PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Rabanetes são realmente muito fáceis de cultivar, problemas surgem apenas se um deles é acidentalmente deixado no solo muito tempo depois de amadurecer. Contudo, mesmo que um rabanete seja deixado no solo após estar maduro, você ainda pode colher suas sementes um pouco mais tarde.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Cultivando rabanetes

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas variedades amadurecem rapidamente, apenas precisando de cerca de três semanas antes de estarem prontos para serem colhidos e comidos. Deixe os rabanetes em seu jardim para amadurecer, mas, uma vez que amadureçam, colha-os rapidamente.
    • Rabanetes de verão amadurecem rapidamente e tendem a estragar mais rápido caso sejam deixados no solo por alguns dias a mais que o necessário. Rabanetes de inverno podem ser negligenciados um pouco mais, uma vez que eles demoram mais para amadurecer e para estragar no chão.
    • Rabanetes de inverno geralmente preservam sua qualidade em todo o clima frio do outono. Algumas variedades podem ser mantidas no jardim debaixo de uma camada pesada de palha e folhas por todo o inverno. [1]
    • Enquanto cada variedade amadurece no seu próprio ritmo, no geral, rabanetes de verão amadurecem entre 20 e 30 dias, enquanto rabanetes de inverno ficam maduros entre 50 e 60 dias. [2]
    • Uma vez que um rabanete estraga no solo, ele desenvolverá uma textura esponjosa e pouco apetitosa e um gosto picante.
  2. As raízes de um rabanete maduro têm cerca de uma polegada (2,5 cm) de comprimento, se não um pouco menos. Delicadamente retire um pouco de terra logo acima das raízes, perto das folhas acima do solo, para verificar o tamanho.
    • Você pode retirar a terra com os dedos ou com uma pequena espátula de jardim.
    • Rabanetes com raízes que tenham uma polegada (2.5 cm) devem ser colhidos. Caso você identificar raízes muito pequenas, devolva-as para o solo e deixe os rabanetes continuarem a crescer até amadurecerem.
    • Considerando que os rabanetes de verão amadurecem muito rápido, você deve checar as raízes frequentemente até que elas alcancem a maturidade.
    • Caso você plante seus rabanetes de inverno no outono, faça isso apenas antes do solo congelar. [3] Caso você queira tentar protegê-los durante o inverno, cubra-os com palha pesada e colha-os antes que eles apresentem sinais de novo crescimento no final do inverno ou no início da primavera.
  3. [4] Colher rabanetes é muito fácil. Para removê-los da terra, pegue o rabanete pela base das suas folhas e puxe direto para cima. Antes, você pode precisar contorcê-lo gentilmente para soltá-lo de seu lugar no solo, mas a maioria dos rabanetes sairá com um pouco mais de força para cima.
    • É muito importante que você colha os rabanetes assim que eles amadurecerem, mesmo que você não planeje comê-los imediatamente. Eles durarão mais tempo em seu refrigerador no que debaixo da terra.
    • Caso sua colheita de rabanetes tenha sido substancialmente esparsa, você deve ser capaz de colher um sem danificar as raízes de qualquer outro rabanete vizinho.
  4. [5] Corte fora as folhas da parte de cima de cada rabanete usando uma tesoura de cozinha ou uma faca afiada. Caso você queira, essas folhas podem ser limpas em água fria e corrente e guardadas para fins culinários.
    • Caso você planeje guardar as folhas, limpe-as em água corrente a esfregue qualquer sujeira visível usando seus dedos.
    • Coloque as folhas limpas e secas em um saco de plástico hermeticamente fechado. Feche o saco e armazene-o na geladeira por até três dias.
    • Folhas de rabanetes podem ser adicionadas a saladas ou outros pratos que façam uso de vegetais de folhas verdes.
    • Caso você não planeje guardar as folhas dos rabanetes, você pode descartá-las sem tomar nenhuma medida de precaução.
  5. Uma vez que as folhas tenham sido cortadas rentes a cada rabanete, você pode limpar o próprio rabanete em água fria e corrente. Coloque os rabanetes limpos em sacos de plástico hermeticamente fechados e leve-os à geladeira enquanto estejam prontos para o uso por até duas semanas.
    • Você pode esfregar a maior parte da terra e detritos usando os dedos, mas para a sujeira persistente e grudada, use uma escova de vegetais para gentilmente esfregar o lado do rabanete enquanto você o enxágua.
    • Tenha certeza que os rabanetes tenham sido completamente secos com papel toalha limpo antes de armazená-los.
    • Coloque os rabanetes na gaveta de vegetais caso a sua geladeira tenha uma. Esse compartimento manterá os rabanetes em condições ideais de temperatura e umidade, preservando-os por mais tempo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Colhendo as Sementes de Rabanete

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma vez que um rabanete for utilizado para semente, ele deixará de ser bom para comer. Como resultado, você deve separar alguns rabanetes em seu jardim com a intenção específica de usar tais plantas na semeadura.
    • É claro que qualquer rabanete que você acidentalmente deixar no solo depois de amadurecer pode ser mantido no solo e ser usado na produção de sementes. Isso serve para que você designe alguns pés de rabanete para esse propósito antecipadamente, o que não significa que sua produção de sementes precisa limitar-se apenas a essas plantas.
  2. Continue cuidando das plantas selecionadas para semente como você sempre fez, sem contudo perturbá-las. Pode levar mais duas semanas após o estágio de maturação para que os rabanetes desenvolvam botões florais e, finalmente, vagens de sementes.
    • Como os rabanetes deixados para sementes continuam a crescer após o estágio de maturidade, eles desenvolverão uma ou duas hastes que não terão folhas. Uma vez que essas hastes cresçam longas e fortes o suficiente, brotarão pequenos botões. Desses botões, vagens de sementes rapidamente emergirão. As vagens de sementes crescerão, assumindo uma forma longa e pontiaguda. [6]
  3. Use uma faca de cozinha ou tesoura de jardim para cortar as vagens de sementes da planta uma vez que os botões tenham caído completamente.
    • Caso você queira colher as sementes apenas para usar na próxima safra a nada mais, é melhor você pensar em esperar as vagens de semente começarem a amarelar e secar ainda na planta antes de arrancá-las. Esperar tornará realmente mais fácil para você colher as vagens de sementes da planta, e você provavelmente poderá fazer isso com suas próprias mãos.
  4. Você pode lavar vagens frescas de rabanete e jogá-las na salada se você preferir. As vagens são comestíveis e similares em aparência e textura às vagens de ervilha. Elas podem ser acrescentadas a saladas ou apreciadas cru e por si só.
    • Sementes de rabanete também podem ser germinadas enquanto frescas. Para isso, você precisará abrir as vagens antes delas secarem. Colete as sementes e germine-as como se você estivesse germinando feijões.
  5. Caso você queira colher as sementes para um uso futuro, pendure as vagens em um local seco permitindo-as secar até elas atinjam uma cor castanho claro. [7]
    • É claro, caso você permita que as vagens sequem enquanto ainda estiverem na planta, você pode pular esse passo e ir até o próximo sem esperar mais tempo, desde que elas já estejam adequadamente secas.
  6. Nesse ponto, as vagens estarão quebradiças o suficiente para que você as abra sem a ajuda de nenhum utensílio especial. Use a unha do seu polegar para dividir cada vagem, abrindo-as. Retire as sementes raspando-as gentilmente com seus dedos.
    • Forre sua area de trabalho com papel toalha limpo para ajudar a pegar cada semente que espirrar quando você abrir as vagens.
    • As sementes devem ser de uma boa cor marrom quando elas estiverem secas o suficiente. Elas devem estar secas quando você abrir as vagens, mas se as sementes ainda estiverem com uma cor castanho claro, elas precisarão ser secas um pouco mais.
    • Uma opção alternativa é deixar as sementes nas vagens secas e abri-las da mesma maneira apenas antes de você estar pronto para plantá-las. Ao fazer dessa forma você ocupará mais espaço de armazenamento, mas as sementes estarão melhor protegidas a longo prazo.
  7. Caso as sementes não estejam totalmente secas, deixe-as secar mais antes de você armazená-las. Depois deles secaram, guarde-as dentro de um pequeno envelope ou de um frasco hermeticamente fechado e conserve-as até você estar pronto para plantá-las.
    • O melhor recipiente a ser usado é um pequeno envelope de papel. O envelope deve ser pequeno, mas grande o suficiente para armazenar todas as sementes com um pouco de espaço extra sobrando. Certifique-se que o envelope está hermética e seguramente selado antes de colocar as sementes dentro.
    • Qualquer recipiente que você usar deve estar marcado com a data e o conteúdo.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Tesoura de cozinha, tesoura de jardim ou uma faca afiada
  • Escova para vegetais
  • Toalhas de papel
  • Sacos de plástico lacráveis
  • Geladeira
  • Envelope ou frasco pequeno
  • Barbante
  • Marcador ou caneta

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 25 973 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade