Baixe em PDF Baixe em PDF

Jesus disse em João 15:1-5: "Todo galho em mim que não dá fruto, (Deus) o tira; e limpa todos aqueles que dão fruto, para que deem mais frutos. Eu sou a videira, vós, os galhos; quem está em mim, e eu nele, dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer."

Há também uma parábola que Jesus conta de dez virgens. Algumas ficaram sem óleos, enquanto outras não. As que mantiveram os óleos não puderam entrar no céu. A questão que fica é: eram todas as virgens da parábola cristãs? É possível que alguns cristãos esgotaram o Espírito Santo, já que o óleo representa o Espírito Santo na Bíblia, e não conseguem entrar no paraíso? É possível que isso se relacione ao que Jesus disse sobre os galhos que não dão mais frutos e foram removidos? De qualquer forma, é essencial que todos os cristãos continuem dando frutos por toda a vida.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Dedicando-se ao Senhor

Baixe em PDF

Existem nove dons do Espírito Santo, como mencionado em 1 Coríntios 12 na Bíblia, e eles estão disponíveis para todos os fiéis que foram batizados. Apesar dos dons estarem disponíveis, não é de conhecimento geral como eles são recebidos de forma a construir o Corpo de Cristo. Use seus dons naturais em serviço de Deus, obedecendo à vontade d'Ele para poder alcançar os frutos e receber os dons e presentes do Senhor.

  1. Dedique-se ao lugar correto, para servir e receber. Em orações, pergunte a Deus se Ele sente que seu coração é puro no desejo de receber os dons e entregar sua matéria a Ele. Pode ser preciso repetir isso em diversos momentos, dependendo de sua proximidade de Deus e do quanto consegue ouvir a voz d'Ele.
  2. Quando acreditar que sua intenção é pura, converse com Deus em oração, perguntando quais de seus talentos naturais Ele deseja usar. Ele pode pedir que você comece um grupo de estudos bíblicos em casa ou no trabalho, ou que trabalhe como voluntário em uma igreja ou um centro comunitário. Caso você tenha talentos para lidar com adolescentes, o Senhor pode pedir que auxilie um centro de juventude.
    • Diga que está disposto a ajudar e, durante suas orações, aguarde em comunhão por alguns minutos, enquanto Deus coloca em sua mente uma ideia de como usar seus talentos naturais.
  3. Depois de identificar seus talentos naturais e ouvir a palavra de Deus, é hora de começar a trabalhar no local correto. Tenha ciência de que o aspecto mais importante da servidão é oferecer seus talentos naturais para trabalhos que agradem a Deus. Com isso em mente, repita em orações que está aberto a receber qualquer um dos presentes ou dons do Senhor.
    • Caso tenha preferência por um presente ou dom, tudo bem pedir por ele para o Senhor, mas saiba que Ele é quem decide o que você vai receber.
  4. Servir de forma obediente e submissa à vontade do Senhor permitirá que você construa melhor seu espírito. Quanto mais devoto for, mais dons você receberá. Entenda também que essa não é uma forma rápida de se receber poder espiritual, já que os dons são dados apenas àqueles em que Deus confia e que são devotos de coração. Depois de receber um dom e continuar a ser obediente, mais presentes chegarão.
  5. É importante estar sempre na presença do Senhor ao operar qualquer um dos dons do Espírito Santo. Assim, você garantirá o recebimento de mais presentes, pois trabalhará em comunhão com o Senhor, sem jamais buscar por dons de forma fútil e egoísta.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Recebendo os frutos através das virtudes

Baixe em PDF

Gálatas 5:22-23 diz: "O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fidelidade, tranquilidade e autocontrole." Abaixo, você encontrará os passos mais importantes no cultivo destes frutos do espírito santo em sua vida cotidiana.

  1. Paulo disse em Coríntios 13: "O amor é paciente e bondoso. Ele não inveja, não se vangloria e nem se orgulha. O amor não maltrata, não procura seus interesses, não se enraivece facilmente e nem guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas sim com a verdade. Ele sempre protege, confia, espera e persevera." Para descobrir o quanto você é amável, faça uma autoavaliação e responda às seguintes perguntas: você é paciente? Você é gentil? Você não tem inveja? Etc.
    • Um dos Mandamentos é amar aos outros: "Não há amor maior do que o de alguém que dá a sua vida pelos amigos." (João 15:13) Jesus serviu de exemplo para nós sobre como amar se sacrificando pelos outros. Como está escrito na Bíblia, nós amamos pois ele nos amou primeiro.
  2. É impossível ser completamente feliz todos os dias, pois a vida é difícil e muitas vezes nos coloca para baixo. Ainda assim, lembre-se de que a alegria não é a mesma coisa que a felicidade. A alegria é uma sensação levemente menos pronunciada de paz ou calma. Trata-se de um sentimento de que tudo ficará bem, não importa o que aconteça.
    • A Bíblia diz que "A alegria do Senhor é sua força", e quanto mais você se permitir sentir a alegria, sem se deixar deprimir, mais força você terá para enfrentar as batalhas da vida. Em muitos casos, a alegria e a felicidade são uma escolha.
    • Não é possível controlar o que acontece conosco, mas podemos controlar o efeito das ações em nossa alegria. Não deixe que as coisas roubem sua alegria. Aprenda a se manter relativamente feliz com a vida, independentemente do que aconteça.
  3. Você também pode escolher manter a paz em todas as situações. A Bíblia diz para não nos ofendermos, e podemos escolher o que nos afeta. Não deixe que ninguém provoque você e que o tirem do sério. Aprenda a manter a paz e a comunhão, independentemente do que aconteça.
    • Reconheça que Deus vai ajeitar as coisas para o seu bem. Quanto mais confiar no Senhor, mais você conseguirá manter a paz.
    • Há também o verso: "Não fique ansioso por nada, lembre-se sempre de que ao orar e apresentar seus pedidos à Deus, a paz do senhor transcenderá toda a compreensão e guardará seus corações e mentes em Jesus Cristo." Devemos ter nossa paz em Cristo e o deixar nos guiar por águas tranquilas para restaurar nossas almas. Deus não quer nos ver fugindo e nem esfarrapados. Ele quer que descansemos Nele. Mantenha a comunhão e lembre-se de que Ele é o Senhor.
    • A principal forma de se alcançar a paz é seguir os comandos de Deus. O Espírito Santo nos condenará quando nos distanciarmos e isso nos impedirá de alcançar a paz. Portanto, seja temeroso e siga os comandos do Senhor para alcançar a paz d'Ele, que supera toda a compreensão.
  4. Não apresse as pessoas e nem exija que elas sejam mais rápidas.
    • Temos que ser pacientes mesmo com as pessoas que nos magoam. Lembre-se de que Deus trabalha através de todos nós e que não é uma boa ideia ter expectativas irreais dos outros. Todos temos graça e paz para nós próprios e para os outros. Quanto mais pacientes formos com nós mesmos, mais pacientes poderemos ser com os outros.
    • Nós às vezes somos nossos piores inimigos. É importante reconhecer que, mesmo com a salvação, ainda lutamos contra a carne e que ninguém é perfeito. "Se dissermos que não somos pecadores, estaremos nos enganando e a verdade não estará em nós." Lembre-se de que você vai pecar, já que isso é um fato da vida, e tenha paciência consigo mesmo. Entenda que o crescimento espiritual é um processo e reconheça que outras pessoas também pecarão contra você. Isso é inevitável, mas o Senhor dará força para você ser paciente com os outros e perdoá-los.
  5. Demonstre educação sempre. Lembre-se de dizer "por favor" e "obrigado", além de não interromper os outros enquanto eles falam. Ouça com atenção e fale sempre em um bom tom. Seja quieto e humilde todo o tempo.
    • A gentileza é o contrário da grosseria. Ser gentil significa "fazer aos outros o que gostaria que fizessem para você". A ideia é ver os outros como melhores do que você, respeitando-os, valorizando-os e protegendo os sentimentos dele. Seja gentil e jamais teça julgamentos.
    • A ideia é sempre tentar dizer coisas edificantes. "Deixe que sua língua seja sempre cheia de graça", disse Paulo. A gentileza tem a ver com falar dos outros com graça e com um coração bondoso. É ter compaixão como Jesus teve. Lembre-se de ser gentil em todas suas interações para que vejam Deus em você.
    • Uma boa citação é: "Pregue o evangelho o tempo todo. Use palavras apenas quando necessário." Como pregar o evangelho o tempo inteiro? Sendo gentil e agindo conforme os ensinamentos.
  6. Esforce-se para ser bom. Apenas Deus é perfeito, mas isso não significa que você não deva tentar ser bom e melhorar diariamente. Siga os comandos do Senhor da melhor forma possível, estando sempre ao lado de Deus e agindo acima de qualquer reprovação. Mantenha um bom nome e uma excelente reputação.
  7. Estas são algumas formas práticas de ser fiel aos outros: seja confiável, pontual e comprometido com seus amigos e com seus entes queridos. Mantenha contato com seus pais e irmãos, entre outras coisas.
    • Jesus disse: "Deixe que seu sim seja realmente um sim." Nós somos aquilo que dizemos ser. Devemos honrar nossos compromissos e jamais dizer nada da boca para a fora. Não se comprometa com nada que não pode cumprir e seja firme!
    • O mundo é cercado de tentações e de bagunça, mas os cristãos devem se manter firmes e próximos de Cristo e Sua palavra. Seja diferente e fiel, a Deus e aos outros cristãos.
  8. Siga os ensinamentos do Senhor e não se irrite com facilidade. Dê aos outros o benefício da dúvida e aprenda a ser submisso quando necessário. Seja bondoso com os sentimentos dos outros, tratando-os como gostaria de ser tratado.
    • Para entender a tranquilidade, pense em como interagiria com uma criança pequena. Há uma citação interessante sobre isso: "Para tratar as pessoas de sua vida da melhor forma, visualize-as como crianças pequenas ou como idosos." Essa mentalidade pode ajudar você a ser mais bondoso e gracioso em suas interações.
    • Ser tranquilo não é o mesmo que ser soberbo ou forçar seu ponto de vista. Seja bondoso e acolhedor.
  9. Não acredite nas mentiras de Satã que dizem que você é incapaz de se controlar. Qualquer Cristão seguidor do Espírito Santo é capaz do autocontrole.
    • O autocontrole normalmente é uma das maiores dificuldades para os cristãos, indo dos hábitos alimentares aos pensamentos que nos permitimos ter e às atividades que escolhemos fazer. O segredo é não se deixar dominar por nada. Coisas boas se tornam ídolos quando não nos controlamos na presença delas.
    • O jejum é uma ótima forma de se ter mais autocontrole, mantendo seu corpo sob seu comando e aprendendo a dizer não. O jejum vai treinar você a não ceder a todos os seus desejos. Em 1 Coríntios 9:27, Paulo disse: "Eu disciplino meu corpo e o torno meu escravo, de forma que não seja desqualificado de minhas próprias pregações." É necessário ter domínio por si próprio, e o jejum pode ajudar bastante nisso.
    Publicidade

Dicas

  • Reconhecer seus talentos e dons naturais, sendo o mais competente possível, ajudará bastante.
  • A melhor forma de se colher os frutos é manter-se conectado a videira que é Jesus.
  • Lembre-se de que você colhe o que planta. Plante o espírito e colha o fruto do Espírito. Passe um tempo com Deus e você logo desenvolverá a habilidade de "pensar em Cristo".
Publicidade

Avisos

  • Lembre-se de sempre se cobrir com orações de proteção ao ascender para uma dimensão espiritual elevada, como o voluntariado de trabalhos no reino espiritual com Deus. Isso é importante mesmo ao obedecer à vontade de Deus, já que você obterá mais poderes e pode acabar sendo vítima de ataques do inimigo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 8 073 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade