PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Caso você seja um pesquisador da área de ciências sociais e queira enviar um artigo em inglês para uma revista americana, você vai precisar formatar as referências bibliográficas segundo as normas da American Psychological Association (APA). Normalmente, as referências devem responder a quatro perguntas básicas: quem é o autor da obra, quando ela foi escrita, como ela se chama e onde você a encontrou. Para citar uma tese, pode ser que você tenha que incluir algumas outras informações, dependendo de se a pesquisa foi ou não publicada. [1]

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo a referência de uma tese publicada

PDF download Baixe em PDF
  1. A primeira parte de uma referência bibliográfica nas normas da APA deve conter o último sobrenome do autor seguido por uma vírgula e as iniciais do nome e dos demais sobrenomes. As teses costumam ter apenas um autor. No entanto, caso a obra que você pretende citar tenha mais de um, cite-os na ordem em que eles aparecem na folha de rosto. [2]
    • Por exemplo: "Crowe, B. D."
    • Caso a tese tenha mais de um autor, separe os nomes com vírgula e coloque um & antes do último. Por exemplo: "Crowe, B. D., Raven, C. W., & Moore, A. D."
    • Liste todos os textos citados no artigo nas referências bibliográficas, por ordem alfabética dos sobrenomes dos autores.
  2. Após o nome do autor, a segunda parte de uma referência bibliográfica nas normas da APA é o ano em que a tese foi publicada. Coloque-o entre parênteses, seguido por um ponto final. [3]
    • Por exemplo: "Crowe, B. D. (2010)."
  3. As teses costumam ter títulos bem longos. Insira-os por completo nas referências bibliográficas, grafados em itálico, na língua em que você leu o trabalho. Lembre-se de copiar exatamente a pontuação usada pelo autor. [4]
    • Use a caixa alta da mesma forma que usaria em uma frase qualquer. Normalmente, isso quer dizer que apenas a primeira palavra deve ser iniciada com letra maiúscula.
    • Depois do título, insira a frase "Doctoral dissertation" (Tese de doutorado) entre parênteses e um ponto final.
    • Por exemplo: "Crowe, B. D. (2010). I ain't fattening frogs for snakes: An inquiry into the application of creativity research to teaching practice (Doctoral dissertation). "
  4. 4
    Informe onde você acessou a tese. Caso ela tenha sido escrita para uma instituição de ensino americana ou canadense, ela provavelmente terá sido publicada no ProQuest. Escreva, por exemplo, "Retrieved from ProQuest Dissertations and Theses" (Acessado no ProQuest Dissertations and Theses).
    • Em seguida, insira o número de acesso, caso haja, entre parênteses para fechar a citação. No sistema ProQuest, o número de acesso costuma começar com as letras "AAT" e pode ser encontrado na referência da tese. Não ponha um ponto final depois do número de acesso.
    • Ao incluir o número de acesso, você permite que os leitores do artigo consigam acessar a tese diretamente, sem uma busca mais complexa.
    • Por exemplo: "Retrieved from ProQuest Dissertations and Theses. (Accession Order No. AAT 3411606)".
  5. 5
    Revise a referência. Após terminar a referência, veja se você a formatou corretamente e se as informações estão corretas. Caso o texto ocupe mais de uma linha, aumente um pouquinho o recuo após a primeira linha.
    • Uma referência completa de uma tese publicada deve ficar mais ou menos assim: "Crowe, B. D. (2010). I ain't fattening frogs for snakes: An inquiry into the application of creativity research to teaching practice (Doctoral dissertation). Retrieved from ProQuest Dissertations and Theses. (Accession Order No. AAT 3411606)".
    • Lembre-se de usar espaçamento simples. O espaçamento duplo deve ser usado apenas entre duas entradas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo a referência de uma tese não publicada

PDF download Baixe em PDF
  1. A primeira parte de uma referência bibliográfica nas normas da APA é o último sobrenome do autor, seguido pelas inicias do nome e dos outros sobrenomes. Essa regra é geral e não tem nada a ver com o fato da tese ter sido publicada ou não. [5]
    • Por exemplo: "Simpson, H. B."
    • Separe autores múltiplos com vírgulas e coloque um & antes do último nome. Por exemplo: "Simpson, H. B., Mann, J. K., & Hacker, F. P."
    • Inclua as teses não publicadas nas referências bibliográficas. Organize-as por ordem alfabética de acordo com o sobrenome do primeiro autor citado na folha de rosto.
  2. Caso a tese não tenha sido publicada, você não encontrará um ano de publicação. No entanto, você ainda precisa responder à questão do "quando". Para isso, procure o ano em que o trabalho foi escrito na folha de rosto. [6]
    • Nas normas da APA, você só precisa informar o ano, mesmo que a tese não tenha sido publicada.
    • Por exemplo: "Simpson, H. B. (1988)."
  3. 3
    Insira o título completo da tese. Use a caixa alta da mesma forma que usaria em uma frase qualquer. Normalmente, isso quer dizer que apenas a primeira palavra deve ser iniciada com letra maiúscula. O título deve ser grafado em itálico. [7]
    • Após o título, insira a frase "Unpublished doctoral dissertation" (Tese de doutorado não publicada) entre parênteses e um ponto final.
    • Por exemplo: "Simpson, H. B. (1988). Manic-depressive behavior in early childhood (Unpublished doctoral dissertation)."
  4. 4
    Insira o nome e a cidade da instituição de ensino. Como a tese não foi publicada, a questão do "onde" terá que ser respondida de uma outra forma. As teses costumam ficar guardadas nos arquivos das universidades. Logo, você vai precisar do nome da instituição de ensino. [8]
    • Caso a universidade tenha campi em mais de uma cidade, coloque uma vírgula após o nome da instituição e insira a localização correta. Por exemplo: "University of North Carolina, Chapel Hill."
    • Não é preciso informar o nome da cidade se a universidade tiver apenas um campus. Por exemplo: "Vanderbilt University."
  5. 5
    Releia a referência. Após terminar de escrever, revise cuidadosamente a referência para ver se as informações e a formatação estão corretas. [9]
    • Uma referência completa de uma tese não publicada deve ficar mais ou menos assim: "Simpson, H. B. (1988). Manic-depressive behavior in early childhood (Unpublished doctoral dissertation). University of Illinois, Urbana-Champaign."
    • Ao contrário das teses publicadas, você vai precisar colocar um ponto final no fim da referência, logo após o nome e a localização da instituição. Use espaçamento simples em uma mesma referência e espaçamento duplo para separar diferentes entradas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo citações no corpo do texto

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando no corpo do texto, as referências costumam ser colocadas entre parênteses, logo após as informações recolhidas da tese para serem usadas no artigo. Comece a referência com o último sobrenome do autor. [10]
    • Você não precisa colocar as iniciais dos autores no corpo do texto, a não ser que precise diferenciar duas pessoas com o mesmo sobrenome que escreveram ou publicaram teses no mesmo ano.
    • Caso a tese tenha mais de um autor, separe os sobrenomes com vírgulas. Lembre-se de colocar o & antes do último nome entre parênteses. Por exemplo: "(Winken, Blinken, & Nod, 1992)."
  2. Insira o ano em que a tese foi publicada após o nome do autor, separando os dois elementos com vírgula. Caso a pesquisa não tenha sido publicada, informe o ano em que ela foi redigida. [11]
    • Uma citação completa no corpo do texto deve ficar mais ou menos assim: "(Simpson, 1988)."
    • Feche parênteses após o ano e continue a escrever normalmente. Caso esteja citando mais de um trabalho dentro dos mesmos parênteses, separe as obras com ponto e vírgula. Por exemplo: "(Simpson, 1988; Cleaver, 1992)."
  3. Às vezes, para que o texto flua melhor, o ideal é colocar o nome do autor no meio da frase. Assim, você não precisa colocar a referência entre parênteses. [12]
    • Caso tenha citado o autor no texto, basta colocar a data de redação ou publicação entre parênteses após o nome. Use a palavra "and" ("e") em vez de um & caso a obra tenha mais de um autor citado.
    • Por exemplo: "According to Simpson (1988), dogs don't dream. However, the work of Winken, Blinken, and Nod (1992) provides evidence that they do." (De acordo com Simpson (1988), os cães não sonham. Porém, a pesquisa realizada por Winken, Blinken e Nod (1992) fornece evidências do contrário.)
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 28 485 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade