Baixe em PDF Baixe em PDF

Chocar ovos de galinha é uma experiência extremamente recompensadora que requer planejamento, dedicação, flexibilidade e habilidades de observação. [1] Os ovos têm um período de incubação de 21 dias e podem ser chocados usando uma incubadora especial com condições cuidadosamente monitoradas ou uma galinha choca. Use estas dicas para chocar um ovo de galinha usando ambos os métodos.

Método 1
Método 1 de 3:

Escolhendo os ovos e o método de choca

Baixe em PDF
  1. Os ovos fertilizados devem ser obtidos de granjas ou aviários com galos, caso não crie suas próprias galinhas. Você pode conseguir ovos frescos de fazendas que vendem suas sobras. Cheque os fornecedores em potencial antecipadamente para garantir que eles tenham a raça correta e a quantidade de ovos de que você precisa em estoque. Peça a um especialista na área para indicar uma boa fonte a você. [2]
    • Os ovos que encontra em mercados geralmente não são fertilizados e não podem ser chocados.
    • Para prevenir doenças e por razões de saúde, é melhor adquirir todos os ovos de uma fonte só.
    • Caso procure por uma raça em particular de galinha, ou uma que seja rara, você pode ter que contatar uma granja especializada.
  2. Você deve ter cuidado ao comprar ovos online e tê-los enviados a você, especialmente se for um chocador de primeira viagem. Ovos enviados são mais difíceis de se chocar do que ovos da sua criação ou adquiridos localmente.
    • Em média, ovos que nunca foram transportados têm 80% de chances de chocarem, enquanto os transportados têm uma chance de apenas 50%.
    • Entretanto, se os ovos forem tratados sem cuidado durante o transporte, é possível que nenhum deles choque, mesmo que você faça tudo certo.
  3. Se puder escolhê-los, há várias coisas às quais você deve prestar atenção. Escolha ovos de galinhas que estejam bem desenvolvidas, sejam maduras e saudáveis; elas devem ser compatíveis com seus parceiros e produzir uma alta porcentagem de ovos fertilizados (cerca de três). Uma galinha poedeira também deve ser alimentada com uma dieta completa específica para esse fim. [3]
    • Evite ovos excessivamente grandes ou pequenos, ou com deformidades. Ovos grandes demais são ruins de chocar, e os pequenos produzem aves pequenas.
    • Evite ovos rachados ou com cascas finas. Eles terão dificuldade em manter a umidade necessária para o desenvolvimento apropriado do pinto. Cascas rachadas ou finas também facilitam a penetração de doenças.
  4. Um ponto importante para se ter em mente é que os ovos geralmente saem em uma mistura de 50:50 de machos e fêmeas. Se mora em uma cidade, os galos podem ser um problema, e mantê-los pode ser contra as leis do município. Se não puder manter os galos, você deve estar preparado para arrumar um lar para eles. Mesmo se você puder mantê-los, será vital arranjar uma forma de eles viverem sem procriar demais ou mesmo machucar suas galinhas.
    • Entenda que não há forma de saber se um ovo contém um macho ou fêmea antes dele rachar. Apesar de a razão geral entre machos e fêmeas ser de 50% para cada, você pode ter o azar de ter sete machos saídos de oito ovos, o que não ajuda muito.
    • Se pretende manter alguns galos, ou todos eles, há várias coisas a serem levadas em consideração. Haverá espaço suficiente para garantir que suas galinhas não sejam abusadas por eles? Galinhas abusadas podem ter penas tiradas de suas cabeças e costas, podem ter suas cristas machucadas e, ainda pior, ter machucados causados pelas esporas dos galos. Além disso, ter muitos galos no mesmo espaço pode resultar em briga.
    • A recomendação geral é a de manter um galo para cada dez galinhas, aproximadamente. É também uma boa proporção a se manter caso você queira um nível de fertilidade decente na sua criação. [4]
  5. Você tem duas opções a partir do momento em que decide chocar ovos: você pode fazer isso em uma incubadora ou usar uma galinha para choca. Ambas as opções têm argumentos a favor e contra que você deverá levar em consideração antes de continuar.
    • A incubadora é um lugar fechado que tem a temperatura, umidade e ventilação controladas. Com ela, você é o único responsável pelos ovos. Você deverá preparar a incubadora, monitorar sua temperatura, umidade e ventilação interna, além de virar os ovos. Incubadoras pequenas podem ser compradas, apesar de ser possível fazer a sua . Se você tem um modelo comercial, siga as instruções que vieram com ela.
    • A galinha choca pode ser usada para incubar e chocar ovos de galinha, mesmo se não foi ela que os pôs. Essa é uma ótima opção, além de natural, para chocar ovos. Apenas tenha certeza de escolher uma galinha choca para chocar seus ovos. As melhores raças de galinhas poedeiras são as Sedosas, Cochins, Orpingtons e Old English Games.
  6. É claro que tanto incubadoras quanto galinhas chocas têm vantagens e desvantagens. Conhecer quais são elas vai ajudar o criador a tomar a melhor decisão baseado em suas circunstâncias.
    • Pontos positivos de uma incubadora: usar uma incubadora é uma boa opção se você não tem acesso a uma galinha choca ou está chocando ovos pela primeira vez. Ela permite controle do processo inteiro. Elas também são a melhor opção para chocar grandes quantidades de ovos.
    • Pontos negativos de uma incubadora: a maior desvantagem de você usar uma incubadora é que a operação é completamente dependente de uma fonte de energia confiável. Se tiver uma falta de energia inesperada ou alguém acidentalmente desligar a incubadora, isso pode afetar negativamente os ovos, talvez até matando os bebês dentro deles. Se você não tem uma incubadora ainda, comprar uma nova, dependendo do tamanho e qualidade, pode ser caro.
    • Pontos positivos de uma galinha choca: usar uma galinha choca para seus ovos é uma opção natural e prática. Com uma galinha, você não precisa se preocupar com quedas de energia e com ovos estragando. Não há preocupações com a temperatura e a umidade. Depois que eles racharem, a galinha será uma mãe para os pintinhos, o que é algo belo de se ver.
    • Pontos negativos de uma galinha choca: a galinha pode não estar choca quando você precisa que ela esteja, e não há maneira de forçar isso. Portanto, você precisa acertar bem o momento certo de obtê-la. Você pode ter que investir em um viveiro de choca para proteger a galinha e os ovos de se excederem, possivelmente causando danos aos mesmos. Além disso, uma galinha tem um limite de ovos que ela pode chocar por vez. As grandes podem chocar de 10 a 12 ovos no máximo, dependendo do tamanho deles, enquanto as pequenas conseguem apenas seis ou sete.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando uma incubadora

Baixe em PDF
  1. Para ajudá-la a manter uma temperatura constante, coloque-a em um local que receba o mínimo possível de variação de temperatura. Não a coloque próxima a uma janela que possa expô-la à luz solar direta. O calor do sol pode elevar demais a temperatura, matando os embriões em desenvolvimento. [5]
    • Conecte a unidade a uma fonte confiável de energia elétrica e tome as precauções para que o cabo não seja removido da tomada acidentalmente.
    • Mantenha a incubadora fora do alcance de crianças pequenas, gatos e cães.
    • Em geral, é melhor manter sua incubadora em uma superfície firme, na qual ela não será derrubada ou pisada, e em um lugar que tenha temperaturas relativamente estáveis, fora do caminho de correntes de ar e longe da luz solar direta.
  2. Antes de começar a chocar seus ovos de galinha, leia todo o manual de instruções da incubadora. Aprenda a operar o ventilador, a luz e outras funções.
    • Use o termômetro que vem com a incubadora para checar sua temperatura interna. Você deve fazer isso com frequência nas 24 horas antes de começar a incubar os ovos, para ter certeza de que ela vai manter a temperatura certa.
  3. Para chocar ovos com sucesso, as condições dentro da incubadora devem estar perfeitas. Para prepará-la para receber os ovos de galinha, você deve ajustar suas condições internas para o nível necessário. [6]
    • Temperatura: ovos de galinha devem ser incubados a uma temperatura entre 37 e 39 °C, com 38 °C sendo a temperatura considerada ideal. Evite temperaturas abaixo de 36 °C e acima de 39,5 °C. Se ela ficar fora desses limites, seja acima, seja abaixo, por alguns dias, isso prejudicará severamente a produção.
    • Umidade: o nível de umidade relativa do ar dentro da incubadora deve estar entre 50% e 60%, com 60% sendo o ideal. Essa umidade é conseguida através do uso de uma tigela de água situada abaixo da bandeja de ovos. Você pode usar um termômetro de bulbo molhado ou um higrômetro pra medir a umidade.
  4. Assim que as condições dentro da incubadora foram propriamente definidas e monitoradas por pelo menos 24 horas para confirmar a estabilidade, é hora de colocar os ovos nela. Nunca coloque menos que seis. Se tentar chocar apenas dois ou três ovos - principalmente se eles tiverem sido transportados até você -, um resultado negativo é provável, podendo gerar apenas uma ou nenhuma ave viva. [7]
    • Aqueça os ovos fertilizados à temperatura ambiente. Permitir que os ovos se aqueçam vai diminuir a quantidade e duração da variação de temperatura dentro da incubadora depois de colocá-los nela.
    • Coloque os ovos cuidadosamente na incubadora. Posicione-os de lado, com a parte mais larga deles ligeiramente mais alta que a menor. Isso é importante, pois os embriões podem ficar mal alinhados e deformados se eles estiverem posicionados ao contrário, tendo dificuldades em quebrar a casca quando chegar a hora.
  5. A temperatura vai cair temporariamente depois de colocar os ovos na incubadora, mas deve se reajustar se a calibrou corretamente. [8]
    • Não aumente a temperatura para compensar essa variação, senão você causará danos ou matará seus embriões.
  6. A partir dela, você será capaz de estimar quando os ovos racharão. Ovos de galinha normalmente levam 21 dias para nascerem quando incubados nas condições ideais. Ovos mais velhos que acabaram esfriando ou que foram incubados a uma temperatura muito baixa também podem rachar, mas levarão mais tempo. Se você chegou ao dia 21 e seus ovos ainda não racharam, dê a eles alguns dias extras. [9]
  7. Eles devem ser virados pelo menos três vezes por dia, em intervalos regulares, apesar de cinco vezes ser o ideal. Algumas pessoas gostam de marcar um X em um dos lados do ovo, para que consigam identificar mais facilmente quais ovos foram virados. Sem isso, fica fácil perder a noção disso, sem se ter certeza de quais, e se, ovos foram virados. [10]
    • Quando virar os ovos manualmente, suas mãos devem ser lavadas e limpas antes de cada sessão, para evitar a transmissão de bactérias e óleos para a superfície do ovo.
    • Continue virando os ovos até o dia 18 e então pare para permitir aos pintos que se posicionem apropriadamente para quebrar as cascas.
  8. A umidade deve estar entre 50 e 60 por cento por todo o período de incubação, exceto nos últimos três dias, quando você deverá aumentá-los para 65%. Você pode precisar de níveis maiores ou menores de umidade, dependendo do tipo de ovos que está chocando, então consulte o aviário/granja ou a literatura especializada na chocagem da espécie de ave que você está criando. [11]
    • Reabasteça a água do reservatório de forma regular, senão os níveis de umidade ficarão baixos demais. Sempre adicione água morna.
    • Coloque uma esponja no reservatório de água, caso você precise aumentar a umidade.
    • Meça o nível de umidade na incubadora usando um termômetro de bulbo úmido. Anote a leitura da umidade e da temperatura na incubadora naquele momento. Consulte uma tabela psicrométrica online ou um livro específico para encontrar a umidade relativa a partir da relação entre os resultados dos dois tipos de termômetros. [12]
  9. Deve haver aberturas dos lados e em cima da incubadora para permitir que o ar circule. Cheque para ter certeza de que elas estão pelo menos parcialmente abertas. Você terá que aumentar a quantidade de ventilação quando os pintinhos começarem a sair dos ovos. [13]
  10. Iluminar os ovos é quando você usa uma fonte de luz para ver quanto espaço o embrião ocupa dentro de um ovo. Depois de sete a dez dias, você deve ser capaz de ver o desenvolvimento do embrião. Ao iluminá-los, você poderá remover os ovos cujos embriões não vingaram. [14]
    • Encontre uma lata de alumínio ou caixa que caiba sobre uma lâmpada.
    • Corte um buraco na lata ou caixa que seja menor que o diâmetro do ovo.
    • Ligue a lâmpada.
    • Tire um dos ovos incubados e segure por sobre o buraco. Se o ovo parecer claro, o embrião não se desenvolveu, e pode ser que o ovo nunca tenha sido fertilizado. Você deve ver uma massa esfumaçada se o embrião estiver se desenvolvendo. Ele vai aumentar de tamanho conforme se aproxima o dia de rachar.
    • Remova da incubadora quaisquer ovos que não tenham um embrião em desenvolvimento.
  11. Pare de virar os ovos três dias antes da data estimada de rachadura. A maior parte dos ovos que vingaram vão rachar dentro de um período de 24 horas. [15]
    • Coloque uma gaze sob a bandeja dos ovos antes de começarem a rachar. Ela vai ajudar a pegar pedaços da casca do ovo e outras coisas que saírem dele durante e após a saída do pintinho.
    • Aumente o nível de umidade na incubadora adicionando mais água ou uma esponja.
    • Deixe a incubadora fechada até que todos os pintos saiam dos ovos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando uma galinha choca

Baixe em PDF
  1. Se estiver disposto a usar uma galinha para chocar seus ovos, você precisa saber como escolher a melhor para as suas necessidades. Algumas raças de galinhas nunca ficarão chocas, então se você está esperando sua favorita ficar no clima certo de chocar ovos, pode ter que esperar um tempo muito longo. As melhores raças para isso são as Sedosas, Cochins, Orpingtons e Old English Games. [16]
    • Há muitas outras raças que ficarão chocas, mas lembre-se: não é porque uma galinha fica choca que ela será necessariamente uma boa mãe. Por exemplo, algumas galinhas ficarão chocas, mas não ficarão no ninho consistentemente, então poucos (ou nenhum) ovos racharão.
    • Algumas galinhas ficam tão surpresas quando os ovos finalmente racham que a mãe pode atacar os pintinhos ou abandoná-los. Se conseguir encontrar uma galinha que é uma boa chocadeira e boa mãe, então você achou sua campeã.
  2. Para saber se uma galinha está choca, procure por uma que fica posicionada no ninho num estado de transe e que fica lá por toda a noite. Você também pode procurar por um pouco de pele sem penas na parte de baixo dela. E se ela cacareja para te manter distante dela, ou te bica com dureza, essas também são boas formas de indicar que ela está choca. [17]
    • Se não confia na galinha, antes de colocar ovos fertilizados sob ela, teste-a por alguns dias para saber se ela ficará no ninho. Você pode colocar sob ela bolas de golfe, ovos artificiais ou alguns normais que possam ser sacrificados. Você não quer uma galinha que vai abandonar o ninho no meio do processo de incubação.
  3. Coloque a galinha choca em uma casinha ou cômodo separado que possa ser usado tanto para o período de choca quanto para o período no qual os pintos estão crescendo. Coloque um ninho confortável e no nível do chão dentro da área e o preencha com coisas almofadadas, como palha ou serragem. [18]
    • Em geral, a área de choca deve ser um lugar silencioso, escuro, limpo, livre de lixo, isolado do resto da criação, livre de pulgas, piolhos e carrapatos, e seguro de predadores em potencial.
    • Permita que a galinha possua um espaço amplo para deixar o ninho, comer, beber água e se mover.
  4. Depois que tiver certeza de que a galinha choca cuidará bem dos ovos e tiver preparado a área, coloque os ovos fertilizados sob ela. Coloque-os todos juntos, para que eles possam rachar dentro de um período de 24 horas. [19]
    • Coloque os ovos sob a galinha à noite, pois é menos provável que a perturbe e faça com que ela abandone os ovos e o ninho neste período.
    • Não se preocupe com a forma de colocar os ovos. A galinha vai virá-los várias vezes durante o período de incubação.
  5. A galinha deve ter acesso a comida e água o tempo todo, mesmo que ela só se levante para comer e beber uma vez por dia. Coloque a água longe o suficiente dela para que ela não a derrube ou respingue sobre o ninho e os ovos. [20]
  6. Ela fará todo o trabalho necessário de virar e ajustar os ovos, e eles devem permanecer úmidos e quentes sob seu corpo. Se você quiser iluminá-los para checar seus progressos, resista à tentação de fazê-lo com frequência. [21]
    • Entretanto, você não quer ter ovos podres que possam criar problemas de saúde e segurança caso se rachem. Uma ótima ideia é iluminar todos os ovos ao mesmo tempo entre o sétimo e o décimo dia do processo de incubação. Se você descobrir um ovo podre ou tiver certeza absoluta de que não há pinto se desenvolvendo dentro dele, remova-o.
    • Durante a última semana de incubação, a galinha deverá ficar no ninho o tempo todo sem virá-los ou mexer neles. Isso é natural, então deixe-a em paz.
  7. Pode ser muito frustrante ver uma galinha chocando os ovos devotadamente por duas semanas para depois desistir deles, mas não se desespere. Se você tiver outra galinha choca ou uma incubadora à disposição, você ainda pode salvar a ninhada. [22]
  8. Assim que os ovos começarem a rachar, tente não bisbilhotar ou remover os ovos que estejam sob a galinha para olhá-los melhor. Eles são exatamente o que precisam ser. Não se preocupe se nem todos os ovos tiverem rachado; galinhas são surpreendentemente boas em dividir seu tempo entre incubar ovos e cuidar dos bebês recém-nascidos. Ela geralmente vai ficar no ninho por 36 horas ou mais para prover tempo e cuidados para todos os que ainda nascerão, enquanto mantém os que já nasceram muito próximos, sob suas asas. [23]
    Publicidade

Dicas

  • Maneje os ovos com cuidado quando virá-los diariamente. As cascas são frágeis e se quebram com facilidade.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Incubadora.
  • Ovos fertilizados.
  • Termômetro secundário.
  • Higrômetro.
  • ou
  • Uma galinha choca.
  • Área para choca.
  • Caixa de ninho.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 398 289 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade