisar a partir do calcanhar. Isto é ainda melhor se você adotar uma postura correta no dia a dia.
- Use palmilhas com amortecimento e guarde os calçados em moldes ou modeladores para proteger a estrutura deles.
- Remova as rugas dos calçados usando um ferro, secador de cabelo ou vaporizador.
Passos
-
Crie o hábito de pisar no chão a partir do calcanhar. Ao colocar mais pressão na frente dos calçados (que são mais sensíveis a rugas), você acaba piorando o problema. Por isso, crie o hábito de concentrar o peso no calcanhar para preservar o material por mais tempo. [1] X Fonte de pesquisa
- Além do mais, pisar a partir do calcanhar ajuda a fortalecer e aumentar a flexibilidade dos músculos da panturrilha. Você vai sair ganhando!
- Não ande nas pontas dos pés, muito menos com frequência. Quando você não tiver escolha, pelo menos use calçados mais velhos.
Publicidade
-
Quanto melhor for a sua postura, mais fácil vai ser caminhar sem enrugar os calçados. Projete os ombros para trás e endireite as costas. Se você não se inclinar para frente, vai ser mais fácil andar com os pés na posição certa (começando pelo calcanhar). Além disso, uma boa postura limita o surgimento de rugas ao longo do tempo. [2] X Fonte de pesquisa
-
Ao se ajoelhar enquanto usa os calçados novos, você corre o risco de deixar rugas permanentes neles. Sendo assim, tire-os antes de abaixar o corpo. Essa posição coloca muita pressão na região dos dedos, o que acaba contribuindo com o problema.
- Uma ou duas vezes não fazem diferença, mas se agachar ou ajoelhar com frequência é arriscado. Caso você faça alguma atividade na qual tenha que adotar essas posições de vez em quando, use calçados velhos.
Publicidade
-
Se os calçados tiverem o tamanho certo, seus pés vão se encaixar neles naturalmente. Isto quer dizer que, à medida que você caminha, a estrutura dos calçados não vai se deformar aos poucos — o que, por consequência, reduz a formação de rugas. [3] X Fonte de pesquisa
- Para a maioria das pessoas, comprar calçados do tamanho certo já resolve o problema. Na dúvida, vá a uma loja de calçados e experimente modelos diferentes.
- Para acertar no tamanho de calçados finos ou largos, você pode comprar pares personalizados pela internet.
-
Quando os cadarços estão soltos, os calçados costumam se deformar na região dos dedos. Para evitar que isso aconteça, desfaça todos os nós e comece de novo desde a base. Puxe bem, mas sem apertar além da conta. [4] X Fonte de pesquisa
- Você não precisa quebrar os ossos dos pés! O importante é apertar o material, não amassar a pele.
Publicidade
-
Use palmilhas para evitar e reduzir a aparência de rugas. Dá para você comprar palmilhas com amortecimento feitas de materiais confortáveis pela internet. Elas melhoram o suporte na estrutura dos calçados, evitando novas rugas e disfarçando as que já existem. É só colocar uma peça em cada pé de tênis.
-
Enrole suas meias na região dos dedos para aumentar o suporte aos calçados. Você não tem nenhuma palmilha em mãos? Fique tranquilo! É só calçar um segundo par de meias grossas e enrolá-las até os dedos. Desde que isso seja confortável, vai evitar que o material enrugue durante seus movimentos.Publicidade
-
Quanto mais você usar seus calçados, maior é o risco de eles enrugarem. Faz sentido querer usar o mesmo par depois que você compra! Mesmo assim, lembre-se: se isso se repetir todos os dias, eles vão enrugar (e estragar) mais rápido. Tente alternar entre pares diferentes ao longo da semana! [5] X Fonte de pesquisa
-
Mesmo depois que os calçados começam a enrugar, você pode reduzir as marcas usando calor. Isto é mais indicado para sapatos de couro. Caso eles sejam de camurça, tome cuidado com a água — que é capaz de danificar o material.
- Se você decidir usar o ferro: coloque folhas de jornal amassadas dentro dos calçados, umedeça um pano, ponha-o em cima de cada pé, passe o ferro por dez segundos de cada vez e, de vez em quando, veja se o material continua em bom estado.
- Se decidir usar o secador de cabelo: ponha os calçados no molde ou modelador, ligue o secador em baixa temperatura a 60 cm de distância e aperte o material por cima do molde para suavizá-lo.
- Se decidir usar o vaporizador: esquente um pano úmido no micro-ondas por 30 segundos, esfregue-o nas rugas dos calçados e insira-os em um molde ou modelador até o material esfriar.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://shoeselector.com/how-to-not-crease-shoes/
- ↑ https://shoesgrow.com/how-to-walk-without-creasing-shoes/
- ↑ https://footwearsfact.com/how-to-walk-without-creasing-shoes/
- ↑ https://footwearsfact.com/how-to-walk-without-creasing-shoes/
- ↑ https://footwearsfact.com/how-to-walk-without-creasing-shoes
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!