Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se quiser entrar na onda do rap, tem que começar de algum ponto. O Biggie começou nas esquinas no Brooklyn, fazendo boom-box e desafiando qualquer um; às vezes ganhava, às vezes perdia. Foi assim que ele aprendeu o ofício, sempre melhorando. Você provavelmente teve um caminho muito mais fácil, mas os objetivos são exatamente os mesmos. Ouça as músicas ao redor, escreva algumas rimas e comece a fazer música com elas.
Passos
-
Ouça o máximo de hip-hop possível. Você precisa escutar uma grande variedade de hip-hop e rap antes de começar a tentar fazer suas próprias rimas. Estude a história e a cultura do rap; entenda a essência e os fundamentos dele. É uma coisa viva, que respira, e você precisa se envolver totalmente com ele. Se não sabe quem é Big Daddy Kane, ou só conhece o Ice Cube como um cara engraçado nos filmes, então você precisa pesquisar muito.
- Nos últimos anos, a cultura mixtape gratuita na internet se tornou parte importante do hip-hop. A ascensão de Lil Wayne para a fama, na metade dos anos 2000, foi na onda desses mixtapes, alguns compostos grande parte em freestyle. Ouvir esses mixtapes gratuitos é uma ótima maneira de entrar nas conversas contemporâneas do hip-hop.
-
Ouça ativamente. Estude as habilidades dos outros rappers até que você tenha seu próprio estilo. Você não está imitando, e sim aprendendo. Copie as rimas e freestyles deles e leia como se fosse poesia. Estudar a música deles também serve para encontrar algumas batidas maneiras para você tentar colocar um rap seu.
- O Eminem é conhecido pela fluidez, rimas intrincadas e perfeição métrica; já o Lil Wayne é conhecido pelos ótimos one-liners e similes. Encontre os rappers que te chamam atenção. A$AP Rocky, Tribe Called Quest, Big L, Nas, Mos Def, Notorious BIG, Tupac, Kendrick Lamar, Freddie Gibbs, Jedi Mind Tricks, Army of the Pharaohs, MF Grimm, Jus Allah, Shabazz Palaces e Wu-Tang clan são vários dos diferentes e talentosos rappers ou grupos de rap que valem a pena conferir.
- Ouvir raps que você não gosta também pode ser útil para criar um estilo. Forme opiniões. Tenha argumentos. Debata com seus amigos sobre os diferentes rappers. Converse sobre quem é ruim e quem é genial.
-
Memorize alguns versos. Escolha uma frase de suas músicas favoritas que deixe os outros boquiabertos e ouça várias vezes, até que elas tenham grudado na memória. Recite-as durante o dia a dia. Internalize as sílabas e o fluxo das palavras, a forma como as palavras saem quando você as pronuncia.
- Pense sobre o que se destaca nesse verso. Do que gosta nele? O que o torna memorável?
- Procure uma versão instrumental da música com esse verso que você memorizou e pratique. Isso o ajudará a ter uma ideia da fluidez e a velocidade da música.
Publicidade
-
Escreva muitas rimas. Tenha sempre um caderno com você, ou use seu celular para escrever ou gravar as rimas, e tente escrever pelo menos dez rimas por dia. No fim da semana, retorne às rimas que escreveu e escolha as melhores para criar uma lista de “Melhores da Semana", que você pode usar para iniciar uma música. Corte os versos estranhos e bregas e mantenha apenas os melhores. [1] X Fonte de pesquisa
- No fim da semana, pode ser que tenha só uns dois versos. Tudo bem. Tá legal. Quando estiver dando os primeiros passos, você vai escrever um monte de letras ruins. Não tem escapatória. É preciso muito trabalho e esforço para criar músicas que todo mundo vai querer ouvir.
-
Faça “rhyme clusters" no caderno. Um rhyme cluster é um grupo de versos curtos e palavras intercambiáveis entre si. Assim, todos os versos com palavras como "bosta" “costa" “tosta" “posta" e “Acosta" podem estar no mesmo cluster. Faça uma enciclopédia de rimas que você possa memorizar e consulte-a quando estiver escrevendo música ou freestyling.
-
Molde suas letras em músicas. Depois de algumas semanas fazendo versos, você já deve ter um bom estoque deles. Junte dois deles, brinque um pouco e comece a pensar sobre construir uma música. Escreva mais versos para preencher as lacunas e junte tudo. [2] X Fonte de pesquisa
- As músicas com história geralmente têm um elemento de dificuldade no hip-hop clássico. As histórias precisam de abordar o quem, o quê e o quando para pintar um retrato vívido da cena ou do evento que você está descrevendo. Raekwon e Freddie Gibbs são grandes rappers na arte de contar histórias.
- Boast Raps apresentam um monte de one-liners. É só olhar par o Lil Wayne, o auto-intitulado rei das rimas autoelogiosas. Use um monte de similes e metáforas para se comparar a todos os tipos de grandezas.
- Pop Rap ou Trap é basicamente o refrão. As rimas do Chief Keef podem ser horríveis, mas ele tem um talento genial para refrões grudentos. Procure por um ou dois versos simples, mas que encaixem certinho na batida. “Don’t Like" e "Sosa" possuem refrões simples, mas que ficam presos na cabeça por semanas. Também tem o "Crank That”, do Ditto Soulja Boy. Para mais clássicos exemplos, pense em "C.R.E.A.M.”, do Wu-Tang, e qualquer coisa do Snoop Dogg.
-
Tente Freestyle . Encontre uma batida que você gosta, uma versão instrumental da música que você deseja, ou tente rapear nas introduções e no fim das músicas. Encontre a batida, sinta-a e comece a botar pra fora o que você tem na cabeça.
- Comece com um bom "verso de partida", algo que apareça e deixa sua mente fluir. Daí é só confiar nas suas rimas para começar a deixar as coisas fluírem.
- Não faça freestyle na frente de ninguém até ter praticado muito. Esse estilo é dificílimo de fazer, mas tente ficar na batida, mantenha a fluidez e encontre o caminho de novo se você começar a tropeçar. Não pare, ou já era. Mesmo se você tiver que rapear frases sem sentido, é só lembrar de rimar e manter nele.
-
Respeite seu ritmo. Você não conseguirá escrever músicas geniais no início. Concentre-se nas pequenas coisas, melhore seu freestyle e aprenda a escrever músicas. Desenvolva sua própria voz e estilo sem imitar outros rappers. Você não quer ser igual a eles; você quer ter uma voz própria, ser um rapper único. [3] X Fonte de pesquisa
- Mesmo o Chief Keef e o Soulja Boy, rappers que estouraram com 16 e 17 anos, não nasceram com músicas de sucesso. Eles levaram 6 ou 7 anos de rap constante antes de se darem bem. Seja crítico de seu trabalho se quer levar o rap a sério. GZA tinha 25 anos antes de conhecer o sucesso, e fazia rap desde criança.
Publicidade
-
Vá a uma competição de freestyle ou a um rap battle. Lá, os competidores têm que fazer freestyle sobre uma batida selecionada pelo DJ. Como é cronometrado, não dá tempo para pensar antes de começar a rimar. Se você quiser participar, haverá outro MC na sua frente, que pode ser mais experiente e louco para te humilhar com versos brutalmente apelativos e, assim, obter os aplausos da plateia. Essa é uma das partes mais emocionantes do rap, mas você precisa criar casca grossa e habilidades consideráveis antes de fazer isso em público.
- É uma boa assistir a várias competições antes de tentar competir em uma. Conheça bem suas habilidades e as habilidades dos concorrentes antes de subir ao palco.
-
Faça uma música original. Experimente e entre em contato com produtores emergentes da área ou mesmo na internet. Eles poderão te passar algumas batidas originais para se trabalhar. Se você tiver uma batida, fazer música hip-hop exigirá pouco mais do que um software de edição de áudio e um microfone.
- Shows, competições e batalhas são uma grande oportunidade de conhecer outros rappers e beatmakers que podem colaborar com você ou que tenham recursos para compartilhar com você.
-
Coloque sua música na internet. Quando tiver material bom suficiente, coloque-o no YouTube e comece a compartilhar sua música nas mídias sociais. Coloque tudo num mixtape e libere de graça na Internet. Cada vez mais, os rappers que assinam com grandes gravadoras geram publicidade e murmurinhos quando liberam mixtapes gratuitos.
- Grave um CD com sua música e distribua em shows ou reuniões. Não esqueça de colocar suas informações de contato nele.
-
Continue praticando. Mantenha suas batidas num celular ou iPod, e pratique freestyle dentro da cabeça enquanto faz as coisas rotineiras, como andar na rua, pegar ônibus ou fazer compras no supermercado. Quanto mais você praticar as rimas, melhor elas ficarão.Publicidade
Dicas
- Um dicionário de rimas certamente ajuda.
- Não se apresse com os versos. Elabore-os de forma que você possa pronunciar as palavras claramente! Não fale o que outras pessoas querem que você fale. Faça o que você consegue.
- Seja você mesmo e siga em frente.
- Quando for cantar, faça do fundo do coração. Lembre-se de que você pode se tornar o melhor rapper do mundo se tentar.
- Pronuncie as letras com clareza. Os fãs querem entender o que você diz.
- Quando rapear, use batidas instrumentais que ajudem a melhorar suas habilidades.
- Há um monte de gente querendo como Eminem e Lil Wayne; basta ser você mesmo. Faça rap do jeito que te deixe (O artista) confortável.
- Seja autêntico. Isso significa rapear o que é real, em vez de escrever rimas sobre algo que simplesmente não é verdade. Por exemplo: não diga que você tem uma bazuca e uma AK, porque você provavelmente não tem.
- Rap não só sobre si mesmo, mas sobre coisas comuns sobre as quais outras pessoas passam. Não tente ser um modelo, mas um curandeiro.
- Forme uma equipe com outros MCs para aprender uns com os outros.
- Fale claramente quando rapear.
- Coloque sua emoção na música para que ela seja mais sobre você.
- Nunca roube versos de outra pessoa!
- Depois de escrever as rimas, melhore-as. Conte quantas sílabas têm em cada verso e, em seguida, edite-as para variar o ritmo. Se você quiser um ritmo constante, mantenha um número relativamente semelhante de sílabas para cada verso. Quando você conseguir isso, experimente diferentes tempos. Isso melhora seu fluxo.
Publicidade
Avisos
- Não roube batidas dos outros, pois há consequências graves para isso.
- Não largue escola para se tornar um rapper, porque há uma chance muito pequena de isso acontecer, mesmo se você for talentoso. Mesmo se você estourar, haverá tempo para fazer rap e tempo para aprender.
- Não diga nada que possa ofender um determinado tipo de raça ou grupo de pessoas.
Publicidade
Materiais Necessários
- Basicamente você só precisa de caneta e papel para começar. Mas, por outro lado, se você quer levar o rap mais a sério, poderá precisar de equipamento para gravar.
- Dicionário de rimas. Só se você quiser ajuda extra.
- Ter um nome de rap: por exemplo, Emicida, Mano Brown, etc.
- Perfil no YouTube para colocar suas músicas.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 353 947 vezes.
Publicidade