Baixe em PDF
Baixe em PDF
Não tem nenhuma tomada por perto para carregar seu notebook? Este artigo lhe ensinará como usar um powerbank para recarregar seu notebook e como conservar a bateria dele ao máximo.
Passos
-
Compre o power bank certo para o seu notebook. A maioria dos notebooks requer uma saída de 16V-20V, mas muitos power banks têm saída USB de 5V. Geralmente, você encontra a classificação de energia e saída de tensão que seu notebook precisa no carregador ou no manual.
-
Carregue seu power bank até 100% antes de sair de casa. Se seu notebook ficar sem bateria na rua, o ideal é que o power bank esteja com a bateria cheia. Se não souber como carregar um power bank, veja o artigo Como Carregar um Power Bank para obter mais informações.
-
Conecte o power bank ao seu notebook. Muitos power banks conectam-se ao computador por um cabo USB-C, mas você pode encontrar alguns que se conectam por USB-A ou entrada de dados. [3] X Fonte de pesquisa
-
Ligue o power bank (se precisar). Dependendo do modelo e da marca do seu power bank, você pode ter que apertar um botão ou algo parecido para que ele comece a carregar o computador. [4] X Fonte de pesquisa
- Você deverá ver o símbolo da bateria carregando na barra inferior na tela do seu notebook. No Windows, aparecerá um ícone de bateria ao lado de um plugue de três pinos enchendo-se em branco. Em um Mac, você verá um raio dentro do ícone da bateria.
Publicidade
-
Use um programa de cada vez. Você pode ter se acostumado a fazer várias tarefas de uma vez só, mas, quanto mais programas você abrir e usar, mais rápido a bateria vai acabar.
- Se estiver usando o Windows 8 ou 10, olhe a barra de tarefas para ver quais programas estão em execução no plano de fundo, como o Google Drive (ou qualquer outro serviço de sincronização de arquivos) ou um programa de jogos (como o Origin Games).
-
Use menos memória. Seguindo o mesmo raciocínio dos passos anteriores sobre poupar a bateria, como fechar programas desnecessários, você precisa usar programas que exijam menos memória para estender o tempo de uso do computador.
- Por exemplo, se precisar escrever algo, use o Bloco de Notas ou o Editor de Texto em vez do Microsoft Word.
- Assistir a um filme ou jogar um jogo pesado também são coisas que drenam a bateria rapidamente. Você pode abrir o gerenciador de tarefas (Windows) ou o monitor de atividades (Mac) para ver quais programas estão exigindo mais recursos.
-
Desligue o Bluetooth e o Wi-Fi quando não estiver os utilizando. Sua bateria acabará mais rápido se o notebook ficar gastando energia para manter esses recursos ativos.
-
Habilite o modo "Economia de bateria" (Windows) ou "Economizar Bateria" (Mac). Você encontrará essa opção em Configurações > Sistema > Energia & Hibernação (Windows) ou Preferências do Sistema (Mac).
-
Reduza o brilho da tela. Geralmente, o modo de Economia de Energia já faz isso, mas você pode abaixar o brilho ainda mais, se quiser.
- Você verá uma tecla de atalho no teclado que faz isso. Ele terá o desenho de um sol vazio ao lado de um preenchido, indicando que ela ajusta o brilho.
-
Desconecte aparelhos externos desnecessários. Coisas como pendrives, mouse externo e CDs vão drenar a bateria mais facilmente. Se não planeja usar essas coisas, é melhor desconectá-las.
-
Evite temperaturas extremas. As baterias não funcionam bem em ambientes muito quentes ou muito frios, então evite-os.
-
Mantenha as saídas de ar do notebook liberadas. Seu notebook provavelmente têm coolers internos que evitam que ele superaqueça. Se as saídas desses coolers forem bloqueadas por poeira, sujeira ou algum objeto, eles trabalharão mais e drenarão a bateria mais rapidamente.
- Seguindo esse raciocínio, não coloque o notebook sobre almofadas, sofás ou outras superfícies macias.
Publicidade
Referências
Publicidade