Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você pretende tocar sua guitarra em outra posição que não sentado, é bom ter uma correia para ela. Correias de guitarra seguram-na enquanto você toca, colocando o peso dela em seu ombro, assim você pode tocar sem esforços em pé. Veja o primeiro passo abaixo para aprender como colocar a correia em sua guitarra, seja ela elétrica ou acústica, assim como usar acessórios para travar sua correia.
Passos
-
Encontre uma correia boa para você. Existe uma enorme variedade de correias de guitarra em estilos e tamanhos - algumas são arrojadas, outras são simples, algumas são grossas e acolchoadas, outras são finas como cintos de carro. Olhe a seleção em sua loja de instrumentos ou em classificados para ter uma noção das opções disponíveis para você. Abaixo estão apenas algumas coisas que você deve considerar quando for escolher sua correia:
- Material - A maioria das correias com preço acessível são feitas do material de cinto de segurança, mas com um pouco mais de dinheiro, é possível comprar correias de couro durável.
- Tamanho - Não é uma preocupação grande, porque a vasta maioria de correias de guitarra são ajustáveis, mas você precisa se certificar de que a correia é longa o bastante para permitir que você toque confortavelmente enquanto estiver em pé.
- Acolchoamento - Algumas correias tem uma parte acolchoada que você suspende para colocar no ombro, tornando o ato de tocar mais confortável. É feita geralmente de espuma, mas às vezes pele e outros materiais são usados.
- Estética - Correias de guitarra tem uma variedade enorme de cores e designs. Escolha a certa para você.
-
Encontre os buracos em cada ponta da correia. As correias geralmente têm pontas de couro (ou couro falso) em formato de triângulos arredondados. Em cada ponta deve haver um buraco pequeno com um corte fino ao lado. Esses buracos suportarão o peso da guitarra enquanto você toca.
-
Conecte a correia na parte saliente na base do corpo de sua guitarra. Quase todas as guitarras elétricas têm dois pequenos pontos salientes que cabem nos buracos da correia. O primeiro deles está na base do corpo da guitarra - em ouras palavras, se você colocar a guitarra em pé verticalmente, ficará na parte de baixo dela. Essa saliência geralmente tem 1,25 centímetros, dependendo do tipo de guitarra que você tem. Passe esse buraco, que é o mais distante do ajuste da correia, por essa saliência.
- Para assegurar o conforto enquanto toca, certifique-se que você colocou o buraco da correia na saliência para que o ajuste da correia fique para fora - senão, machucará seu ombro.
-
Coloque o outro buraco da correia sobre a segunda saliência. Olhe para o ponto onde o pescoço da guitarra encontra o corpo. Quase todas as guitarras elétricas têm uma saliência ali. Coloque o segundo buraco da correia, o que está mais próximo do cinto de ajuste da correia, sobre essa saliência. Coloque a outra ponta da correia nessa saliência.
-
Passe a correia sobre seu ombro. Parabéns! Sua guitarra já está com a correia. Agora é a hora de testar a correia. Se você é destro, passe a correia sobre seu ombro esquerdo para que a guitarra fique à sua frente, permitindo que você toque com sua mão direita e deixe a haste na mão esquerda. Se você é canhoto, faça o contrário - passe a correia por seu ombro direito.
-
Teste sua correia tocando a guitarra. Agora, certifique-se que a correia cai perfeitamente e não inibe seus movimentos de tocar um simples acorde ou músicas. Tente tocar de vários jeitos, em pé, sentado, e até ajoelhado ou deitado, por exemplo.
-
Ajuste a altura da correia quando precisar. Quando você toca com uma correia, você quer sua música fluindo de um jeito fácil e o mais natural que você puder sem uma correia. Isso significa que sua correia deve permitir que a guitarra fique em uma altura que você possa tocar a haste e dedilhar normalmente. Utilize o cinto de ajuste da correia para mudar a altura quando for preciso, para seu conforto e facilidade de tocar.Publicidade
-
Pegue um pedaço curto de corda. Diferente das elétricas, a maioria das guitarras acústicas só tem uma saliência para colocar a correia. Por isso, você talvez precise usar um pedaço de corda ou barbante para amarrar uma ponta da correia no cabeçote. Essa corda pode ser feita de qualquer material, contanto que seja fina o bastante para caber abaixo das cordas, atrás da cabeça.
- Se você não tiver nenhuma corda à mão, tente usar um cadarço velho - eles são geralmente de um bom tamanho e grossura e são surpreendentemente duráveis.
-
Prenda uma ponta da correia à saliência na base da guitarra. O primeiro passo para colocar uma correia em uma guitarra acústica é o mesmo para uma guitarra elétrica. Passe o buraco no fim da correia que é mais longe do cinto de ajuste na saliência na base do corpo da guitarra.
- Como descrito acima, certifique-se de colocar a correia para que o cinto de ajuste fique para cima e não machuque seu ombro enquanto você toca.
-
Passe a corda pelo buraco na outra ponta da correia. Como a guitarra acústica tem apenas uma saliência, a outra ponta deve ser amarrada no cabeçote. Comece passando a corda pelo buraco que não está ligado a saliência da guitarra (o buraco no final da ponta da correia perto do cinto de ajuste).
-
Passe o cordão pelas cordas e em volta do cabeçote. Pegue uma ponta do cordão e passe embaixo das cordas bem embaixo da cabeça (a peça de madeira ou plástico bem na ponta da haste que mantém as cordas separadas). Traga o fim do cordão para baixo e em volta do cabeçote. O cordão deve descansar atrás da cabeça.
-
Aperte o cordão com um nó firme. Em seguida, amarre as pontas do cordão juntas. Se seu cordão é longo, você talvez queira dobrar o nó para reduzir a distância entre a correia e o cabeçote. Faça um nó firme (ou nós) - você não quer que esse cordão se solte enquanto estiver tocando.
-
Teste sua correia e ajuste se necessário. Parabéns! Sua guitarra acústica está pronta para ser tocada! Teste sua correia tocando em uma variedade de posições (como acima). Use o cinto de ajuste para ajustar o tamanho da correia se necessário. Preste atenção no som das notas - o cordão amarrado ao cabeçote não deve abafar ou interferir nas vibrações normais das cordas.
- Se o cordão for muito longo ou curto para permiti-lo tocar, você talvez precise desamarrar e ajustar o tamanho.
-
Faça uma segunda saliência se necessário. Ao invés de amarrar no cabeçote, alguns guitarristas escolhem fazer uma segunda saliência em sua guitarra acústica. Normalmente, a saliência é feita onde o pescoço encontra o corpo (para imitar o arranjo da saliência de uma guitarra elétrica). Só tente isso se tiver experiência em modificar guitarras. Fazer errado pode estragar permanentemente sua guitarra, quebrando a madeira.Publicidade
-
Compre acessórios para correia em sua loja de instrumentos. Um acessório muito usado que pode impedir muitas dores de cabeça (e economizar muito dinheiro), é um acessório que tranca a correia. Trancas de correia são geralmente capas de metal ou plástico para colocar em cima da saliência depois que você colocou-as no buraco da correia. Essas ferramentas impedem a guitarra de cair da correia enquanto você estiver tocando, potencialmente prevenindo potenciais estragos e\ou muito dinheiro em reparos. O melhor é que estão disponíveis em uma enorme variedade de estilos em qualquer loja de música e são muito baratas.
-
Instale travas básicas de plástico colocando-as sobre a saliência e torcendo. Normalmente, travas de plástico tem a forma de pequenos discos com buracos no meio e porções em cume para rotação. Estes podem ser instalados puxando a saliência da guitarra pelo centro do buraco e usando os cumes para torcer e travar no lugar. Depois de fazer isso em cada saliência, a correia deve permanecer no lugar, não importa o quanto você puxe ou torça enquanto toca.
-
Use travas de metal para maior segurança. A melhor opção quando se trata de travas de correia é uma trava especial que conecta travas de metal. Esse tipo de trava de correia é um pouco mais cara que as básicas de plástico e requerem que você modifique sua guitarra e sua correia, mas oferece total segurança contra queda. Para usar esse tipo de trava, você precisa remover as saliências de sua guitarra e instalar novas que são especialmente feitas para essa trava. Você também precisa assegurar o mecanismo de feche dentro dos buracos de sua correia. Quando tudo estiver no lugar, a trava deve fazer um "clique" no lugar das saliências. Uma vez travado, a correia não pode ser removida a não ser que seja puxada para liberar a trava.
-
Improvise uma dupla de travas usando arruelas de borracha. Mesmo que travas de correia sejam baratas, essas são alternativas gratuitas. Por exemplo, um truque fácil é colocar uma arruela de borracha apertada em cima de cada saliência depois de colocar a correia na guitarra. A arruela de borracha vai segurar a correia no lugar enquanto você toca, tornando mais difícil (mas não impossível) que a correia caia da guitarra.
- Você pode encontrar a arruela de borracha em lojas de ferramentas, compre a de 12 cm. Se você beber cerveja ou refrigerante que vem em garrafas antigas com uma aba de travar, você pode remover a arruela de dentro da aba e usar para esse propósito.
Publicidade
Dicas
- Isso ajuda para quando você estiver em pé, mas também para quando estiver sentado. Se estiver sentado, certifique-se que a correia esteja apertada para que o pescoço fique um pouco para cima.
- Travas de correia podem ser compradas em vários estilos e várias marcas para usar com sua guitarra. Esses itens previnem que sua correia caia de sua guitarra inesperadamente, causando danos em seu instrumento.
Publicidade
Avisos
- Não force a correia na guitarra. Você pode causar danos ao instrumento e também à correia.
Publicidade
Materiais Necessários
- Guitarra
- Correia
- Cordas (para guitarras acústicas)
- Travas de correia (opcional)
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 43 308 vezes.
Publicidade