Baixe em PDF Baixe em PDF

Para começar um diário, você precisará de um caderninho, uma ferramenta de escrita e um comprometimento pessoal. O primeiro passo é escrever a entrada inicial. Depois dela, tudo fica mais fácil! Use o diário para explorar seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, aqueles que não pode compartilhar com ninguém.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando o diário

Baixe em PDF
  1. Ele pode ser simples ou ornado, tanto faz! Você pode comprar um simples caderno de brochura ou uma agenda de couro e capa dura. Algumas pessoas optam por um caderninho com tranca e chave, que também é uma boa opção.
    • Escolha se quer páginas pautadas ou não. Um caderno com linhas facilita a escrita, ao passo que um sem linhas facilita a criação de ilustrações. Pense em como gostaria de colocar suas ideias no papel e escolha a melhor opção.
    • Se quer levar o diário na bolsa ou na mochila, escolha uma opção pequena o suficiente para ser carregada por aí sem dificuldades.
  2. A ideia é tornar o seu diário único, personalizando-o com palavras, desenhos, adesivos e cores. Você pode recortar imagens de revistas e histórias em quadrinhos para colar na parte de dentro ou de fora do diário, por exemplo. Se não estiver a fim, deixe-o como está.
    • Numere as páginas, se quiser. Você pode fazer isso de uma vez ou simplesmente preencher os números conforme escreve nas páginas. Essa é uma boa forma de manter um registro de tudo o que for escrever.
  3. Trata-se de uma forma segura e fácil de se colocar os pensamentos em palavras. Registre as entradas diárias no Word ou em outro processador de textos básico. Salve tudo em pastas secretas ou junte as entradas em um único documento.
    • Se possível, use um sistema de armazenamento na nuvem para proteger o seu diário com senha e poder acessá-lo em qualquer dispositivo! Experimente o WordPress ou um e-mail para isso.
    • Por mais que o diário digital tenha benefícios, você acaba perdendo o charme da escrita física. Uma boa opção seria manter algumas anotações em um caderninho físico e outras no computador.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Começando a escrever

Baixe em PDF
  1. O passo mais importante na hora de escrever um diário é começar. O caderno, a decoração, a segurança e outras coisas citadas anteriormente são apenas algumas formas de criar um meio seguro para você escrever. Pense no tipo de diário que gostaria e coloque a caneta no papel!
    • Escreva sobre acontecimentos do dia. Fale sobre que locais visitou, o que fez e com quem conversou.
    • Escreva sobre como se sentiu no dia. Fale sobre as alegrias, as frustrações e os seus objetivos de vida. Use a escrita como uma forma de explorar seus sentimentos e sonhos.
    • Mantenha um registo de aprendizado. Escreva sobre o que aprendeu hoje e use o diário como forma de explorar isso, conectando-se aos seus pensamentos. [1]
    • Transforme suas experiências em obras de arte. Escreva histórias e poemas, faça desenhos e planeje projetos no seu diário. Misture tudo com as entradas escritas!
  2. Se vai manter um diário comum e padrão, é bom ter um modo de monitorar o que escreve. Anote a data completa ou o que for precisar para reavivar a memória, do jeito que quiser! Para uma escrita ainda mais envolvida, escreva a hora do dia, o clima e o local. Faça isso no topo da página ou no início de cada entrada.
  3. Não pense de modo crítico quanto ao que está escrevendo. Livre-se de suas dúvidas e escreva o que vier a cabeça. A principal beleza do diário é contar uma história que você não contaria a mais ninguém: os pensamentos mais profundos que estão por trás das suas decisões cotidianas. Use essa oportunidade para explorar o seu interior. [2]
    • Imagine que está conversando com alguém. Não importa se vai conversar com seu melhor amigo ou colocar seus pensamentos no papel: você está se abrindo para o mundo e tornando o imaginário real. É difícil entender o que se está pensando sem usar palavras escritas. [3]
    • Use o diário como uma ferramenta de recuperação. Se algo o incomoda ou amedronta, escreva sobre isso e tente entender o que está acontecendo. [4]
  4. Caso esteja com dificuldade para encontrar um ritmo, separe alguns minutos para refletir rapidamente sobre o que está sentindo. A escrita pode acabar acalmando tais sentimentos, mas é difícil começar sem saber o que exatamente você está sentindo. [5]
  5. É bom separar um tempo exato para preencher o diário, seja ele 10 ou 15 minutos. O "prazo" vai motivá-lo a começar a escrever! Não se preocupe com a perfeição, basta escrever o que está se passando na sua cabeça.
    • Se o cronometro apitar e você não tiver terminado, continue. A ideia não é se limitar, mas se incentivar.
    • Esse é um bom modo de encaixar a escrita do diário no seu cotidiano conturbado. Se estiver com dificuldade para separar um tempo para escrever, inclua-o na sua agenda. [6]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Mantendo o diário

Baixe em PDF
  1. Leve-o na bolsa ou na mochila e, sempre que tiver um tempinho livre, tente escrever em vez de mexer no celular. Isso o ajudará a se manter firme no dia a dia.
    • Levar o diário consigo também tem a vantagem de manter a escrita em segredo, afinal, quais as chances de ele cair em mãos erradas assim?
  2. Após escrever seus pensamentos mais íntimos no papel, você não vai querer que ninguém os leia, certo? Esconda o diário para evitar leituras acidentais de pessoas enxeridas. Algumas sugestões:
    • Atrás dos livros em uma estante.
    • Debaixo do colchão
    • Na gaveta do criado-mudo ao lado da sua cama.
    • Atrás de um quadro.
  3. 3
    Escolha uma capa discreta. Nada de escrever "Particular!" ou "Não leia!", pois isso só aguçará a curiosidade das pessoas que encontrarem o diário. É melhor optar por uma capa em branco ou disfarçada com um nome diferente, como "Lição de Casa".
    • Se vai escrever "Meu Diário" ou algo do tipo na capa, esconda bem o caderninho!
  4. É importante manter a prática de escrever no diário para poder aproveitar os benefícios de saúde mental que surgem quando entramos em contato com nossas emoções no dia a dia. [7] Lembre-se de sempre ser sincero e falar a verdade.
    • Tente agendar um período para escrever no diário, sendo antes de dormir ou logo após acordar boas opções. Algumas pessoas preferem escrever no caminho para os compromissos ou durante o almoço. Escolha a melhor opção para você.
  5. Segundo estudos, escrever em um diário pode ser um excelente modo de se processar o luto, traumas e outras dores emocionais. Mantenha esse hábito mesmo quando sentir que tudo está desmoronando ao seu redor. [8]
    Publicidade

Dicas

  • Dê um nome ao seu diário para ajudar a entrar no clima da escrita, como se estivesse contando a história para alguém. Em vez de "Querido diário", experimente chamá-lo de "Querida Amanda", "Caro Carlos", etc.
  • Adicione informações pessoais na primeira página para caso algo aconteça com você e as pessoas precisem saber quem contatar. Isso também é útil para caso você perca o diário algum dia. Obviamente, compartilhe apenas as informações que se sentir confortável.
Publicidade

Avisos

  • Mantenha o diário seguro caso não queira que ele seja lido pelos outros. Esconda-o onde ninguém o encontrará!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 238 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade