PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O veterinário pediu uma amostra urina de sua cachorrinha? O exame de urina é um jeito simples, fácil e não invasivo de se detectar infecções e problemas de saúde como diabetes mellitus e problema renais. A amostra de urina também permite verificar se há cristais na urina que podem irritar a bexiga do animal. Coletar a amostra de uma fêmea é um pouco mais complicado, mas basta um pouco de planejamento.

Método 1
Método 1 de 2:

Preparando o recipiente

PDF download Baixe em PDF
  1. O ideal é utilizar um objeto plano, largo e raso, como uma forma ou um pratinho de marmitex. É importante que o coletor seja raso o suficiente para ser colocado debaixo da cadela e largo o suficiente para captar a urina caso você não acerte na mira.
  2. O veterinário que solicitou o exame de urina provavelmente quer checar a presença de uma infecção realizando uma cultura da amostra. Para que os resultados sejam precisos, a urina precisa ser coletada em um recipiente limpo e transferida para uma garrafinha para o transporte. É importante evitar a contaminação de bactérias, ou elas podem prejudicar os resultados dos exames.
    • Utilizar receptáculos esterilizados permite que o profissional identifique com precisão os agentes causadores da infecção e saiba quais antibióticos prescrever para o animal.
    • Existem três métodos para se esterilizar o recipiente em casa. Eles serão explicados abaixo.
  3. Procure na seção de produtos de limpeza em um supermercado por uma solução esterilizadora e siga as instruções do fabricante. Normalmente, o processo é simples:
    • Dilua o líquido em um volume específico de água.
    • Submerja o recipiente no fluído diluído por um período de tempo.
  4. Caso tenha acesso a um aparelho esterilizador a vapor, use-o para higienizar os recipientes de alumínio. O dispositivo também pode esterilizar plástico, mas é preciso utilizar um plástico capaz de resistir à altas temperaturas. [1]
    • Siga as instruções do fabricante sempre, pois elas variam de acordo com o produto. Normalmente, o processo envolve a adição de uma quantidade específica de água ao aparelho antes de ligá-lo.
  5. Se não quiser gastar com fluidos ou máquinas, é possível usar apenas água e o fogão. Ferva uma panela de água e submerja o receptáculo no líquido. Obviamente, use apenas recipientes que aguentem altas temperaturas.
    • Deixe o recipiente submerso por alguns minutos e tome muito cuidado ao retirá-lo, ou você pode se queimar. Coloque-o sobre uma superfície limpa para esfriar.
  6. A limpeza simples basta caso o veterinário não vá fazer cultura com a amostra. Obviamente, é imprescindível que o receptáculo não esteja sujo com resíduos de comida, pois eles podem atrapalhar os resultados do exame.
    • Lave o recipiente com água quente e sabão. Enxágue sob água corrente e deixe secar naturalmente.
  7. Após a coleta da amostra, é preciso transferi-la para uma garrafa esterilizada para o transporte até o veterinário. É possível que o profissional dê um recipiente para você; se não for o caso, existem várias opções que você provavelmente já tem em casa.
    • Potinhos de geleia e café, daqueles com tampa de rosquear, são boas opções. Lave bem para remover os resíduos de alimentos e, se possível, faça uma esterilização seguindo algum dos métodos indicados acima. A esterilização não é necessária caso o veterinário não vá fazer cultura com a urina.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Coletando a amostra

PDF download Baixe em PDF
  1. É normal que a cachorrinha suspeite de algo ao ver você atrás dela com o olhar fixo e cheio de propósito. Isso pode fazer com que ela segure a vontade de fazer xixi ou saia correndo, impedindo a coleta. Para evitar problemas, deixe para recolher a urina quando a cadela estiver com a bexiga cheia, logo pela manhã. Assim, ela vai estar com tanta vontade de se aliviar que não vai prestar tanta atenção em você.
    • Outras opções: coletar a urina após uma refeição ou durante um passeio normal. Leve-a para farejar algo e tente-a a marcar território. Aproveite os instintos caninos dela e recolha a urina.
    • Outra opção é pedir a ajuda. Peça que uma segunda pessoa leve a cachorrinha para passear na rua e siga-os de perto atrás, com o recipiente de coleta. Assim que a cachorra agachar para urinar, aproxime-se silenciosamente e coloque o recipiente debaixo da traseira dela.
  2. É uma boa ideia usar luvas de borracha para coletar a amostra de urina e transferi-la para o recipiente esterilizado. Saia para passear com a cadelinha e deixe-a farejar a rua normalmente.
    • Os cachorros normalmente farejam bastante o ambiente antes de escolher um local para esvaziar a bexiga. Fique atento e tente notar quando a cachorra estiver se preparando para urinar.
  3. Não faça movimentos repentinos, ou você pode assustar a bichinha e fazer com que ela pare de urinar. Deslize o recipiente de coleta debaixo da traseira dela para recolher o xixi.
  4. Não é preciso encher o recipiente até a borda; cerca de 25 ml deve ser suficiente. [2] Quando tiver uma amostra considerável, coloque o recipiente sobre uma superfície plana da qual ele não possa ser tombado e leve a cachorra de volta para casa.
  5. É importante ter firmeza nas mãos para não fazer sujeira. Por conta disso, é uma boa ideia transferir o líquido fora de casa, onde os respingos não farão diferença. Assim que transferir urina suficiente, feche a tampa do pote.
    • Remova as luvas e descarte-as adequadamente.
  6. Quanto mais fresca a urina, melhor. Por conta disso, é uma boa deixar para realizar a coleta somente quando for possível levá-la até o consultório em no máximo uma hora.
    • Coloque o recipiente em uma bolsa térmica impermeável identificada com o nome da cadela.
    Publicidade

Referências

  1. BSAVA textbook of animal nursing. Cooper, Mullineaux, and Turner. BSAVA publications.
  2. BSAVA textbook of animal nursing. Cooper, Mullineaux, and Turner. BSAVA publications.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 22 606 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade