Baixe em PDF Baixe em PDF

No mundo conectado e influenciado pela tecnologia de hoje, os aspirantes a artista têm muito mais poder e influência para lançar suas próprias carreiras do que no passado. Agora, os músicos emergentes precisam estar bem mais focados na autopromoção e na divulgação de sua música, em vez de esperarem "ser descobertos". Se você adora cantar e acredita que tem o que é necessário para fazê-lo profissionalmente, dominar sua arte, além de ter iniciativa e se apresentar sempre que puder, pode aumentar bastante suas chances de fazer sucesso.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Melhorando seu canto

Baixe em PDF
  1. Você precisa descobrir quem é como cantor e artista antes de tentar lançar sua carreira. Comece experimentando gêneros musicais diferentes para descobrir que estilo de canto é natural para você. Anote aquilo que aprender sobre si mesmo, por exemplo: seu alcance vocal, estilos de canto mais fáceis e mais difíceis e o que desgasta sua voz.
    • Você também precisa saber que tipo de performance dá mais certo para você: cantar sozinho, como vocalista ou como "backing vocal"? Você prefere se apresentar na frente de plateias pequenas e íntimas ou para multidões mais barulhentas? Descobrir as respostas para essas perguntas pode desenvolver ainda mais sua atitude, sua imagem e seu conjunto de habilidades de canto. Outras questões que você pode fazer a si mesmo são:
      • Seu ouvido é bom para a música? Ou seja, você consegue cantar afinado, reconhecer e sentir o ritmo nas canções? É capaz de ouvir uma melodia uma vez e cantá-la corretamente? [1]
  2. Você deve aprender como destacar o melhor da sua voz, e contratar um professor pode ajudá-lo a atingir seu maior potencial. Os professores podem resolver os problemas de técnica e abordar seus pontos fortes e fracos como cantor. [2] Com um professor, você pode aumentar seu alcance e experimentar com sua destreza vocal na frente de alguém que pode oferecer avaliações valiosas. Essa prática e essa orientação aumentarão sua confiança em suas habilidades de canto. [3]
    • Se não conseguir encontrar um professor de canto com o qual se sinta confortável, faça aulas virtuais. [4] Embora elas não sejam capazes de fornecer uma experiência de aprendizado pessoal, podem apresentar você a técnicas de canto fundamentais.
    • Só tome cuidado com as páginas que se anunciam como sites de resenha de canto. Geralmente, elas são fraudulentas e empurram produtos a consumidores desavisados. Suspeite bastante desse tipo de site. [5]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Amy Chapman, MA

    Coach de Voz e de Fala
    Amy Chapman é uma terapeuta vocal e especialista em voz de canto. É certificada pela Speech & Language Pathologist e dedicou sua carreira a ajudar profissionais a melhorarem e otimizarem suas vozes. Amy já ensinou sobre otimização de voz e fala, saúde vocal e reabilitação vocal em várias universidades na California, incluindo UCLA, USC, Chapman University, Cal Poly Pomona, CSUF, CSULA. Amy é treinada em Lee Silverman Voice Therapy, Estill, LMRVT e é parte da American Speech and Hearing Association.
    Amy Chapman, MA
    Coach de Voz e de Fala

    Pratique canto todos os dias. Você não deve forçar a voz, mas sim exercitá-la todos os dias. Por exemplo, faça exercícios e aquecimentos específicos, e somente depois cante. Fazê-lo ajudará a sua voz a soar melhor.

  3. . Na indústria musical, se você quiser ser considerado um profissional, precisará estar pronto para cantar o que alguém colocar na sua frente, o que pode significar algo vindo de uma partitura. Se esse for o caso, espera-se que você possa ler e acompanhar sem esforço.
    • Prepare-se agora para estar pronto quando a hora chegar.
  4. Estude o piano ou o guitarra para que possa ser um artista multifacetado e se apresentar de maneira mais independente. Aprender um instrumento também ajuda você a tocar as notas ocultas das canções, o que pode dar a sua performance uma adição única. Estudar um instrumento ainda faz com que você só dependa de si mesmo para se apresentar, diminuindo o risco de ter problemas de última hora como um músico faltante.
    • Descubra de quais materiais você precisará para fazer uma apresentação ao vivo. Assim, você solidificará sua presença no palco, ajudará a criar sua imagem, estabelecerá seu som individual e conseguirá uma audiência única.
  5. Avalie as performances de alguns dos seus cantores favoritos. Observe vídeos de apresentações ao vivo e preste atenção na presença de palco dos artistas. Como eles se conectam com a audiência? Assistir a essas performances no mudo pode ajudar, de modo que você possa se concentrar nos movimentos e nas expressões. [6] Essas são características que você pode imitar nas suas apresentações.
    • Também pode ser útil pesquisar sobre seus cantores e músicos favoritos e ver como eles chegaram onde estão hoje. Por que treinamento passaram antes de fazerem sucesso? Quem influenciou a decisão deles de ir atrás do sonho? Quais obstáculos eles enfrentaram e como eles os superaram?
    • Fazer um pouco de pesquisa pode fornecer a você conhecimento sobre como outras pessoas na sua posição encontraram sucesso no seu futuro campo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Apresentando-se

Baixe em PDF
  1. Apresentar-se com frequência aumentará sua confiança na frente de um microfone e vai expô-lo a vários ambientes. Você pode começar com pouco, entrando em corais de igreja ou trupes a capella , cantando em bares e casas noturnas, ou apenas em noites de karaokê.
    • É bom começar com performances pequenas antes de seguir para shows maiores, mas há outras maneiras de se apresentar também.
  2. Entre em contato com o departamento de eventos das instituições e veja se você pode se apresentar no campus. Por exemplo, as faculdades às vezes procuram cantores para cantar o hino em eventos esportivos. [7]
  3. Alguns artistas ou compositores na sua região podem precisar de cantores para serem "backing vocals" na demo deles. Pergunte e procure esses artistas. Veja se eles estão procurando por cantores extras. Se eles precisarem de um exemplo de como você canta, envie sua demo a eles ou marque um horário e um local para cantar pessoalmente.
    • Se alguém concordar em deixar você cantar na demo, veja se a pessoa permite a você usar essa música como projeto para seu portfólio pessoal. [8]
  4. Dessa maneira, você ficará confortável com a ideia de se apresentar na hora e com a preparação de um discurso de introdução rápido para os produtores e empresários. Pode ser uma boa ideia também fazer audições para grupos de teatro e trupes de canto. [9]
    • Dessa maneira, você pode ganhar experiência trabalhando e se apresentando no palco, além de entrar em uma rede de artistas.
  5. Levar uma demo do seu trabalho sempre com você é uma boa maneira de colocar a si mesmo e a seus talentos em vista sempre que uma oportunidade surgir. Em qualquer performance realizada, você pode vender seu CD demo para as audiências interessadas ou dá-lo de graça. [10]
    • Sua demo deve incluir uma quantidade gerenciável de músicas, talvez entre quatro e dez. [11] Ou seja, ela deverá ter canções suficientes para exibir a amplitude do seu talento, mas também dar a seu ouvinte uma quantidade pequena e conveniente para ouvir rapidamente.
    • Se não puder gravar sua demo em um estúdio profissional, você pode facilmente obter os materiais necessários para produzi-la você mesmo. Só é necessário comprar algumas músicas para cantar e gravar sozinho. [12]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Fazendo contatos

Baixe em PDF
  1. Envolva-se com os eventos musicais que ocorrem na sua região. Frequentando esses eventos e tornando-se amigo de outros músicos e cantores perto de você, você ficará cercado de pessoas que pensam parecido e que podem apoiar seus esforços musicais. Também pode aprender sobre novos possíveis locais para se apresentar e obter conselhos de outros artistas. [13]
    • Quanto mais você se cercar de pessoas no seu campo, maior a exposição e mais oportunidades você encontrará para exibir seu talento e obter reconhecimento.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Amy Chapman, MA

    Coach de Voz e de Fala
    Amy Chapman é uma terapeuta vocal e especialista em voz de canto. É certificada pela Speech & Language Pathologist e dedicou sua carreira a ajudar profissionais a melhorarem e otimizarem suas vozes. Amy já ensinou sobre otimização de voz e fala, saúde vocal e reabilitação vocal em várias universidades na California, incluindo UCLA, USC, Chapman University, Cal Poly Pomona, CSUF, CSULA. Amy é treinada em Lee Silverman Voice Therapy, Estill, LMRVT e é parte da American Speech and Hearing Association.
    Amy Chapman, MA
    Coach de Voz e de Fala

    Tente comunicar-se com artistas cujas carreiras se assemelham a que você almeja. Reflita sobre que tipo de cantor você é e qual tipo de carreira gostaria de ter, como artista de estúdio, turnê, cantor e escritor, cantor de coral, entre outras coisas. Feito isso, tente contato com alguém que tenha uma carreira parecida com a que você almeja. É sempre bom perguntar qual foi o caminho que eles trilharam e aprender com isso.

  2. Investigue e contate agentes na sua região. Pergunte se você pode abrir algum show. [14] Abrir a apresentação de outro artista mais famoso é uma boa maneira de ganhar experiência e fazer conexões.
    • Aos poucos, seus shows podem ficar cada vez maiores, o que levará a mais oportunidades de um produtor ou agente ouvi-lo.
  3. Tornar suas apresentações futuras públicas é uma boa maneira de divulgar seu nome na sua comunidade. Em algum momento, espera-se que você se torne reconhecido por seu trabalho na sua área.
    • A publicidade nos jornais locais pode construir uma reputação de tamanho considerável antes de sua carreira seguir para um local maior, como uma grande cidade. [15]
    • Salve as críticas e os artigos positivos das publicações para que você possa inclui-los em seu site pessoal e citá-los nas entrevistas. [16]
  4. Envie sua demo para gravadoras, agências de talentos, produtores musicais e consultores de artistas e repertórios. Muitos podem ser encontrados online. Você só precisa fazer uma pesquisa.
    • Geralmente, as gravadoras menores estão mais abertas para receber diversos materiais musicais. Não se limite a enviar sua música somente a grandes empresas. Suas chances de conseguir uma oportunidade podem ser melhores se você enviar sua demo para todo tipo de gravadora.
    • Procure causar uma boa impressão em todos que encontrar. Não importa se for a secretária da agência que você visitar para se encontrar com um empresário ou outro músico com quem tocou, muitos profissionais são notados por recomendações boca a boca feitas por outros profissionais. Obter uma boa reputação como um músico dedicado e agradável para se trabalhar pode levar você longe.
  5. Esse material fornece à audiência (geralmente produtores, agentes e empresários, ou seja, as pessoas que você está tentando convencer a contratá-lo) um gostinho promocional de quem você é como artista. Eles permitem que sua "vibe" musical e sua imagem brilhem para os possíveis empregadores de maneira rápida, conveniente e tangível. Normalmente, esse material é preparado de maneira bastante estratégica para captar a atenção de quem o estiver recebendo.
    • Por causa desse aspecto, considere contratar um profissional para ajudá-lo a desenvolver o material.
    • Não se esqueça de incluir um link para seu portfólio ou site pessoal.
  6. Ele é uma mídia extremamente acessível para tornar sua música disponível para quase todo mundo na internet. Ter um site pessoal permite a você construir um portfólio virtual variado que pode ser compartilhado e enviado facilmente como um link. Acima de tudo, a maioria dos sites pessoais é gratuita, portanto uma maneira bastante econômica de divulgar a si mesmo e a sua música.
    • Inclua informações sobre seu passado como cantor, informações de contato, críticas positivas e exemplos de seu trabalho (sua demo).
  7. Ter um canal no YouTube é uma ótima maneira de compartilhar suas performances, mas você precisa estar em todas as mídias sociais para promover completamente seu trabalho do modo mais eficiente. Conectar-se e promover-se em todas essas redes aumenta instantaneamente sua base de audiência. Uma base de fãs bem variada que se conecte a você em vários sites sociais pode elevar sua credibilidade e sua popularidade como artista, mesmo que ainda seja independente e não tenha um empresário. Se você estabelecer um público amplo e leal logo no começo, os empresários vão procurá-lo e querer agenciá-lo. Considere criar contas nas seguintes mídias sociais para divulgar seus talentos:
    • Twitter.
    • Facebook.
    • MySpace music.
    • Soundcloud.
    • Tumblr.
    • Instagram.
  8. Ele pode aumentar bastante o trabalho que você recebe como cantor. No entanto, fazer com que um agente o aceite como cliente pode ser bastante complicado.
    • Se você demonstrar vontade, comprometimento e confiança em si e no seu trabalho, pode conquistar um agente ativo e respeitável.
  9. Leia e releia o documento com atenção, especialmente no que envolve aspectos como taxas, comissão, duração e restrições sobre a exclusividade da sua performance.
    • Sempre manifeste suas preocupações e faça perguntas se ficar confuso com alguma parte do contrato. Caso não goste de algo nele, procure negociar e chegar a um consenso. Assim, você se mostra responsável e com vontade de fazer um bom acordo e chegar a um consentimento.
    • Só assine o contrato quando estiver satisfeito com os termos.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Experimentando rotas alternativas

Baixe em PDF
  1. Faça a audição para concursos próximos e distantes. Os shows de talentos e as competições locais são ótimos para se começar, mas siga também para disputas maiores como o The Voice.
    • As instruções para se entrar nessas competições maiores podem ser encontradas nos sites. Você pode enviar um vídeo de audição e visitar o local em pessoa para fazer um teste ao vivo. [17]
  2. Eles inicialmente não envolvem gravadoras. Oferecem aos artistas um meio independente de distribuir suas canções para o público.
    • O TuneCore.com permite a você publicar sua música ou seu álbum no site pagando um preço, mas você pode ficar com todos os direitos e royalties da arte distribuída. [18] Esta é uma maneira simples de superar os problemas que os músicos costumam ter ao negociar com as gravadoras. Você precisará fazer um certo esforço promocional, mas depois que o material for notado, pode servir como um bom trampolim para sua carreira como cantor.
    • O WeeklyIndie.com permite aos músicos enviar suas canções, e as dez melhores da semana são mandadas para os assinantes pagos do site. Ele é bastante competitivo, mas se a sua música for escolhida, pode lançar sua carreira para algo maior e melhor. [19]
    Publicidade

Dicas

  • Cuide da sua voz. Descanse-a quando não estiver cantando e beba bastante água. Evite gritar e pare de fumar .
  • Vá a shows aleatórios, aproxime-se do dono do local e peça para cantar na frente dele. Se ele gostar da sua performance, peça para se apresentar com a banda.
  • Nunca desista. Se não conseguir de uma maneira, não tenha medo de tentar novamente.
Publicidade

Avisos

  • Se conseguir um contrato com uma gravadora, lembre-se de que a imprensa ficará vigiando você. Ela pode pegá-lo fazendo algo capaz de estragar sua carreira.
  • Caso alguma gravadora lhe ofereça um contrato, veja se o compreende. Se necessário, leia-o com a ajuda de um advogado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 118 806 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade