PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Perucas são acessórios divertidos (e às vezes necessários) para as mulheres. Independentemente de precisar utilizar ou apenas querer dar uma "incrementada" em seu estilo, colocar uma peruca pode ser difícil e complicado. Veja alguns passos simples para seguir e fazer com que a sua peruca tenha um look que seja o mais natural e realista possível.

Método 1
Método 1 de 2:

Preparando sua cabeça e seu cabelo

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem três tipos principais de perucas: a full lace , a front lace , e a non-lace . Existem também três materiais principais que podem ser utilizadas para constituí-las: fios humanos, animais e sintéticos. Cada tipo de peruca possui suas vantagens e desvantagens, portanto, certifique-se de comprar a que julgar ideal para você.
    • A peruca "full lace" é feita com uma cobertura de malha e rendas, com os fios sendo costurados por toda sua extensão. Assim, o contorno do couro cabeludo fica mais natural, utilizando fios humanos ou animais, além de ser mais simples de ser estilizada já que eles podem ser repartidos em qualquer parte. Outro ponto positivo é o maior conforto ao vesti-la, pois ela permite melhor "respiração" em sua cabeça. Porém, a desvantagem é o preço, que geralmente é bem maior que outros tipos de perucas, [1] além de serem facilmente danificadas, pois não são feitas de tecidos mais resistentes.
    • A peruca "front-lace" é fabricada com o tecido de malha apenas na parte frontal ao invés de toda a extensão da cabeça, permitindo que o contorno do couro cabeludo mantenha uma aparência natural e que materiais mais duradouros mantenham o bom estado da peruca em volta de sua cabeça. Estas perucas podem ser feitas de qualquer material e são mais baratas que as "full lace"; a desvantagem é que o visual delas não é tão natural e podem ser mais difíceis de serem estilizadas devido à maneira que são feitas.
    • Já as do tipo "non-lace" são feitas de malha de náilon e outros materiais semelhantes. Estas perucas podem ser feitas com qualquer material adequado para cabelos, são mais duradouras e bem menos caras que os outros tipos. A desvantagem é que estas não são tão "realistas", não dando um look tão natural junto ao seu couro cabeludo como a "full lace", por exemplo. [2]
  2. É necessário arrumar seu cabelo para que ele não fique saliente ou levantado ao colocar sua peruca. Independente de ser longo ou curto, é necessário certificar-se de que todo seu cabelo (natural) está puxado para trás a partir do contorno do couro cabeludo, de forma que ele não não apareça embaixo da peruca.
    • Caso tenha fios longos, é possível separar o cabelo em duas partes e torcê-los, cruzando as duas partes atrás de sua cabeça e prendendo-os em cima e embaixo com prendedores de bobes.
    • Se seu cabelo for longo e grosso, pegue pequenas porções (cerca de 2.5 cm) e torça, prendendo-as por toda a extensão da cabeleira. Pegue uma porção de cerca de 2.5 cm de seu cabelo e torça-a, enrolando a ponta em volta do seu dedo indicador. Coloque estas porções na direção de sua cabeça, fazendo um círculo com cerca de 2.5 cm de largura com seu cabelo. Quando todo o cabelo estiver seccionado, use dois prendedores para deixá-lo no lugar, fazendo um X sobre as porções de cabelo. Faça isto por todo a extensão de sua cabeça para que a superfície seja mais adequada para aplicar a peruca.
    • Pessoas com cabelo curto podem pentear e prendê-lo de maneira contrária ao contorno do couro cabeludo. Outra opção é utilizar uma bandana ou algo semelhante, desde que seja bem maleável, para tirar seu cabelo de perto desta parte.
  3. Watermark wikiHow to Colocar uma Peruca
    Pegue um algodão mergulhado numa solução de álcool e passe na pele em volta do couro cabeludo. Isto removerá óleos e impurezas de sua pele, o que ajudará a cola ou fita adesiva a ter melhor aderência à sua pele. Depois, aplique um produto de proteção para seu couro cabeludo, que pode ser um gel, creme ou spray, às áreas em volta do couro cabeludo, fazendo com que a pele sensível desta área não seja afetada por danos ou irritações causadas pela cola ou fita adesiva.
    • Mesmo se não possuir cabelo e tiver pulado o passo anterior, não esqueça de fazer a mesma preparação para sua pele.
  4. Você poderá usar um protetor de tecido (de rede) ou um de náilon com o tom de sua pele. O primeiro permite que sua cabeça "respire" melhor, enquanto o segundo combinará mais com a sua cor de pele ao ficar no couro cabeludo. Para aplicar, estique com cuidado o protetor sobre sua cabeça e alinhe-o perfeitamente com o contorno de seu couro cabeludo, certificando-se que todo seu cabelo fique embaixo. Pegue alguns prendedores de cabelo e coloque-os nas bordas externas.
    • Independente de seu cabelo ser longo ou curto, é necessário utilizar o protetor de couro cabeludo embaixo da peruca. Se não tiver cabelo, este passo é opcional, podendo evitar que a peruca escorregue, mas não é necessário para ajudar a deixar a área capilar mais suave.
  5. Watermark wikiHow to Colocar uma Peruca
    Para a cola da peruca, use um pequeno pincel de maquiagem e mergulhe-o na cola, aplicando uma camada fina em volta do contorno do couro cabeludo. Deixe-a secando (pode levar alguns minutos). Você saberá quando está pronta ao ver que a cola não está mais tão fina e molhada e sim grudenta e viscosa. Para a fita adesiva, coloque cuidadosamente tiras duplas na extensão do contorno do couro cabeludo, prendendo-as à sua pele. Deixe um pequeno espaço entre cada tira de fita, para que a umidade possa sair ao suar e não comprometa uma parte inteira dela. Não é necessário deixar a fita secar.
    • Para garantir que a peruca e a proteção não escorreguem, aplique a cola/fita um pouquinho na borda da proteção, fazendo com que ela, a peruca e sua pele fiquem juntas, aumentando a estabilidade dos objetos.
    • Você pode utilizar uma combinação destes dois métodos. A escolha é sua.
    • Não é necessário aplicar cola ou usar fita em todo o contorno de seu couro cabeludo, mas certifique-se de colocar pelo menos um pouco na frente de sua testa e nas têmporas. Estas áreas são necessárias para que a peruca tenha um visual natural. Aplique também em qualquer outro local que achar necessário. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Aplicando a peruca

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de poder aplicá-la, é necessário certificar-se de que os fios da peruca não ficarão presos na fita adesiva ou cola. Faça um rabo de cavalo com os fios da peruca ou, se forem curtos, prenda as partes mais próximas às bordas.
    • Se for utilizar perucas "full" ou "half lace", corte o tecido de forma que ele caiba em seu couro cabeludo. Certifique-se de não cortar em excesso, acabando com o contorno natural da peruca. Deixe um pouco mais nas bordas para que possa colar em sua cabeça de maneira mais adequada.
    • Não se preocupe em estilizar a peruca neste momento. Ela ficará toda bagunçada durante o processo de aplicação e você poderá arrumá-la depois da aplicação.
  2. Watermark wikiHow to Colocar uma Peruca
    Segure seu dedo na área da peruca que ficará bem no centro de sua cabeça. Posicione-a sobre sua cabeça e com cuidado coloque-a em seu couro cabeludo, centrando seu dedo em sua testa. Depois disto, puxe com cuidado o resto da peruca sobre sua cabeça. Certifique-se de manter os lados longe dos adesivos quanto mais for possível para que não grudem quando acabar.
    • Não se curve e deixe a peruca de ponta-cabeça. Isto fará com que ela fique fora do lugar, fazendo com que partes de seu cabelo se colem no material adesivo antes que você esteja pronta.
    • Caso esta seja sua primeira vez colocando uma peruca, faça o processo bem antes do seu compromisso e ajuste-a corretamente antes de sair de casa. Pode ser necessário adquirir um pouco de prática para aperfeiçoar esta técnica.
  3. Watermark wikiHow to Colocar uma Peruca
    Seja qual for o tipo de adesivo aplicado, a peruca deve ser fixada em sua cabeça. Ao colocá-la no local que deseja, pegue um pente de dentes finos e pressione cuidadosamente as bordas frontais da peruca e, se ela possuir rendas, verifique se estas partes estão no local certo de sua cabeça, formando um contorno natural do couro cabeludo. Depois que a metade frontal dela estiver bem fixada, espere 15 minutos para que ela prenda. Para a metade traseira, faça o mesmo processo e espere mais 15 minutos antes de estilizá-la para certificar que está bem presa à sua cabeça.
    • Outra opção é utilizar prendedores de bobes para que a peruca fique mais segura. Coloque-os na parte superior da peruca, prendendo-os na proteção e no cabelo que está embaixo. Faça isto mais no meio dela para que não fiquem visíveis. [4]
    • Quando a peruca estiver no lugar, verifique se há algum resíduo de cola sobrando embaixo. Se houver, remova com cuidado esfregando os locais com um pedaço de algodão com solução de álcool.
    • Se não conseguir colocar a peruca logo na primeira tentativa, passe um cotonete levemente mergulhado em álcool no local para que ela saia de sua pele. Reposicione e recoloque a peruca.
  4. Quando a peruca estiver totalmente presa, você estará livre para deixá-la da maneira que preferir, fazendo o que quiser. É possível fazer tranças, ondular e colocar os acessórios que desejar. Se a peruca for sintética, evite aplicar calor nas mechas pois elas podem derreter ou serem danificadas. [5] [6]
    • Se quiser, corte a peruca e deixe-a num estilo que mais se adapte ao seu rosto antes de aplicá-la, fazendo com que ela pareça mais natural e mais adequada à sua cabeça.
    • Lembre-se que menos é sempre melhor. Não importa do que sua peruca é feita: fios humanos, animais ou materiais sintéticos, o que é importante é não usar muitos produtos pois eles deixam resíduos em sua peruca.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Pinos de bobes/prendedores para cabelos
  • Cobertura para Peruca
  • Protetor do Couro Cabeludo
  • Cola ou fita adesiva para perucas
  • Pincel de maquiagem
  • Peruca
  • Pente com dentes finos
  • Acessórios (opcional)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 130 636 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade