PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O Dia dos Pais é comemorado no Brasil há mais de 60 anos e há ainda mais tempo em outras partes do mundo. A data específica varia de região a região: aqui, por exemplo, ele sempre cai no segundo domingo de agosto; em Portugal, por sua vez, acontece em 19 de março! De todo modo, você pode seguir as dicas abaixo e tornar essa ocasião especial para o seu pai, mesmo sem poder sair de casa para comprar presentes (devido à pandemia do novo coronavírus). Acompanhe este artigo para descobrir mais!

Método 1
Método 1 de 4:

Comemorando o Dia dos Pais com segurança durante a pandemia do novo coronavírus

PDF download Baixe em PDF
  1. Graças aos avanços tecnológicos, hoje é muito fácil ter contato com a família mesmo de casas e lugares diferentes! Você pode marcar uma chamada de vídeo com o seu pai por Zoom, Skype, FaceTime ou até WhatsApp. [1]
    • Combine o horário com o seu pai para ele conseguir baixar o aplicativo ou programa de chamada de vídeo no celular, computador ou tablet. Caso ele não seja muito adepto às tecnologias, ligue antes e dê uma forcinha remota.
    • Alguns programas, como o Zoom, permitem que o usuário use fundos de tela personalizados nas chamadas de vídeo. Pegue o seu pai de surpresa com um tema inspirado nessa ocasião especial! Se não der, você ainda tem a opção de fazer um cartaz e pendurar na parede que fica atrás da sua cadeira em casa.
  2. Você não precisa levar o seu pai ao restaurante favorito dele: traga o restaurante até a casa! Basta pedir delivery por um dos vários aplicativos disponíveis. [2]
    • É claro que tudo fica mais especial se você der uma de "master chef" e cozinhar tudo sozinho. Arrume a mesa e crie toda uma experiência gastronômica para o seu pai.
    • Você pode pedir delivery para o seu pai mesmo sem morar com ele. É só fazer uma chamada de vídeo quando os dois estiverem comendo!
  3. Você tem a opção de chamar o seu pai para uma trilha ou um passeio tranquilo em um parque, ainda mais se ele tem espírito aventureiro e está se sentindo trancafiado em casa. Esse tipo de atividade quase não oferece riscos, desde que todos sigam as recomendações de distanciamento. [3]
    • Fique a pelo menos 1,5 m de distância do seu pai e de qualquer outra pessoa durante o passeio. Além disso, evite parques e trilhas muito movimentados ou estreitos.
    • Não se esqueça de levar lanches, água e álcool em gel na mochila.
  4. Ainda dá para planejar toda uma aventura de Dia dos Pais sem sair de casa! Leve-o a uma visita virtual em algum museu famoso ou assista a uma live de algum artista que esteja transmitindo um show pela internet. [4]
    • Dá para explorar de museus de todos os cantos do mundo por meio do Google Arts & Culture e de outros sites e aplicativos. Se preferir, você pode até acessar os passeios virtuais de grandes museus brasileiros (Pinacoteca do Estado de São Paulo, Casa Portinari, Museu Nacional do Rio de Janeiro etc.). [5]
    • Busque uma visita a um zoológico ou aquário se o seu pai gosta de animais.
    • Fique por dentro dos anúncios de lives em mídias sociais, como Instagram e Facebook. Vários portais famosos, como G1, divulgam listas atualizadas toda semana.
  5. Se o seu pai é daqueles que adoram descobrir coisas e adquirir habilidades novas, então um curso virtual pode ser o presente perfeito — principalmente em época de coronavírus. [6] Busque algo legal que tenha a ver com um hobby dele ou pense até em algo que vocês dois consigam fazer juntos!
    • Por exemplo: se o seu pai adora se aventurar na cozinha, inscreva-o em um curso virtual de confeitaria; se ele tem um lado mais artístico, busque uma oficina de pintura ou escultura!
    • Dependendo do caso, você pode dar um "vale" para ele escolher o que quer fazer!
  6. Se o seu pai é mais caseiro, então não há alternativa melhor do que comemorar o dia dele com a família sem nem botar os pés para fora! Vocês podem pegar aqueles jogos de tabuleiro do armário ou preparar um balde de pipoca e ver o filme favorito do velho! [7]
    • Você tem um projetor em casa? Que tal instalar o equipamento no quintal e ver um filme em grande estilo? Mire em uma parede externa da casa, distribua algumas cadeiras e pronto!
  7. Eis uma opção diferente, mas tão legal quanto as demais! Vocês podem fazer uma fogueirinha no quintal e contar histórias engraçadas (ou de terror), tocar violão ou outro instrumento e cantar. Dependendo do clima no dia, dá até para instalar redes e dormir olhando para as estrelas! [8]
    • Acenda a churrasqueira e asse carne se o seu pai é fã do tradicional churrasco de domingo!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Organizando tudo com antecedência

PDF download Baixe em PDF
  1. Nada é tão frustrante quanto se esquecer de o Dia dos Pais está próximo e só perceber em cima da hora. Lembre-se de que, no Brasil, ele sempre cai no segundo domingo de agosto — e faça planos de acordo com isso. [9]
    • Se for preciso, faça uma pesquisa simples no Google com "Dia dos Pais Brasil [ano]" para descobrir o dia do mês exato.
  2. A comemoração ideal do Dia dos Pais depende bastante dos gostos do homenageado. Pode ser que ele goste de algo grandioso, mas também que prefira gestos singelos e formas mais tranquilas de passar pela data. [10]
    • Pense em pelo menos uma atividade que seu pai curta fazer. Talvez ele goste de pescar, de jogar truco, de acabar com todo mundo em uma partida de Imagem & Ação... Ele vai adorar!
    • Todo pai tem um monte de responsabilidades: cuidar da casa, levar e buscar os filhos da escola, ouvir os desabafos deles e por aí vai. Pense em uma ocasião específica em que o seu velho fez algo importante para você e busque uma forma de retribuir o gesto. Até coisas simples já servem, como pagar uma conta.
  3. Você pode incluir seus irmãos nos seus planos de comemoração do dia dos Pais. A ocasião fica muito mais especial quando toda a criançada (ou mesmo adolescentes e adultos) une as forças! Caso você seja filho único, peça ajuda à sua mãe ou aos seus avós.
    • Por exemplo: vocês podem se juntar, escrever um poema e recitar o texto ao seu pai no grande dia ou fazer um cartão decorado por cada um.
    • Também é legal dividir funções das comemorações de Dia dos Pais. Por exemplo: você pode ficar responsável por fazer o café da manhã preferido dele; a sua irmã fica encarregada de montar uma playlist com as músicas favoritas do velho; e o seu irmão cuida de encomendar o bolo!
  4. Pense em uma atividade para toda a família caso o seu pai não ligue tanto para presentes, e sim para a companhia de quem ele ama. Por exemplo:
    • Se ele gosta de carne assada, você e a família podem fazer o tradicional churrasco de domingo com alguns amigos mais próximos (fora do contexto da pandemia, claro).
    • Caso o seu pai seja fã de pescaria, marque uma viagem só com ele e os seus irmãos à represa ou ao rio mais próximo.
    • Jogue verde com o seu pai usando a ideia antes de fazer qualquer plano mais elaborado! Imagine só você se dar ao trabalho de organizar toda a comemoração, mas descobrir de última hora que ele não pode?
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Comemorando com o seu pai

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitos pais são obrigados a acordar cedo no dia a dia porque têm que trabalhar. Se é o caso do seu, nada de bater na porta do quarto ou pular ao lado dele na cama logo de manhã! Deixe-o descansar pelo tempo que ele quiser e só depois comece a comemoração de fato. [11]
    • Você pode deixar o seu pai dormir até mais tarde mesmo se pretende levar o café da manhã a ele na cama.
  2. Parece óbvio, mas você pode acabar se esquecendo dessa parte! Solte um "Feliz Dia dos Pais, pai!" bem alto e animado e dê um forte abraço no velho.
    • Faça isso logo de manhã para não se esquecer e deixar claro que o dia vai ser todo especial.
  3. Mesmo que você tenha um milhão de ideias, lembre-se de que o dia é do seu pai . Pergunte como ele está e o que gostaria de fazer nessa ocasião. [12]
    • Respeite a vontade do seu pai. Não se frustre se ele só estiver a fim de ficar sentado no sofá e ver televisão o dia inteiro.
    • Pode ser ainda que o seu pai queira fazer algo especial sozinho ou com a sua mãe (ou seu outro pai!) nesse dia. Por exemplo: talvez ele prefira fazer uma viagem romântica a dois no fim de semana! Não fique chateado.
  4. Uma das partes mais importantes do Dia dos Pais é que você esteja presente e dê atenção ao homenageado. Entregar presentes é ótimo, mas o que torna a ocasião especial de verdade é mostrar amor e carinho.
    • Muitos pais ficam satisfeitos só de saber que seus filhos e suas esposas (ou esposos) os amam de coração.
    • Um simples abraço e a sua companhia já são mais que suficientes na maioria das vezes.
  5. Essa dica é mais direta, mas não deixa de ser tiro e queda. Quantas pessoas vivem tão ocupadas que não conseguem reservar um tempo para seus familiares, não é mesmo? Mude isso no Dia dos Pais! Conte um pouco sobre a sua rotina, pergunte o que está acontecendo na vida dele e assim por diante. [13]
    • Não tente ser o centro das atenções! Pergunte como o seu pai está e até mesmo peça para ele contar episódios da própria juventude.
    • Evite assuntos que possam causar discussões e arruinar o Dia dos Pais para todos os envolvidos.
  6. O Dia dos Pais pode incluir todo mundo! Organize um evento em família e reúna o pessoal para comemorar (repetindo: sem furar a quarentena imposta pelo novo coronavírus).
    • Não se esqueça de que o dia ainda é do seu pai. Pense: ele gosta desse tipo de reunião? Algumas pessoas preferem atividades mais íntimas e relaxantes.
    • Se possível, inclua todos os pais da sua família (não só o seu)! Também é legal pensar nos seus tios, irmãos, avôs, padrasto e assim por diante.
  7. Pegue as melhores fotos que você tem do seu pai e monte uma bela apresentação de PowerPoint. Use imagens de quando ele era mais jovem, registros da família reunida, fotos suas com ele e até momentos engraçados. Eis uma forma legal de mergulhar em boas lembranças!
    • Você também pode tirar o álbum de fotografias do armário e olhar bem de perto com o seu pai.
    • Esta dica é ainda mais legal se você não é tão próximo do seu pai. Aproveite para estreitar um pouco os laços com ele!
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Mostrando toda a sua gratidão

PDF download Baixe em PDF
  1. Um belo cartão pode ter muito mais significado do que um presente. Compre ou faça algo que tenha a ver com a personalidade do seu pai, como um que inclua piadinhas ou seja mais sentimental.
    • Se você prefere comprar o cartão de Dia dos Pais, só não deixe para ir à loja ou papelaria de última hora. As suas opções vão ficar cada vez mais limitadas.
    • Você tem a opção de fazer o cartão de acordo com o seu estilo pessoal e a personalidade do seu pai. Liste as coisas que mais gosta nele e, se conseguir, faça um desenho de vocês juntos.
  2. Dar presentes não é obrigatoriedade no Dia dos Pais, mas pelo menos tente ser criativo se você optar por esse tipo de homenagem. Nada de comprar um par de meias! Pense em algo de que ele viva falando ou esteja precisando, mas nunca compre por conta própria.
    • Que tal fazer o presente à mão? Por exemplo: pense em tudo o que o seu pai já ensinou e você (jogar futebol, andar de bicicleta, tratar as pessoas com respeito etc.) e transforme essas lembranças em um livro ! Não é tão difícil quanto parece. Inclua até fotos suas nas páginas!
  3. Ser pai não é fácil. Caso você organize uma festinha (mais uma vez, fora do contexto da pandemia), faça um brinde em homenagem ao seu velho. Caso opte por algo mais intimista, converse com ele a sós.
    • Pense bem no que você vai falar. É lógico que você pode dizer um simples "Obrigado por ser um grande pai", mas não custa nada buscar uma forma mais criativa de expressar a sua gratidão e o seu amor. Por exemplo: pense nas coisas que o seu pai fez no último ano e diga "O senhor fez tanta coisa para cuidar da minha saúde e felicidade nesse último ano... Eu sei que não tenho o costume de me expressar, mas eu te amo muito. Sou muito grato por tudo o que o senhor fez e faz por mim e pela família todos os dias".
  4. O seu pai é ocupado e vive colocando o lixo na lixeira do passeio, arrumando a cama, lavando a roupa e a louça e assim por diante? Pois bem: faça tudo isso no lugar dele no Dia dos Pais! [14]
    • Isso é mais legal ainda com aquelas atividades que você sabe que ele não gosta de fazer, como lavar o carro ou arrumar a casa.
  5. Pense no que o seu pai mais gosta de comer e prepare no grande dia. Pode ser o almoço, o jantar ou até a sobremesa! Por exemplo: se ele gosta de cookies com gotas de chocolate, asse uma fornada só para ele.
    • Você pode convidar o seu pai para preparar algo se ele gosta de cozinhar!
    • Como dito acima, também vale a pena levar o café da manhã na cama para ele.
  6. Você pode até pensar em um milhão de atividades para o Dia dos Pais, mas sempre há a possibilidade de ele aceitar participar dessas atividades só para agradar. Mesmo assim, tente não insistir demais quando parecer que ele está desinteressado. Respeite a vontade do homenageado.
    • Não fique magoado ou frustrado se as coisas não saírem 100% como planejado, pois isso pode provocar uma discussão séria e acabar com o clima.
    • Você não é obrigado a comemorar cada minuto do dia. Dê um tempo para o seu pai fazer o que quiser sozinho e tranquilo.
    Publicidade

Dicas

  • Tire muitas fotos no Dia dos Pais. Esses registros ajudam a criar boas lembranças do dia e, de quebra, podem fazer parte do presente do ano seguinte.
  • Não tenha medo de mostrar o quanto você ama seu pai. Apesar de a sociedade impor a noção de que homens "de verdade" não choram e nem demonstram sentimento, não há nada de errado em expressar afeto. Seu velho vai ficar emocionado!
  • Você não precisa planejar atividades para todos os momentos do dia. Basta pensar em uma ou duas formas de mostrar carinho e afeto pelo seu pai, sem atrapalhar o (tão merecido) momento de descanso dele.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 20 402 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade