Baixe em PDF Baixe em PDF

Programar é muito divertido e extremamente útil, pois o ajuda a ser criativo e também abre um leque de novas profissões. Se quiser aprender como programar, leia o tutorial abaixo para uma explicação de onde ir e o que estudar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo uma linguagem

Baixe em PDF
  1. A programação de computadores é composta essencialmente de um conjunto de instruções escritas que o computador segue. Elas podem ser escritas em diversas "linguagens", que na verdade são apenas maneiras diferentes de organizar as instruções e o texto. Diferentes linguagens costumam ser usadas para criar diferentes tipos de programas, então escolha uma que você ache que seja relevante para aquilo que deseja fazer. [1] Você sempre pode aprender mais delas depois.
  2. Elas são usadas principalmente para criar programas de computador. C e C++ são linguagens fáceis para iniciantes, mas C# tem se tornado bem mais comum. [2]
  3. Elas são boas linguagens para se aprender se você quiser trabalhar na produção de plugins para web ou de aplicativos móveis. Essas coisas estão em alta agora, então elas são linguagens de programação úteis para se conhecer. [3]
  4. Tente Python . Ela é uma linguagem muito versátil e usada amplamente em diversas plataformas, [4] sendo ótima para se aprender. Alguns juram que é a mais fácil para os iniciantes.
  5. . Geralmente usada para programação web e muito útil para os hackers, é relativamente fácil de aprender e está em alta. [5]
  6. Existem várias delas, todas com utilidades diversas. Se quiser trabalhar como programador, você definitivamente precisará conhecer mais de uma. Comece a aprender hoje mesmo!
    • Sua melhor opção será procurar por anúncios para o tipo de emprego que você deseja e ver quais as linguagens que eles pedem.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Aprendendo a linguagem

Baixe em PDF
  1. Embora boa parte das empresas que contratam programadores se preocuparão mais com as habilidades que você tem do que com diplomas, ainda é interessante ter uma formação. Você aprenderá mais e de forma mais eficiente, além de receber o treinamento de um profissional.
    • Há várias bolsas de estudos disponíveis para pessoas cursando faculdade de computação. Não se sinta intimidado pelo preço do curso: é possível fazê-lo!
  2. Quer você esteja cursando uma faculdade à distância, ou esteja fazendo um programa gratuito como o maravilhoso Coursera, do MIT, você pode aprender muito sobre programação a partir desses cursos estruturados.
  3. Use serviços como o University Consortium do Google, ou o Developer Network do Mozilla para aprender mais sobre programação. Essas empresas querem mais desenvolvedores para ajudar suas plataformas a ganharem público e os recursos disponibilizados são os melhores da internet.
  4. Existem vários programadores com sites onde eles ensinam a você o básico da programação, assim como alguns truques. Procure por tutoriais na linguagem que você quer aprender.
    • Existem muitos sites gratuitos que oferecem cursos na área de programação. Pesquise por eles no wikiHow e na internet.
  5. Há vários programas feitos para ensinarem crianças a programar. Programas como o Scratch, do MIT, são muito úteis e, quanto mais jovem você for, mais fácil será aprender qualquer linguagem.
    • Evite os kits, já que eles raramente ensinam algo de útil.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aprendendo sozinho

Baixe em PDF
  1. Consiga um bom livro atualizado sobre a linguagem de programação que você deseja aprender. Veja as análises em sites especializados para ajudar você a identificar os livros úteis.
  2. Eles são programas de computador que converterão as ideias que você escreveu em uma linguagem de programação para "código de máquina", de modo a permitir que a coisa funcione. Muitos programas estão disponíveis e você deve escolher aquele que é melhor para seus interesses. [6]
  3. Leia o livro ! Pegue exemplos da linguagem de programação no livro e coloque-os no compilador/interpretador. Tente mudar os exemplos e fazer o programa realizar diferentes coisas.
  4. Comece com coisas simples, como um programa de conversão de moeda, e vá aumentando a complexidade conforme continua lendo e aprendendo mais sobre a linguagem de programação escolhida.
  5. Assim que começar a programar ativamente em sua primeira linguagem, você pode escolher uma segunda. Você aproveitará ainda mais o aprendizado da segunda linguagem se escolher uma que tenha um paradigma de programação completamente diferente da primeira. Por exemplo, se começou com Scheme, você pode tentar aprender C ou Java depois. Se começou com Java, você pode aprender Perl ou Python.
  6. Para ser um bom programador, você, no mínimo, tem que se manter atualizado em relação às inovações tecnológicas. É um aprendizado contínuo e você deve sempre estar aprendendo novas linguagens, paradigmas e o mais importante: programar coisas novas!
    Publicidade

Dicas

  • Não comece logo com uma linguagem complexa como Java, mas sim com Python, já que ela incentiva os iniciantes e é composta basicamente de cada aspecto da programação.
  • Consiga um livro de referência atualizado, já que as linguagens estão sempre se renovando.
  • Se você estiver aprendendo Java, então trabalhe com o NetBeans 7.3.1, já que ele é um compilador muito bom e fácil de usar.
  • Comece com algo divertido, que o motive a resolver problemas, melhorando suas habilidades na resolução de problemas lógicos.
  • Saber a sintaxe é imprescindível. Você pode aplicá-la do seu jeito. Estude alguns programas de exemplo para começar a codificar por conta própria.
  • Java tem um conceito poderoso chamado multithreading. Estude cuidadosamente.
  • Use o Eclipse quando estiver escrevendo um programa. Ele é extremamente útil e pode fazer o debug de código. Com ele, você pode modificar o código instantaneamente, assim como usar o package explorar para ver os diversos arquivos de código que seu projeto possui.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 270 276 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade