Baixe em PDF
Baixe em PDF
Em algum momento da sua vida, será necessário realizar um exame de fezes, ou seja, você terá que coletar uma amostra ao evacuar. O teste pode diagnosticar diversos problemas gastrointestinais, como vírus, parasitas, bactérias e até câncer. [1] X Fonte de pesquisa Apesar de desagradável, é um exame importante para garantir sua boa saúde.
Passos
-
Não tome remédios que afetarão as fezes. Incluem-se aí até mesmo emolientes (como Maalox), antiácidos, óleos minerais e subsalicilato de bismuto (como Peptozil). Além disso, um contraste de bário (utilizado para detectar anormalidades no esôfago e estômago em radiografias) também inviabiliza a coleta de fezes.
-
Vá ao médico. O profissional fornecerá todas as ferramentas necessárias para coletar a amostra, com um recipiente para armazená-la. Tire suas dúvidas sobre o procedimento e peça uma comadre de plástico; siga as instruções e recomendações que acompanham os equipamentos.
- Lembre-se de que água do vaso, urina, papel e sabão estragam as fezes. É preciso ter uma maneira de proteger a contaminação das fezes por tais elementos, portanto, bole uma forma de coletar a amostra de antemão. [2] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
-
Coloque a comadre no vaso sanitário para coletar as fezes, impedindo que entrem em contato com a água. Pergunte ao médico se ele pode fornecer uma para você para facilitar o processo; do contrário, compre uma na farmácia. Ela se encaixará perfeitamente no assento do vaso.
- Levante a tampa do vaso e coloque a comadre no lugar, com o assento levantado. Baixe o assento e posicione-se sobre a parte em que a comadre está.
-
Caso não tenha acesso a uma comadre, você pode cobrir o vaso com invólucro de plástico. Levante o assento e revista-o com o plástico de um lado a outro; baixe o assento para prender melhor o invólucro.
- Se preferir, prenda com fita o embrulho plástico nas laterais para maior firmeza.
- Antes de evacuar, empurre o plástico um pouco para baixo, criando um pequeno declive nele, em que a amostra ficará. [3] X Fonte Confiável Seattle Children's Hospital Ir à fonte
-
Como último recurso, coloque um jornal sobre o vaso para coletar as vezes. Levante o assento e coloque uma folha dupla de jornal; abaixe-o para prendê-la.
- Prenda o jornal com fita, nas laterais do vaso, para segurá-lo com maior firmeza.
- Caso queira, empurre o meio do jornal para fazer um declive em que as fezes cairão.
-
Evacue sobre a comadre, o jornal ou o embrulho de plástico; antes, urine para não contaminar a amostra. Independentemente de estar em casa ou no consultório do médico, é preciso usar a comadre ou o plástico; tenha atenção para coletar todas as fezes, não deixando que se contaminem ao entrar em contato com a água do vaso.Publicidade
-
Deposite a amostra no recipiente que o médico forneceu. Provavelmente, haverá algo parecido com uma pá para coletar um pouco das fezes e colocar no recipiente; pegue um pouco de cada ponta e do meio do excremento.
- O tamanho da amostra varia de acordo com o exame. Às vezes, o recipiente terá uma linha vermelha e líquido na parte interna; será preciso depositar fezes até que o líquido atinja a linha vermelha. Do contrário, a amostra deverá ter mais ou menos o tamanho de uma uva.
-
Descarte tudo que utilizou para a coleta. Jogue o conteúdo do plástico ou comadre no vaso e puxe a descarga; o resto deve ser colocado em um saco de lixo. Amarre-o e deixe-o bem longe de você.
-
Deixe a amostra em refrigeração. Sempre que possível, ela deve ser levada imediatamente ao laboratório; do contrário, precisará ser mantida em refrigeração. Coloque o recipiente em um saco plástico selado e deixe na geladeira, colocando nome, data e hora da coleta. É melhor que o saco seja opaco, para que não se possa ver as fezes. [4] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
-
Leve a amostra para o laboratório ou médico o quanto antes. Não se deve esperar mais do que 24 horas, já que as bactérias fecais crescerão e mudarão; muitos médicos pedem para que ela seja retornada dentro de duas horas para um resultado preciso. [5] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
- Posteriormente, retorne ao médico ou pegue os resultados do exame no laboratório.
Publicidade
Dicas
- Por razões de higiene, sempre use luvas de látex ao coletar as fezes. [6] X Fonte de pesquisa
- O “swab retal” (coleta de fezes) é uma alternativa considerada fácil e viável. No entanto, há algumas dúvidas em relação à eficácia do método, que supostamente não detecta todos os problemas nas fezes. O médico deverá realizar a decisão. [7] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Os líquidos que acompanham o kit são muito tóxicos. Lave bem as mãos após terminar e nunca ingira-os .
Publicidade
Materiais Necessários
- Um kit de coleta, fornecido pelo médico ou laboratório.
- Comadre plástica.
- Laxante (apenas se estiver com prisão de ventre).
- Saco de lixo.
- Sabonete e água para lavar as mãos após realizar a coleta.
Referências
- ↑ http://www.webmd.com/digestive-disorders/stool-analysis
- ↑ http://www.nhs.uk/chq/Pages/how-should-i-collect-and-store-a-stool-faeces-sample.aspx?CategoryID=69
- ↑ https://www.seattlechildrens.org/pdf/PE810.pdf
- ↑ http://www.nhs.uk/chq/Pages/how-should-i-collect-and-store-a-stool-faeces-sample.aspx?CategoryID=69
- ↑ http://www.nhs.uk/chq/Pages/how-should-i-collect-and-store-a-stool-faeces-sample.aspx?CategoryID=69
- ↑ http://www.webmd.com/a-to-z-guides/stool-culture?page=2
- ↑ http://cid.oxfordjournals.org/content/34/2/167.full
Publicidade