Baixe em PDF Baixe em PDF

Na sociedade atual, imersa na mais moderna tecnologia existente, qualquer um pode acabar em listas de e-mails de vários serviços: sites de notícias, promoções de vendedores, notificações de aplicativos e muito mais. É possível cancelar a assinatura a qualquer momento, seja através de um pedido ao remetente ou ao alterar as preferências da conta para aquele serviço em particular. Além disso, existem boas ferramentas que vão retirá-lo de todas essas listas de spam de uma só vez!

Método 1
Método 1 de 3:

Cancelando o cadastro de listas de e-mails

Baixe em PDF
  1. Em 2003, uma lei foi aprovada obrigando que todo serviço legítimo precisa fornecer a opção para que o usuário se descadastre de listas de e-mail de maneira fácil e acessível. Basta procurar na mensagem por um link para deixar de receber mais ofertas, promoções ou notícias, por exemplo. [1]
  2. Esse recurso simples foi adicionado pelo Gmail para que o usuário não precise ficar “caçando” o link que dá a opção de sair da lista de e-mails de qualquer serviço. Ao escolher essa opção, o Google enviará automaticamente uma notificação ao remetente com o pedido de cancelamento de assinatura.
    • Clique outra vez em “Descadastrar” quando for pedido que confirme que não deseja mais receber e-mails daquele serviço. [2]
    • No entanto, não serão todos os e-mails que terão essa opção. Caso o link “Descadastrar” não apareça, será preciso fazer o pedido manualmente, procurando o link fornecido pelo próprio serviço (que muitas vezes é escrito em letras pequenas).
  3. Digite “descadastrar”, “sair” ou “receber” para localizar a frase exata, que pode ser diferente em cada e-mail, como “Para não receber mais avisos, clique aqui”. Entre no link para ser levado ao site do remetente, e escolha “Descadastrar” outra vez para confirmar sua decisão.
    • Nem sempre você precisará fazer login em sua conta; basta confirmar que deseja remover o seu e-mail do banco de dados. No entanto, se o remetente envia vários tipos de notificações, será preciso fazer login em seu perfil para alterar as configurações.
  4. Elas tentarão usar várias técnicas para que você envie dinheiro (chamada de “phishing”), assine serviços de pirâmide ou entre em esquemas para enriquecer rapidamente. Marque como spam qualquer mensagem de um desconhecido que estiver pedindo dinheiro ou fazendo propostas que parecem boas demais para serem verdade. [3]
    • Para marcar o e-mail como spam, vá até a barra de opções acima do título dele. Deve haver um ícone de uma exclamação ou sinal de proibido; clique nele e marque-os como “Spam” ou “Lixo Eletrônico”, confirmando sua decisão.
  5. Caso eles continuem chegando mesmo após se descadastrar, ligue para o serviço e peça para que seu endereço eletrônico seja retirado da lista. Inclua também o e-mail “mail-abuse@cert.br”, para que o CERT.br, que armazena dados sobre spam, possa identificar máquinas que disparam as mensagens indesejadas. [4]
  6. Infelizmente, você terá que continuar fazendo o descadastro, em especial quando o spam ou as propagandas são enviadas por robôs e sistemas que visam apenas fraudar o usuário e ganhar dinheiro. Continue seguindo os passos acima para sair das listas de e-mail após receber novas mensagens.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo o descadastro de notificações

Baixe em PDF
  1. Você terá que acessar esses sites e entrar em seu perfil para fazer mudanças nas configurações; apenas descadastrar o e-mail impede apenas esse tipo de notificação; as outras variações continuarão sendo enviadas. O Twitter e o Facebook, por exemplo, mandam avisos sobre comentários ou curtidas em seu post, logo, as notificações enviadas serão distintas. O mesmo vale ao receber um pedido de amizade (ou começar a ser seguido no Twitter).
  2. No Facebook, Twitter e redes sociais, a guia “Configurações” ou “Preferências” é representada por um menu suspenso no canto direito superior da tela inicial ou de sua conta. Clique na foto do perfil e depois em “Configurações”, no menu suspenso.
  3. É provável que ela esteja localizada no painel à esquerda da tela; no Facebook e no Twitter, ela estará mais ou menos na metade da lista de opções de notificações.
  4. Nesse menu, você poderá fazer alterações em outros tipos de notificações, como as por “push” ou pela web. Ignore-as e acesse apenas a opção para alterar as do e-mail.
  5. É possível desativar as mais frequentes, como as enviadas quando alguém faz um comentário em um post no qual você foi marcado. Por outro lado, você pode manter todos os avisos que quiser receber. Por exemplo: deixe ativadas apenas as notificações de quando você for seguido ou receber um pedido de amizade.
    • Caso prefira, desative todas as notificações. Na parte superior de “Notificações”, marque a opção para receber e-mails apenas sobre sua conta, segurança e privacidade. No Twitter, clique no botão azul “Desativar”.
  6. Embaixo ou acima da guia de notificações por e-mail, procure “Notificações móveis”, onde será possível desativar o “spam” para celulares e tablets.
    • No entanto, se quiser continuar recebendo certas notificações, elas deverão ser mantidas. Basta não clicar nelas.
    • Caso a página de notificações para dispositivos móveis pergunte qual é o seu número de telefone, não o forneça. Elas são enviadas através do aplicativo do serviço, e não pelo número de telefone, enquanto as notificações por e-mail já estarão desativadas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo o descadastro através de um site

Baixe em PDF
  1. Acesse o site Unroll . Esse serviço detecta todos os serviços de assinatura do seu e-mail e permite que você veja, no formato de uma lista, todos eles de uma só vez. Dessa maneira, o usuário poderá escolher quais deseja remover e quais devem ser mantidos.
  2. Você precisará criar uma conta no site, mas há várias formas de fazer o login, como pela conta do Google, Outlook ou Yahoo, o que fará com que o Unroll já comece a detectar os serviços de assinatura que estão atrelados a esse e-mail. Todas as permissões que o aplicativo precisa serão exibidas; clique em “I Accept” (Eu aceito) e escolha qual endereço eletrônico utilizará (caso tenha mais do que um).
    • Pode ser necessário fornecer mais uma vez as permissões, dessa vez através do próprio e-mail.
  3. Clique em “Okay, let’s go” (Sim, vamos lá) para que o Unroll comece a detectar os serviços que estão subscritos àquele e-mail. Clique no botão verde para prosseguir até a tela “All Done” (Tudo pronto), que exibirá quantas assinaturas foram encontradas. Opte por “Start Editing” (Iniciar edição) para ver quais são os serviços. [5]
  4. Caso queira que um certo site não envie mais e-mails promocionais ou com notificações, basta clicar em “Unsubscribe” (Descadastrar), à direita; se ele pedir que você compartilhe nas redes sociais, basta clicar no “X” para recusar. Pronto, a sua caixa de entrada ficará muito mais agradável e limpa!
    • O Unroll também está disponível para dispositivos Android e iOS.
    Publicidade

Dicas

  • A lei CAN-SPAM, de 2003, declara que todos os serviços que enviem mensagens de e-mail comerciais devem fornecer aos assinantes a opção de sair da lista e não receber mais mensagens eletrônicas. Infelizmente, no Brasil ainda não há qualquer lei que defenda a regulamentação e a punição de quem descumprir as normais de envio de spam. [6]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 323 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade