Este artigo foi coescrito por Jade Giffin, MA, LCAT, ATR-BC
. Jade Giffin é Psicoterapeuta Artística que atua em Nova Iorque. Possui uma década de experiência no tratamento de traumas e de sensação de luto, depressão pré e pós-parto e desafios da maternidade, ansiedade, estresse e dificuldades sociais, emocionais e de aprendizado em adultos, adolescentes e crianças. Jade é formada em Psicologia e Artes Visuais pelo Barnard College e é Mestra com distinção em Arteterapia pela New York University. Recebeu o ps prêmios Hughes Fellow e Lehman Award por seu admirável trabalho clínico. Jade também atua como supervisora clínica, desenvolvedora de programas de terapia, pesquisadora e palestrante.
Há 12 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 1 546 vezes.
Está ficando cansado de receber um monte de mensagem o tempo inteiro? Conversas e notificações que não param nunca enlouquecem qualquer um, seja aquele amigo que está sempre reclamando de alguma coisa ou colegas de trabalho que ficam incomodando você fora do horário comercial. Isto se torna um problema, pois não deixa você focar no que precisa e aumenta seu nível de estresse. A boa notícia é que impor limites sobre quando responderá (e com qual frequência) diminuirá essa sensação ruim. Vamos começar escolhendo formas de estabelecer limites e reforçá-los. Depois, mostraremos o que dizer se alguém tentar entrar em contato com você quando não estiver disponível.
Passos
-
Estabeleça horários “úteis” para acabar com pressão de ter que responder. Deixe bem claro para si mesmo quais dias e horários olhará suas mensagens e ficará disponível para conversar. Não tem problema ler as mensagens que receber nos seus horários de descanso, mas não responda até dar a hora que definiu. Avise a todos que tentarem entrar em contato quais são seus horários disponíveis para que não incomodem mais você. [1] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, diga para seus amigos que pode respondê-los entre as 18h e 22h, entre o final do expediente e a hora de ir dormir.
- Você também pode definir que não vai responder mensagens enquanto almoça ou quando estiver com sua família, para poder focar na sua refeição ou nos seus familiares.
- Limites como os descritos acima são ótimos para deixar claro a colegas de trabalho ou funcionários que você não vai responder o WhatsApp fora do horário de trabalho.
Publicidade
-
Altere as configurações do seu celular para que não consiga usar certos aplicativos quando acabar o tempo estipulado. Dê uma olhada nas configurações de Controle dos Pais. Procure uma opção chamada “Tempo de Tela” no iPhone ou “Bem-estar Digital” no Android. Defina um limite de tempo para usar aplicativos de troca de mensagens e salve as alterações. Assim que acabar o tempo, você não poderá mais usá-los naquele dia, só amanhã. [2] X Fonte de pesquisa
- Mesmo que seja um pouco estressante não ter acesso às suas mensagens, lembre-se de que ninguém tem a obrigação de responder na mesma hora. Se fosse tão urgente assim, a pessoa ligaria para você.
- Coloque um PIN para dificultar a tarefa de mudar as configurações, caso você fraqueje. Se achar que você pode perder a paciência e desativar todos os limites de tempo, peça para um amigo ou familiar configurar o PIN.
-
Acabe com a tentação de ficar olhando o celular o tempo todo deixando o aparelho em outro lugar. Tente deixá-lo fora do seu campo de visão quando estiver trabalhando ou precisar terminar alguma tarefa. Guarde o celular dentro de uma gaveta, coloque em outra mesa ou deixe em outro cômodo. Assim, as chances de você ficar olhando suas notificações o dia inteiro serão bem menores. [3] X Fonte de pesquisa
- Até mesmo desligar o celular e deixá-lo perto de você pode causar distração.
- No começo, pode ser estranho não ficar com o celular por perto, mas, acredite: seu nível de estresse diminuirá, bem como a pressão de ficar olhando notificações e respondendo mensagens o tempo inteiro.
Publicidade
-
Limitar o uso de celular à noite impedirá que você fique até tarde conversando no WhatsApp. Conversar sem parar madrugada adentro afeta a qualidade do sono e dá sensação de cansaço no dia seguinte. Em vez de deixar o celular do lado da sua cama, coloque-o em outro lugar para não ficar tentado a olhar as notificações o tempo todo. Qualquer pessoa que mandar uma mensagem tarde da noite e não tiver resposta vai entender que você está tentando dormir. Amanhã de manhã você responde. [4] X Fonte de pesquisa
- Compre um despertador se costuma usar o alarme do celular para acordar de manhã.
- Encontre alguma coisa para substituir o uso do celular antes de dormir. Por exemplo, tente ler ou escrever em um diário antes de pegar no sono em vez de ver mil vídeos no TikTok.
- Quando acordar, tente não sair correndo para mexer no celular. Dê-se alguns minutos para acordar e começar sua rotina matinal com o pé direito.
-
Quanto antes você comunicar seus novos limites, menos conflito terá mais tarde. Se você tem amigos que ficam tentando falar com você durante o expediente ou que mandam um monte de mensagens durante o dia, fale sobre os limites que você definiu. Diga em quais horários estará disponível para trocar mensagens e que, fora deles, não conseguirá manter uma conversa. Diga que, se quiserem, eles podem mandar mensagem, mas você só vai responder durante os horários definidos. [5] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode falar “Cara, esses últimos dias eu estou muito cansado, mentalmente falando. Então, se quiser falar comigo, respondo entre as 16h e as 21h.”
- É muito importante deixar seus limites bem claros para que as pessoas que tentarem falar com você não achem que estão sendo ignoradas.
Publicidade
-
Impor limites pode ser difícil, então não economize esforço para mantê-los. As pessoas podem demorar para se acostumar com os limites novos, e algumas podem não respeitá-los logo de cara. Mesmo que ainda receba um monte de mensagens, fique firme. Respeite os limites que você definiu para si mesmo para não se estressar e nem sentir a obrigação de responder. Caso contrário (se ficar respondendo em horários que disse que não estaria disponível), as pessoas ficarão confusas ou passarão a desrespeitar os horários também. [6] X Fonte de pesquisa
- Não precisa levar tão a ferro e fogo no começo, mas dê um lembrete de que não está disponível naquele momento. Por exemplo, durante o horário liberado, você pode dizer “Oi! Só passando para lembrar que responderei as mensagens quando sair do trabalho, às 18h.”
- Mesmo que tenha vontade de responder na mesma hora, pergunte-se: a mensagem precisa de uma resposta imediata? Se for uma conversa casual, aguarde até o horário definido.
-
Mostre que viu a mensagem para não “ignorar” a pessoa. A ideia é boa, principalmente logo depois de definir os novos limites. Se estiver ocupado ou alguém não parar de mandar mensagens enquanto você tenta descansar, dê uma resposta curta dizendo que não está ignorando, só não pode responder agora. Assim, a pessoa saberá que não poderá ter a conversa que quer agora, mas que ela pode acontecer em outro horário. [7] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, diga “Oi! Eu estou ocupado no momento, mas vou parar para olhar isso daqui a algumas horas.”
- Outro exemplo: responda “Se não for urgente, responderei amanhã pela manhã”.
Publicidade
-
Dê horários alternativos para que a pessoa saiba que você quer falar com ela. Se estiver muito ocupado ou precisar de um tempo para colocar a cabeça no lugar e se desconectar, diga em qual outro horário vocês poderão trocar mensagens. Escolha algum momento que não interfira com suas tarefas e limites para que a conversa ocorra sem problemas. [8] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, diga “Poxa, agora não posso conversar. Lá pelas 18h hoje você pode?”
- Outro exemplo: “Não estou bem hoje. Podemos falar sobre isso amanhã?”
- Peça para que seus amigos avisem quando tiverem algo sério para falar. Por exemplo, eles podem mandar uma mensagem como “Você pode conversar sobre algo importante agora?”
-
Se não quiser conversar por mensagem, fale. Trocar ideias por texto é complicado no quesito demonstrar emoções, então, geralmente, não é a melhor ideia para tratar de assuntos difíceis. Se preferir ouvir a voz da pessoa ou conversar cara a cara, sugira por mensagem para que vocês planejem um momento melhor para tratar a questão. [9] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, “Parece que é uma conversa importante. Posso ligar para você quando sair do trabalho?”
- Outro exemplo: “Você se importa se falarmos sobre isso pessoalmente? Estou ocupado agora e quero dar a devida atenção ao assunto.”
- Você pode até trocar as mensagens de texto por e-mails, já que, com os e-mails, as pessoas não esperam respostas instantâneas. [10] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Quando estiver estressado, diga o que está sentindo para que as pessoas não esperem respostas rápidas. Não tem problema nenhum em tirar um tempo longe da internet quando nos sentimentos atordoados ou estressados. Fale para a pessoa que veio procurar você que não está tendo um bom dia. Deixe claro que quer conversar, mas em um momento melhor, para que não pareça que está a ignorando. [11] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, diga “Oi, fulano. Eu adoraria conversar, mas o trabalho acabou com a minha raça esta semana. Podemos nos falar uma outra hora?”
-
Veja se há outra pessoa com quem ela pode falar caso você não esteja emocionalmente disponível. Se alguém sempre vem reclamar com você de todos os problemas que tem, sua sensação pode ser de cansaço emocional. Peça para ela desabafar com outra pessoa hoje. Sugira que ela procure um amigo ou familiar para conversar. Se vocês são próximos, vale até recomendar terapia para que ela consiga processar emoções mais difíceis. [12] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, “Parece que é uma questão bem séria, fulano, mas, no momento, não posso falar. Tem alguma outra pessoa com quem você possa conversar?”
Publicidade
-
Não hesite em cortar a comunicação caso a pessoa não queira entender você. Tem gente que não quer aderir aos seus limites, não importa quantas vezes você os reforce. Se, mesmo assim, a pessoa continua bombardeando você com mensagens o dia inteiro, silencie-a ou desligue as notificações do aplicativo que ela está usando. Evite responder para conseguir sair desta situação de estresse. [13] X Fonte de pesquisa
- Se quiser, vá mais além e desligue o celular para ficar bem claro que não está disponível para conversar.
Dicas
- Não se esqueça de responder suas mensagens em algum momento. Deixe em lembrete para ir responder as pessoas, caso tenha o costume de esquecer.
Avisos
- Não fale sobre questões profissionais fora do horário de trabalho, a menos que seja uma emergência de verdade, para não ter burnout, que é um cansaço mental extremo por conta do excesso de trabalho. [14] X Fonte de pesquisa
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.chla.org/blog/rn-remedies/teens-texting-setting-boundaries
- ↑ https://www.nytimes.com/2019/04/01/smarter-living/how-to-make-your-phone-limit-your-screen-time-for-you.html
- ↑ https://www.nytimes.com/2018/12/02/smarter-living/be-more-productive-hide-your-phone.html
- ↑ https://www.cnbc.com/2018/01/03/how-to-curb-you-smartphone-addiction-in-2018.html
- ↑ https://www.architecturaldigest.com/story/client-is-texting-me-constantly
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-couch/201903/everybody-needs-boundaries-6-ways-make-them-work-you
- ↑ https://www.architecturaldigest.com/story/client-is-texting-me-constantly
- ↑ https://www.mic.com/p/how-to-deal-with-someone-who-keeps-emotionally-dumping-on-you-according-to-a-therapist-56600183
- ↑ https://www.becomingminimalist.com/less-texting-more-living/
- ↑ https://www.architecturaldigest.com/story/client-is-texting-me-constantly
- ↑ https://psychcentral.com/lib/10-way-to-build-and-preserve-better-boundaries
- ↑ https://www.mic.com/p/how-to-deal-with-someone-who-keeps-emotionally-dumping-on-you-according-to-a-therapist-56600183
- ↑ https://www.bolde.com/10-ways-to-deal-with-someone-who-doesnt-respect-boundaries/
- ↑ https://www.cnet.com/health/how-to-set-healthy-boundaries-at-work-to-avoid-burnout/
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!