Isopor, aquele material branco e delicado, muito usado em isolamento térmico e na embalagem de produtos, também pode desempenhar um papel importante no artesanato. Seja para um projeto escolar ou pessoal, saber como colar o isopor a outras superfícies (incluindo isopor) conferirá aos seus trabalhos maior qualidade e resistência (pelo menos, tanta resistência quanto um objeto feito de isopor pode ter). Comece a ler os passos abaixo para saber mais!
Passos
Ainda que cola comum sirva bem para o unir o isopor a outras superfícies, colas especializadas podem criar uma aderência maior. Consulte a tabela abaixo para saber quais colas são as mais indicadas para juntar o isopor aos diversos materiais comumente utilizados no artesanato. [1] X Fonte de pesquisa
Papel | Tecido | Madeira | Metal | Vidro | Isopor |
---|---|---|---|---|---|
Cola universal (ou super cola — por exemplo, Super Bonder), spray adesivo, cola quente
|
Cola universal, spray adesivo, cola quente | Adesivo poliuretano, cola quente, cimento de contato | Epóxi metal, epóxi comum, cola quente | Epóxi, cola universal, spray adesivo | Cola universal, spray adesivo, cimento de contato |
-
Use cola branca (por exemplo, Cola Tenaz) para projetos rápidos, simples ou informais. Essa é a opção mais fácil. Ainda que sirva para vários usos, tal substância funciona melhor para a união entre isopor e cartolina, papelão ou madeira. Outras vantagens que tornam a cola branca um excelente recurso para trabalhos rápidos são o baixo custo e a disponibilidade.
- Leve em conta que, apesar de barata e versátil, a cola branca não criará uma união tão forte nem tão duradoura quanto a que pode ser produzida por colas mais caras e especializadas, o que faz dessas as mais recomendadas para projetos que requerem resistência maior (como aviões de isopor).
-
Use cola de isopor. Acredite ou não, existem produtos desenvolvidos principalmente para colar isopor. Apesar de barato, esse material pode ser um pouco mais difícil de encontrar do que a cola branca. Procure por ele em lojas de materiais de construção ou de artesanato.
- Leia o rótulo antes de adquirir a cola de isopor — algumas marcas só servem para colar peças de isopor entre si; outras, no entanto, são capazes de colar isopor a superfícies diferentes.
-
Use spray adesivo. Essa variedade de cola (cada lata pode ser adquirida por menos de R$ 30,00 em lojas de ferramentas) permite colar isopor de modo rápido e conveniente. Uma vez que tal adesivo é projetado para colar espuma (e materiais derivados) a diversas superfícies, ele deverá servir para fazer a união entre isopor (que é uma espuma formada a partir de poliestireno) e metal, plástico, papel, papelão ou madeira. [2] X Fonte de pesquisa
-
Use pistolas de cola quente de baixa temperatura. A cola quente pode funcionar para juntar isopor a diversas superfícies (papel, papelão, madeira etc.), no entanto, quanto menor a temperatura, melhor. Temperaturas muito altas podem fazer com que o isopor queime ou derreta — e tais processos podem liberar gases tóxicos.
- Embora seja improvável que a fumaça liberada pelo isopor vá causar algum sintoma imediatamente após a inalação, você não deve subestimá-la. Dentre os materiais tóxicos que a compõem, estão o estireno e o benzeno, que podem ser cancerígenos. [3] X Fonte de pesquisa
-
Não use nenhuma cola para materiais específicos que não o isopor. Colas de madeira, tecido, epóxis para construção e outros tipos de adesivo podem servir para colar isopor, mas, se funcionarem, provavelmente terão um desempenho pior do que o da cola branca comum, o que torna esses materiais um desperdício de dinheiro. Além disso, alguns tipos de cola podem dissolver o isopor e outros tipos de plástico (saiba mais abaixo).
-
Jamais use cola composta de solvente plástico. Por ser um material tão leve e frágil, é fácil esquecer que o isopor é um tipo de plástico — mais especificamente, um plástico misturado com ar, que resulta em uma espuma leve. Sendo essa a composição do isopor, evite qualquer material feito à base de solventes de plástico — tais substâncias podem liquefazer o isopor e arruinar seu trabalho.
- Cimento de borracha, um adesivo resistente e flexível, geralmente contém álcool e acetona. A última é o ingrediente ativo dos removedores de esmalte e pode dissolver muitas variedades de plástico, o que faz dele uma opção ruim para se trabalhar com isopor. Algumas marcas, no entanto, produzem cimento de borracha sem acetona que podem ser usados com esse material.
Publicidade
-
Limpe e prepare ambas superfícies. Uma vez escolhido o tipo de cola, vem a parte mais fácil, já que o manuseio do isopor é relativamente simples: tudo o que você tem de fazer é espalhar a cola na superfície em que será feita a junção, unir as duas partes e esperar que a cola seque. Antes de fazer a colagem, no entanto, é recomendável que se use um pano seco para limpar a superfície de ambas as peças com que você vai trabalhar. Com essa precaução, você eliminará poeira e detritos que podem diminuir a eficácia da cola e, portanto, a qualidade do seu trabalho.
- Se você for colar a peça de isopor a uma superfície "acidentada" (como um pedaço de madeira com irregularidades e imperfeições) a durabilidade da união pode ser reduzida. [4] X Fonte de pesquisa Nesse caso, convém deixar a superfície mais lisa e regular — tente usar uma lixa de grão 200 ou maior.
-
Aplique a cola. Assim que ambas partes estiverem preparadas, aplique uma camada fina e homogênea de cola por toda a superfície, o que vai potencializar a força da união entre as duas peças. Se você prefere uma união mais frágil, desenhe pontos ou linhas com a cola.
- Se a área de isopor com que você vai trabalhar é muito grande, talvez seja melhor despejar a cola numa bandeja e distribui-la pela superfície com um pincel. Assim, será possível espalhar uma camada extensa e homogênea de cola rapidamente, o que ajuda a impedir que ela comece a secar enquanto ainda está sendo aplicada.
-
Una o isopor à outra peça. Assim que você estiver pronto, pressione a superfície do isopor contra a do outro material. Faça um movimento delicado mas firme para garantir a maior área de contato possível. O tempo de secagem varia de cola para cola, mas você terá cerca de um minuto para deslizar o isopor livremente — use-o para fazer os ajustes finais e para deixar a peça na posição desejada.
- Para aumentar a aderência, aplique uma camada extra de cola nas bordas da superfície do isopor que entrará em contato com a outra peça. Desenhe apenas uma linha reta ou em zigue-zague para que o processo de secagem não seja demasiadamente prolongado.
-
Espere a conclusão da secagem. Agora, você só precisa aguardar! O tempo (que vai variar entre alguns minutos e algumas horas) vai depender do tamanho da área de contato, do tipo e da quantidade de cola que você utilizou. Não mexa nas peças durante o processo de secagem, ou pode ser necessário reaplicar a cola e juntar as peças outra vez. Se necessário, use algum objeto pesado (livros, caixas etc.) para aumentar a pressão entre as duas partes durante a secagem.
-
Esteja ciente da fragilidade do isopor. A maioria dos métodos de colagem descritos neste artigo é resistente e, tão logo a cola esteja seca, não costuma se desfazer. O mesmo não pode ser dito do isopor, que é um material extremamente delicado; lembre-se de manuseá-lo com cuidado mesmo após a secagem — basta um impacto leve contra uma parede ou uma quina para que o isopor quebre ou se esfarele, esteja ele colado a outro material ou não.Publicidade
Dicas
- Se uma peça de isopor se soltar da superfície a qual ela estava colada, descarte-a e use uma peça nova. Quando uma camada de cola de isopor é aplicada sobre uma camada de cola seca, sua aderência diminui, o que enfraquecerá a união entre o isopor e o material ao qual ele deverá ser colado.
- Se você estiver colando duas peças de isopor e a secagem demorar mais do que o esperado, atravesse a área de contato com palitos de dente para impedir que as duas peças se movimentem. É possível usar um secador de cabelo ajustado na menor temperatura para acelerar a secagem da cola.
Avisos
- Jamais use pistola de cola quente para colar isopor. Uma vez que é formado por plástico, a alta temperatura pode derreter o isopor e prejudicar o acabamento do produto. Use cola quente apenas quando estiver trabalhando com materiais que não são deformados pelo calor.
Materiais Necessários
- Isopor.
- Cola de isopor.
- Pincel.
- Bandeja.
- Palitos de dente.
Referências
- ↑ http://www.thistothat.com/
- ↑ http://www.homedepot.com/p/3M-Super-77-16-75-fl-oz-Multipurpose-Spray-Adhesive-77-24/100067550
- ↑ http://businessbarbados.com/trending/green-business/the-dangers-of-polystyrene/
- ↑ http://www.popularwoodworking.com/techniques/best-wood-glue-surface-smooth-or-rough
- http://www.thistothat.com/cgi-bin/glue.cgi?lang=en&this=Styrofoam&that=that
- http://www.designsponge.com/2011/07/diy-101-building-your-toolbox-adhesives.html
- http://www.thistothat.com/cgi-bin/glue.cgi?lang=en&this=Styrofoam&that=Glass