PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Precisa fazer backup de dados importantes ou vai trocar de computador? Clonar o disco rígido é uma boa opção para fazer a transferência simples desse conteúdo. Como a maioria dos notebooks atuais possui SSDs (Solid State Drives), que são três vezes mais rápidos que os discos rígidos (HDs), você também aprenderá cada passo para clonar esses dois tipos de unidade tanto em PCs quanto em Macs; basta usar o software certo. Neste artigo, será utilizado o Macrium Reflect 8 Free para Windows.

Método 1
Método 1 de 2:

Clonando um disco rígido no Windows

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de qualquer coisa, você precisará de uma unidade nova para repassar o conteúdo; o SSD deve ter pelo menos 256 GB de espaço livre, mas talvez você precise de até mais.
    • Além disso, confirme que o drive pode ser instalado em seu computador. Veja as especificações da máquina e determine se a placa-mãe exige uma unidade M2, U2, 2,5 SATA ou um cartão “add-in” para SSD. [1]
    • Para instalar o SSD no computador, use o manual do micro e manuseie o drive com bastante cuidado.
  2. Antes de cloná-lo, confirme que o SO está rodando a versão mais nova.
    • Pode ser uma boa hora para fazer um escaneamento de vírus para remover todos os malwares, confirmando que copiará uma unidade “saudável”.
    • Também é recomendado fazer um backup dos dados para que você fique mais tranquilo e não corra o risco de perder nada durante a clonagem.
    • Não se esqueça de desconectar dispositivos externos, como pendrives, HDs ou monitores externos.
  3. Acesse o site do programa para baixar a versão mais recente. O software não possui conteúdo perigoso e é totalmente gratuito. Escolha “Download” na seção “Reflect 8”, mais abaixo. Siga as instruções do assistente de instalação para completar o processo.
    • Você pode pular o passo de inserir um e-mail para fazer o registro. O produto será instalado integralmente e sem qualquer limitação. [2]
  4. Antes de inicializar o Macrium Reflect 8, não se esqueça de encerrar os processos do PC.
  5. Não se assuste caso uma chave de licença seja pedida; basta clicar em “Next” (Próximo) e pular esse passo.
  6. A partir da página inicial do Macrium Reflect, clique no HD ou SSD que você copiará; provavelmente, será o “OS (C)”.
  7. Com o drive selecionado, clique no botão ”Clone This Disk”; uma janela pop-up será aberta e permitirá que você termine o processo.
  8. Como o SSD novo já está instalado, o software vai detectá-lo; se por alguma razão você não for usar essa unidade, também é possível fazer a cópia a um HD externo.
    • Caso o SSD já tenha dados, pode ser necessário liberar um pouco de espaço. Marque todas as partições que você deseja excluir e clique em "Delete Existing Partition” (Apagar Partições Existentes).
  9. É preciso fazer isso manualmente para cloná-las ao SSD.
    • O ideal é deixar a menor quantidade possível na unidade de estado sólido de destino. O Macrium Reflect dá a opção de ajustar o tamanho de cada partição, então aumente o diminua-os de acordo com o necessário.
    • As partições são imprescindíveis, já que não há como copiar o Windows de um disco rígido para um SSD porque porções são armazenadas em várias áreas do drive.
  10. Depois de assinalar todas as partições do HD ao SSD, escolha essa opção para iniciar a clonagem.
    • Ao continuar, você poderá clicar em "Schedule This Clone" (Programar a Clonagem) para que o processo comece mais tarde ou optar por “Próximo” para que o ele inicie de imediato.
  11. Nela, o Macrium Reflect exibirá um resumo de tudo que a cópia realizará, portanto, confirme se os conteúdos mais importantes estão selecionados e clique em “Finish” para que a transferência comece.
    • O programa também pode perguntar se você deseja salvar as preferências de backup para clonagens futuras; caso queira, clique em “OK”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Clonando o disco rígido no Mac

PDF download Baixe em PDF
  1. Clonar um HD para uma unidade de estado sólido no Mac funciona praticamente da mesma maneira que no Windows; ele deverá estar vazio e com cerca de 256 GB de espaço.
    • Lembre-se de que o drive precisa ser compatível com o computador. Verifique as especificações do Mac e determine a placa-mãe precisa de uma unidade M.2, U.2, 2,5 SATA ou um cartão “add-in” para SSD. [3]
  2. Antes de fazer a transferência, confirme que o macOS está atualizado.
    • Também é uma boa hora para fazer um escaneamento e remover malwares, confirmando que a unidade está “saudável”.
    • Além disso, faça um backup do disco rígido para que você fique tranquilo caso aconteça algum problema e perda de dados durante a transferência.
  3. Utilizando um case para unidades externas, conecte-o ao micro. Ele será instalado depois, assim que as informações forem clonadas. [4]
    • Não se esqueça de desconectar outros dispositivos externos, como monitores ou pendrives, por exemplo.
  4. É bem fácil fazer a cópia do conteúdo de um HD no Mac, já que o Utilitário de Disco, software nativo do sistema, poderá fazer isso para você. Abra-o acessando “Aplicativos”, Utilitários” e depois “Utilitário de Disco”.
    • Se você já havia feito o backup à Time Machine, você pode pular a instalação do SSD e usar o Assistente de Migração do Mac para restaurar o backup mais recente. [5]
  5. Desde que o drive esteja conectado externamente, ele deverá aparecer no aplicativo; selecione-o para que as opções necessárias sejam exibidas e seja possível prosseguir com o processo.
  6. A partir das opções do “Utilitário de Disco”, será preciso fazer essa “restauração” da nova unidade de estado sólido, clonando os dados do HD atual.
  7. Ao clicar em “Restaurar”, uma janela pop-up aparecerá para confirmar o processo; mude “Restaurar de” para o disco rígido atual e depois “Restaurar” para continuar.
    • A cópia dos dados será iniciada; aguarde até que termine.
    • Antes de continuar, verifique se a cópia deu certo. Reinicie o Mac segurando a tecla “Option” e solte assim que o sistema estiver sendo inicializado. Se o SSD for mostrado, tente fazer o boot por ele e veja se o SO é iniciado de forma normal.
  8. Tire os parafusos na parte inferior do Mac e siga as instruções do manual para instalá-la. Retire-o do case e manuseie-o com cuidado.
    • Agora, reinicie o computador mais uma vez e aproveite o Mac com SSD e todos os dados clonados!
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 31 976 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade