Baixe em PDF
Baixe em PDF
Antes de colocar suas luvas e entrar no ringue, os boxeadores envolvem suas mãos em uma bandagem fina que protege os tendões e músculos e dá um suporte adicional aos movimentos do punho. Estas bandagens vêm com uma tira de velcro em uma das pontas para que você consiga fechá-la. Leia agora as instruções de como colocar uma bandagem para uma sessão de treinos.
Passos
-
Escolha a bandagem certa. Há vários diferentes tipos de bandagens, e é importante escolher aquela que irá funcionar melhor com o tamanho de suas mãos e o tipo de boxe que você pretende fazer. Considere estas opções quando for escolher qual comprar:
- Bandagens de algodão são uma boa escolha para treinos frequentes. Elas vêm em comprimentos para adultos e infantil e possuem velcro no final.
- As bandagens mexicanas são parecidas com as de algodão, mas são feitas com fibras elásticas, então elas se moldam na mão mais facilmente. Não são tão duráveis, pois o elástico acaba se desgastando com o tempo, mas elas são uma boa opção para seu treino.
- As bandagens de gel não são enroladas na mão, mas sim colocadas como luvas sem dedos. Elas são mais caras que as de algodão ou mexicana. São mais fáceis de serem colocadas, mas não dão tanto suporte ao punho como as tradicionais, e por essa razão, boxeadores sérios normalmente não optam por elas.
- As bandagens para competição são compostas por gaze e fita. O livro de regras para o boxe especifica a exata quantidade que pode ser usada, para ter certeza de que cada boxeador tem a mesma quantidade de enchimento. Já que este tipo de bandagem não é reutilizável, não são práticas para o treino de todo dia. A técnica para colocar esse tipo de bandagem de competição também é diferente, e deve ser feita com a ajuda de um parceiro ou treinador.
-
Enrole com a tensão correta. As bandagens devem ser esticadas para dar estabilidade para a mão e punho, mas se ficarem apertadas demais podem cortar a circulação. Talvez você precise praticar algumas vezes antes de acertar na tensão.
-
Mantenha a bandagem sem rugas. Nós e rugas podem se tornar desconfortáveis quando estiver tentando manter o foco no treino, e também não deixam a bandagem proteger adequadamente os ossos finos da sua mão, nem estabilizar seu pulso.
-
Mantenha seus pulsos retos quando for enrolá-los. Se eles estiverem dobrados, a bandagem não os estabilizará corretamente. Seu risco de se machucar diminui consideravelmente se manter os punhos retos durante o processo.Publicidade
-
Estique sua mão. Separe seus dedos o máximo possível e flexione todos os músculos. A bandagem para boxe foi feita para apoiar a mão enquanto estiver em movimento, então você deve expor desde o começo todos os movimentos que você pode usar durante a luta.
-
Coloque seu dedo no buraco no final da bandagem. Ele está localizado na ponta oposta ao velcro. Certifique-se de que a face inferior dela esteja contra a sua mão; se enrolar de cabeça para baixo, você terá problemas para fixá-la quando estiver terminando. A maioria delas terá uma etiqueta ou alguma figura mostrando qual lado deve estar para baixo.
-
Enrole seu punho. Passe a bandagem pelo seu punho de 3 a 4 vezes, dependendo do tamanho de suas mãos e do nível de estabilidade que quer atingir. Termine com a bandagem na parte interna do seu punho.
- A bandagem deve estar plana e se sobrepor diretamente em cada volta.
- Se você acha que precisa adicionar ou reduzir o comprimento da bandagem no final, ajuste o número de vezes que enrola seu punho.
-
Enrole sua mão. Puxe a bandagem sobre a parte de trás da sua mão, sobre a área logo acima do dedão, e através da palma até o outro lado. Enrole o mesmo lugar três vezes, terminando com a bandagem na parte interna da mão perto do dedão.
-
Enrole o dedão. Comece passando pelo seu punho uma vez, finalizando com a bandagem perto do dedão. Passe-a da base para cima do dedão, e depois de volta à base. Finalize envolvendo seu punho mais uma vez.
-
Enrole seus dedos. Comece na parte interna do seu punho. Passe a bandagem da seguinte maneira para prender seus dedos à base:
- Comece passando pela parte interna do seu punho, sobre a parte de cima da mão e entre o dedo mínimo e anelar.
- Volte pelo punho, sobre a mão e depois entre o anelar e o dedo médio.
- Passe novamente pelo pulso e mão, depois entre o dedo médio e o indicador. Termine na parte interna do punho.
-
Enrole sua mão novamente. Comece enrolando o punho, então enrole diagonalmente da parte interna do punho para fora da sua mão. Continue envolvendo por toda sua palma e logo acima do dedão. Repita até que todo o comprimento da bandagem tenha sido usado, e então termine com uma ultima volta ao redor do punho.
-
Prenda a bandagem. Fixe-a com velcro para mantê-la no lugar. Flexione sua mão e de alguns socos para determinar se está confortável. Se a bandagem estiver muito apertada ou solta, refaça.
-
Repita na outra mão. Pode ser difícil enrolar com sua mão não dominante no começo, mas depois de alguma prática, você começa a pegar o jeito. Se precisar de ajuda, peça para seu treinador ou colega lhe passe a bandagem.Publicidade
Dicas
- Para aqueles com mãos especialmente pequenas, é melhor comprar uma bandagem menor do que enrolar uma normal várias vezes. Uma bandagem normal irá se amontoar dentro das luvas em uma mão pequena, fazendo com que você perca o controle.
- Mantenha a bandagem reta enquanto enrola as mãos. Você precisa também limpá-la frequentemente para evitar que enrijeça e reduzir o risco de irritação.
Publicidade
Avisos
- Não aperte demais. Envolver a mão é feito para apoiar a mão e o punho, não para cortar a circulação. Se a bandagem não ficar confortável dentro das luvas, ou se suas mãos parecem estar dormentes, retire-as e faça um pouco mais solta.
Publicidade
Materiais Necessários
- Bandagem para boxe
Referências
Publicidade