Baixe em PDF Baixe em PDF

Descobrir que seu marido está trocando mensagens com outra mulher pode significar o fim do casamento. Você se sentirá tentada em dizer algo a ela, mas será que isso realmente serve de algo? Leia este artigo para saber quais as perguntas mais comuns em relação a essa situação complicada.

Question 1 de 7:

O que fazer após descobrir que meu esposo está conversando no WhatsApp com uma mulher?

Baixe em PDF
  1. Caso já tenha notado algumas atitudes suspeitas por parte dele, é normal que você queira se inteirar; no entanto, se já viu provas concretas de que são mensagens inadequadas, acalme-se. Não pense no pior, fale sobre o problema com seu cônjuge e peça para que ele esclareça o ocorrido. [1] Aborde a questão sem confrontar o rapaz. [2]
    • Diga, por exemplo: “Percebi que você está sempre conversando com a Melissa, ultimamente. Podemos esclarecer o que está acontecendo?”
    • Não faça acusações para não deixar o cara na defensiva, evitando que o diálogo se desenvolva antes de conseguir respostas satisfatórias.
    • Mesmo que tenha certeza de que são mensagens impróprias, inicie a conversa de maneira inteligente, perguntando a ele o que está acontecendo. Com calma, diga que viu o Whats dele e que gostaria de discutir a questão para entender isso melhor. [3]
  2. Sempre faça frases sobre você mesma para expressar seus pensamentos e emoções, evitando que o marido se sinta atacado. Por exemplo: “Eu me sinto _____ quando você _____.” [4]
    • Outra opção é falar “Eu fico muito preocupada quando vejo você no Whats conversando com amigas a todo momento” ou “Estou meio insegura em relação a nosso casamento, nos últimos tempos. Parece que não conseguimos mais nos comunicar muito bem”.
    • Caso tenha certeza de que ele está sendo infiel, diga “Estou me sentindo muito magoada e traída, agora. Gostaria de discutir isso o quanto antes”.
  3. O ideal é que ele “abra o jogo” e deixe claro o que está acontecendo entre ele e a outra mulher. Caso esteja fazendo algo inadequado, é importante que o guri peça desculpas imediatamente e tente remediar a situação; do contrário, talvez seja hora de ter uma conversa muito séria com ele. Veja alguns sinais que devem chamar sua atenção, como: [5]
    • Minimizar os seus sentimentos. “Para com isso, eu só estava brincando com ela!”
    • Agir de forma defensiva. “Então você precisa saber de tudo que eu falo com minhas amigas, agora?”
    • Jogar a culpa em você. “Talvez eu não falaria tanto com outras mulheres se você transasse mais comigo, né?”
    • Fazer “gaslighting” ao negar o que aconteceu, mesmo que você tenha visto alguma prova irrefutável.
  4. A vontade de ver se há algo comprometedor no celular dele vai surgir ao suspeitar de uma traição, ainda que apenas por mensagem. Isto pode ocorrer quando se aproveitar um momento de desatenção ou por um app espião. No entanto, lembre-se de que, sem permissão, é uma atitude viola a privacidade do homem e pode piorar o estado do casamento, principalmente se ele não estava fazendo nada de errado. [6]
    Publicidade
Question 2 de 7:

É uma boa ideia confrontar a outra mulher?

Baixe em PDF
  1. É normal ter vontade de entrar em contato com a moça e falar “poucas e boas” para ela, mas nada será resolvido e você só acabará se sentindo pior. [7] Antes de realizar qualquer contato, pare e pense se não acabará se arrependendo.
    • Por exemplo: você pode acabar sabendo de detalhes do relacionamento dela com seu cônjuge que sequer imagina (e nem gostaria de saber) ou acabar brigando com a mulher, o que não resolverá nada.
    • Lembre-se de que é grande a chance de que a conversa não resulte em nada. Não há garantia nenhuma de que você receberá um pedido de desculpas, por exemplo.
  2. A situação de cada casal será diferente, portanto, não há uma resposta certa ou errada; alguns consideram que esclarecer a situação com a pessoa que está falando com seu marido pode trazer uma sensação de “encerramento”. [8] Caso realmente considere que um diálogo colocaria as coisas em perspectiva para você — ou que pôr seus sentimentos para fora permitiria que se sentisse melhor —, então talvez a tentativa seja válida.
    • Se decidir falar com a mulher, que seja em um momento calmo, em que você tenha tempo para pensar bem nas coisas. Não ligue ou converse no Whats enquanto nervosa ou irritada.
    Publicidade
Question 3 de 7:

O que devo dizer à garota?

Baixe em PDF
  1. Antes de qualquer confrontação, é uma boa ideia determinar alguns objetivos para si própria. [9] Sente-se e faça uma lista com tudo que você quer dizer para tentar direcionar o papo.
    • Por exemplo: quer que ela pare de enviar mensagens ao seu marido? Deseja obter informações sobre o relacionamento deles? Ou apenas quer desabafar sobre seus sentimentos?
    • Pode ser terapêutico apenas passar os pensamentos e sentimentos ao papel. Na verdade, talvez você até não sinta mais vontade de falar com a moça. Tente escrever uma mensagem e depois a exclua sem enviar para ela.
  2. É comum sentir vontade de xingar, acusar e até ameaçá-la, mas o que isso vai resolver? Provavelmente, você só vai se sentir e será encarada como a “vilã” do caso. Em vez disso, concentre-se em expressar suas emoções de maneira calma e civilizada. [10] Quando sentir o sangue subindo à cabeça, pare, respire fundo, repita um mantra, como “Fique calma” ou “Força” ou distancie-se do lugar, um pouco, para se acalmar. [11]
    • Por exemplo, diga: “Estou muito chateada e decepcionada com o que está acontecendo entre você e meu marido. Peço, por favor, para que não fale mais com ele.”
    • Não tente fazer com que ela dê detalhes do que aconteceu com o esposo e nem faça perguntas cujas respostas podem ser muito desagradáveis para você.
    • Caso queira mandar um e-mail ou Zap, leia bem o que você escreveu antes de enviar. Retire qualquer trecho muito duro ou de caráter acusatório; se quiser, você pode até pensar melhor no que escreveu e, na manhã seguinte, verificar se deseja mudar algo, e depois enviar.
    Publicidade
Question 4 de 7:

Devo cobrar esclarecimentos do marido infiel?

Baixe em PDF
  1. É uma boa ideia sentar-se com o homem e discutirem o assunto com seriedade, principalmente se possuir provas irrefutáveis de que ele enviou mensagens inadequadas. No entanto, mesmo que esteja muito irritada, dialogue como uma pessoa civilizada; se você acabou de descobrir a traição, aguarde um pouco para esfriar a cabeça e depois converse com o esposo. [12]
    • Veja um exemplo do que você poderá dizer: “Eu sei que você está trocando mensagens com a Renata, do seu trabalho, e escreveu um monte de bobagens. Precisamos conversar sobre isso.”
    • Caso perceba que está se irritando, respire com calma e profundamente para ficar mais tranquila. Se quiser, saia de perto por um tempinho para se acalmar. “Isso só me deixará cada vez mais nervosa, então vou lá para o jardim um pouquinho. Depois, conversaremos mais.”
  2. Por mais tentador que seja interromper o seu marido, gritar ou até abandonar o diálogo por se enfuriar com as palavras do homem, ouça-o. Assim, será mais fácil para ele se abrir e dizer a verdade sobre o que está se passando. [13]
    • Você pode também tranquilizá-lo dizendo que está disposta a ouvir com calma o que ele tem a dizer. “Eu sei que é complicado falar sobre esse assunto, mas por favor, me diga a verdade! Sou toda ouvidos.”
    • Não tente ficar jogando a culpa nele. Esclareça o que aconteceu para buscar solucionar o imbróglio.
  3. Não há uma resposta certa sobre como será o futuro após flagrar o cônjuge sendo infiel. Dependerá de seus sentimentos e de como seu cônjuge se comporta; vocês poderão tentar salvar o casamento ou se separarem. Chegar a um consenso pode levar um bom tempo e exigir muita conversa entre vocês. [14]
    • Se optarem por continuarem juntos, é uma boa ideia fazer terapia para casais. Com isso, você poderá saber o que levou ao comportamento do marido e aprender as melhores estratégias para que o caso não volte a se repetir.
    Publicidade
Question 5 de 7:

Por que um homem casado envia mensagens a outra mulher?

Baixe em PDF
  1. Às vezes, ele estará apenas conversando com uma amiga ou colega de trabalho, sem qualquer conteúdo sexual ou romântico envolvido. Por isso, não suponha nada nem tire conclusões precipitadas se não souber dos fatos.
  2. A infidelidade ocorre pelas mais variadas razões, todas geralmente bem complicadas. Veja algumas delas, tendo em mente que a troca das mensagens inadequadas no WhatsApp pode ser decorrente de apenas um motivo ou vários: [15]
    • Ele sente uma falta de vínculo, amor ou equilíbrio no casamento.
    • O rapaz sofre com medo de se comprometer, então toma ações que sabotam o próprio relacionamento, seja de forma consciente ou não.
    • Talvez ele tenha baixa autoestima ou insegurança e espera que falar no Whats com uma mulher vai ajudá-lo a se sentir melhor em relação a si próprio.
    • Ele sofre de problemas ligados ao vício em sexo.
    Publicidade
Question 6 de 7:

A troca de mensagens pode se caracterizar como traição no casamento?

Baixe em PDF
  1. Mandar e enviar mensagens facilita a comunicação rápida e particular com as outras pessoas, seja qual for o momento e o lugar, e pode ser perfeitamente inocente. Por outro lado, não é difícil ultrapassar os limites do aceitável. [16] Há possibilidade, portanto, de que se tornem traição se a pessoa casada utilizar o meio para manter conversas de teor sexual ou romântico com alguém, sem o consentimento ou conhecimento do cônjuge.
  2. Identificar a traição no casamento pode ser complicado, já que a definição de um pode ser bem diferente das de outros. O homem pode julgar que uma simples mensagem de flerte destinada a uma moça não é nada de outro mundo, enquanto você talvez encare como uma transgressão da confiança que possuem. Para evitar um mal-entendido e não causar tensão no matrimônio, chame-o para dialogar sobre os limites e expectativas que cada um deseja determinar ao outro. [17]
    • Você pode dizer, por exemplo: “Eu me sinto incomodada com essas mensagens de flerte que você envia para outras mulheres, mesmo que nunca passe disso. Sei que não considera essa atitude uma verdadeira ‘traição’, mas fico muito desconfortável.”
    Publicidade
Question 7 de 7:

Como monitorar as mensagens de um esposo infiel?

Baixe em PDF
  1. Há vários programas que permitem que uma pessoa monitore mensagens e outros tipos de comunicação de um smartphone. Alguns dos apps mais conhecidos são o mSpy, o FlexiSpy e o iKeyMonitor.
  2. Antes de tentar monitorá-las, fale com o cônjuge e pergunte o que está acontecendo. Do contrário, há risco de minar o relacionamento a um ponto irreversível devido à introdução de novos problemas de confiança. [18]
    • Dependendo do caso, como ao desconfiar que ele oculta algo perigoso ou ilegal de você, o rastreamento pode ser uma solução razoável. Do contrário, deixe isso apenas como um último recurso.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 29 302 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade