Você já quis cantar em um show de talentos, mas parece não alcançar todas as notas? Naturalmente, poderia contratar um treinador vocal caro, mas também é possível treinar a sua própria voz em casa. Com alguns exercícios bastante úteis, você atingirá essas notas altas rapidamente.
Passos
-
Reconheça que todas as vozes têm limites. A maioria das pessoas tem naturalmente uma amplitude vocal de uma oitava e meia a duas oitavas, aproximadamente 16 notas. Desse modo, a configuração de sua caixa vocal pode não permitir o canto de notas muito agudas sem se desgastar.
- A maioria dos vocalistas com treino profissional tem uma amplitude vocal não superior a quatro oitavas. Poucos deles conseguem atingir uma amplitude de seis oitavas ou mais.
-
Identifique o seu próprio tipo de voz para determinar quais notas consegue atingir. [1] X Fonte de pesquisa Você pode expandir a amplitude vocal com prática, mas isso não significa que pode modificar o tom natural de sua voz. Independentemente dos exercícios e treinos realizados, a sua voz pode não ser naturalmente capaz de atingir determinadas notas.
- Mulheres com vozes soprano mais agudas geralmente cantam entre o Dó central e o Dó "alto" (C4).
- Vozes mezzossoprano, ou segundo-soprano, geralmente cantam entre o A3 (Lá anterior ao Dó central) e o A5 (Lá duas oitavas acima do A3).
- Vozes alto podem normalmente cantar entre o G3 (Sol abaixo do dó central) ao F5 (fá na segunda oitava acima do dó central).
- Homens com vozes mais agudas costumam ser tenores, normalmente cantando entre o Dó abaixo do C3 (dó central) e o C5 (dó uma oitava acima do dó central).
- Amplitudes vocais de barítonos geralmente estão entre o F2 (segundo Fá abaixo do Dó central) e o F4 (Fá acima do dó central).
- Vozes baixo mais graves podem geralmente cantar do E2 (segundo Mi abaixo do Dó central) ao E4 (Mi acima do Dó central).
- Mesmo que você não esteja familiarizado com as notas musicais, é importante reconhecer que toda voz tem um limite.
-
Lembre-se dos limites. Ao começar os exercícios para aumentar a amplitude vocal, é importante não desgastar ou danificar as pregas vocais. Ela aumentará com o tempo, sendo importante proteger a voz até lá.
-
Selecione um repertório e tons adequados à amplitude vocal que você tem hoje. Isso dará a você a possibilidade de ser o melhor cantor possível em qualquer momento.Publicidade
-
Beba muita água morna para hidratar as pregas vocais. Evite beber água ou leite gelados antes de cantar. É melhor optar pela água em temperatura ambiente.
- Muitos cantores bebem água com mel, suco de limão ou ambos antes de cantar, para relaxar e lubrificar as pregas vocais.
-
Relaxe o rosto para evitar lesões e alcançar notas mais altas. Coloque os indicadores sobre o queixo, com os polegares abaixo dele. Gentilmente, massageie essa área para relaxar os músculos.
- Tanto quanto possível, abra a boca e os olhos e franza o rosto. Repita esse exercício algumas vezes.
- Boceje amplamente para alongar os músculos do rosto e da mandíbula.
- Alongue o pescoço e os ombros para liberar qualquer tensão que possa dificultar o ato de cantar.
-
Faça aquecimentos vocais antes de cantar. Você precisa aquecer as pregas vocais da mesma forma que o faria com os músculos, antes de se exercitar. Aquecimentos incluem cantarolar a sua música favorita ou praticar canções populares.
- É melhor aquecer primeiro a amplitude vocal média, antes de passar para os extremos agudos e graves.
-
Repita os aquecimentos diariamente. Além disso, lembre-se de praticá-los antes e depois de cada sessão de canto. Pense na expansão da amplitude vocal como se fosse o exercício de tocar os pés. Quanto mais se alongar antes e depois dos exercícios, mais flexível você será.
- Ao alongar os músculos vocais diariamente, eles se tornarão acostumados ao alongamento e você terá mais facilidade e conforto ao cantar notas mais agudas.
Publicidade
-
Cantarole uma nota constante que esteja no meio de sua amplitude vocal. Observe o espaço em sua cabeça de onde o som ressoa. Ele deve ser projetado para frente e partir dos seios nasais no interior do nariz e da testa, e não a partir da garganta.
-
Cante uma nota na base de sua amplitude natural, com um som de "mmm". A seguir, abra a boca e faça "ahhh". Lembre-se de manter a mesma sensação de ressonância na cabeça para sons abertos e fechados.
-
Suba na escala musical, alternando os sons de "mmm" e "ahhh" em cada nota. Depois de atingir o limite vocal, passe para a voz de falsete e continue. Treine para conseguir passar entre as duas vozes de forma suave.
-
Suba na escala com a voz de falsete até chegar ao limite de sua amplitude vocal. Concentre-se menos na nota e mais na ressonância e na produção de um som limpo e preciso à medida que sobe.
-
Cante a nota mais aguda, com conforto, mantendo-a durante o máximo de tempo possível. A seguir, passe para a próxima. Você logo descobrirá que pode cantar mais agudo praticando esse exercício do que ao executar uma música.Publicidade
-
Cante uma música mais aguda do que a sua amplitude vocal normal, começando uma oitava abaixo. Ao iniciar a música em um tom mais grave, você conseguirá cantar as notas mais agudas sem dificuldades.
- Em primeiro lugar, aprenda a música, incluindo letras e melodia. A seguir, cante a mesma melodia, mas começando em uma nota mais grave de sua amplitude vocal. Pode ser necessário alguma prática até acostumar-se a esse novo tom.
-
Cante com o abdome, não com a garganta. Cantar notas mais altas a partir da garganta apenas desgasta as suas pregas vocais. Use o abdome para empurrar ar pela garganta ao cantar notas agudas. Isso confere a elas mais potência sem exigir maior esforço.
-
Respire com o diafragma e mantenha, ao mesmo tempo, a coluna ereta. Ao inspirar, o abdome deve subir primeiro, seguido pelo peito. Tal é chamado de "apoio" da voz.
-
Lembre-se de passar para a voz de falsete ao cantar as notas mais agudas de sua amplitude vocal. À medida que elas sobem, as ondas sonoras produzidas se tornam mais curtas e próximas, exigindo menos potência para serem geradas. Concentre a potência vocal nas notas mais graves e diminua-a à medida que atinge as mais agudas.Publicidade
Dicas
- Não cante com a garganta dolorida. Dessa forma, é mais provável que a sua amplitude vocal diminua, em vez de aumentar.
- A prática leva à perfeição! Pratique no carro, no chuveiro e em qualquer lugar onde for conveniente.
- Caso sinta qualquer dor na garganta, pare! Você pode estar desgastando ou até mesmo danificando as pregas vocais.
- Não saia de sua zona de conforto vocal. Você poderia danificar a voz e acabar com uma sonoridade insuportável.
- Evite desgastar a voz, mantendo a cabeça em uma posição normal. Não mexa a cabeça e o queixo para cima ou para baixo, a fim de alcançar notas mais agudas ou graves.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 51 093 vezes.
Publicidade